segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

AMIZADE E FILOSOFIA



A indústria da cultura patrocinada pelos meios de comunicação social, encarregou-se de transformar datas já consagradas no imaginário popular como em ocasiões para valorizar o ser humano, sua história e suas relações em oportunidades de negócio, de lucro e de consumo. Como se isso não fosse ainda suficiente para satisfazer a sua ânsia de ganhar, e desfrutar das boas e reais intenções de tantos que muitas vezes não conseguem fazer um juízo crítico daquilo que veem e ouvem, acabaram de criar o dia do homem. Por um lapso que causa estranheza, passou desapercibido ao leão do consumo o dia do amigo, esta é uma das poucas datas ainda não infectadas pelo comercio, não obstante ter sua origem muito anterior ao fenômeno que se denomina indústria da cultura.
É verdade também que a cultura brasileira ainda não incorporou este momento como uma oportunidade para valorizar a pessoa daquele que se escolhe como confidente e muitas vezes conselheiro.
Aproveitando o vinte de julho e as considerações feitas pelo autor citado, nas fontes de referência, este artigo tem por objetivo ajudar a perceber as dimensões que a virtude da amizade alcança no pensamento dos filósofos de todos os tempos. A brevidade que o texto exige impede uma abordagem de maior consistência, razão pela qual se fara apenas breves considerações sobre cada um dos tópicos.
Embora nem sempre compreendida e vivida como tal a amizade pode ser entendida como a forma mais alta do amor e a base de todos os amores. Assim se lê na Sagrada Escritura no livro dos Provérbios: "Um amigo fiel é uma grande proteção: quem o encontrou descobriu um tesouro", e o mesmo livro ainda diz: "tenha muitos amigos, mas apenas para um deles abra seu coração",  ou seja, que apenas um seja seu confidente, aquele a quem você pode chorar suas lágrimas e em cujos ombros pode depositar suas cruzes.
Praticamente não há um filosofo na historia que tenha se esquecido de falar sobre esta virtude de tamanha importância para a sobrevivência da espécie, como dirá mais tarde Martin Luther King: "Ou nos damos as mãos ou morremos todos como idiotas".
Para o filosofo Montagne construir laço de amizade com alguém implica compreender que a sociedade na qual seus cidadãos vivem como amigos é uma sociedade quase perfeita. Do ponto de vista das relações sociais a amizade torna possível alcançar os preceitos de igualdade e reciprocidade.
Pode-se servir da amizade como uma critica aos valores modernos, entre eles, como já se mencionou a "cultura mercadoria" patrocinada pelo desejo de consumo. Segundo a visão do filósofo Frederic Nietzshe a amizade é superior a todos os demais sentimentos, afirma ele: "a Antiguidade viveu a amizade até o máximo e com energia a encarou de forma exaustiva, e a levou quase consigo para a sepultura".
Foi Plutarco quem tratou da amizade sob um ponto de vista muito atual, isto é, encarar como a possibilidade de levar vantagem. Na obra "como tirar proveito de seus amigos e da maneira de distinguir o bajulador do amigo," Plutarco reconhece o valor da franqueza como remédio contra todas as ciladas e afirma que a sinceridade sem rodeios é a maneira para conquistar a verdade. 


REFERENCIA

OLIVEIRA, Jelson. Sabedoria Pratica, Curitiba, Champagnat, 2012, p. 59 - 95.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.