quinta-feira, 26 de março de 2015

DISSERTAÇÕES DA TURMA 301 -ESCOLA ADELINA RÉGIS

Caros alunos, no espaço denominado COMENTÁRIOS, poste a sua dissertação como seu nome turma. 





Aplicação da dissertação a partir do enunciado: Corrupção é um problema da atualidade. Porém é preciso entender que a palavra tem muitos significados, entre eles a troca de pequenos favores, tais como: Cópia e troca de favores entre alunos e professores para realização de atividades e avaliação; troca de favores que implicam vantagem pessoal de qualquer natureza. Aplique isso ao seu cotidiano escolar a partir dos projetos que estão sendo desenvolvidos na escola. Na próxima aula os alunos terão tempo para produzir a dissertação em sala de aula.





ATENÇÃO ALUNOS QUE NÃO APRESENTARAM O TRABALHO NESTE ESPAÇO VIRTUAL, CONFORME COMBINADO. ATÉ QUARTA FEIRA DIA 29/04 O PROFESSOR ESTARÁ RECEBENDO OS TRABALHOS IMPRESSOS PARA CORREÇÃO. POR FAVOR MANTENHAM TODOS OS TRABALHOS SALVOS EM ALGUMA PASTA PARA EVENTUAIS ALTERAÇÕES E CORREÇÕES NECESSÁRIAS.

11 comentários:

  1. Dissertação de Rafaela Strapazzon

    Corrupção no meio escolar


    Não é novidade que a corrupção existe, mas o que é mais chocante, é que a corrupção existe no lugar onde deveria ser ensinado o contrário de corrupção, onde deveria ser ensinado o caráter e a responsabilidade, o lugar que chamamos de ESCOLA.
    Segundo Fernando Henrique Cardoso a corrupção mais ousada é uma cadeia de responsabilidade, que é o que acontece nas escolas, onde a responsabilidade deveria falar mais alto, o que fala é a corrupção, não querendo generalizar, apenas utilizando exemplo de algumas escolas.
    Esta corrupção existe, é claro que nem em todos os lugares, mas existe. Muitas vezes, há aquela troca de favores entre alunos e aluno e até mesmo entre aluno e professor. O famoso ato de “colar” durante a prova, não deixa de ser um meio de corrupção, onde um indivíduo se aproveita de outro
    Já o fato de algum professor tirar vantagem do seu poder sobre o aluno também pode ser chamado de corrupção. Quando um professor faz ameaças ou pede favores em troca de nota é o ato, talvez, mais claro de corrupção.
    Na minha conclusão, a escola é um lugar onde coisas boas devem ser ensinadas, ode aluno e professor trocam conhecimentos, ideias e informação. Sem abuso de poder ou troca de favores que beneficiam apenas uma pessoa.

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    1. Sua redação está precisando um pouco mais de conteúdo, não acha?

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  2. Corrupção no meio escolar


    Não é novidade que a corrupção existe, mas o que é mais chocante, é que a corrupção existe no lugar onde deveria ser ensinado o contrário de corrupção, onde deveria ser ensinado o caráter e a responsabilidade, o lugar que chamamos de ESCOLA.
    Segundo Fernando Henrique Cardoso a corrupção mais ousada é uma cadeia de responsabilidade, que é o que acontece nas escolas, onde a responsabilidade deveria falar mais alto, o que fala é a corrupção, não querendo generalizar, apenas utilizando exemplo de algumas escolas.
    Esta corrupção existe, é claro que nem em todos os lugares, mas existe. Muitas vezes, há aquela troca de favores entre alunos e aluno e até mesmo entre aluno e professor. O famoso ato de “colar” durante a prova, não deixa de ser um meio de corrupção, onde um indivíduo se aproveita de outro
    Já o fato de algum professor tirar vantagem do seu poder sobre o aluno também pode ser chamado de corrupção. Quando um professor faz ameaças ou pede favores em troca de nota é o ato, talvez, mais claro de corrupção.
    Na minha conclusão, a escola é um lugar onde coisas boas devem ser ensinadas, ode aluno e professor trocam conhecimentos, ideias e informação. Sem abuso de poder ou troca de favores que beneficiam apenas uma pessoa.

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    1. Gostei das suas considerações. Somente a citação do Fernando Henrique que foi a mesma citada por sua colega Bruna.

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  3. Dissertação de Bruna Gabrielle

    Corrupção: Cadeia de responsabilidade

    Corrupção é uma ação que cada vez mais está crescendo até mesmo no ambiente escolar. O que faz com que exista esse tipo de ato é basicamente a falta de ética, moral e responsabilidade de algumas pessoas ou de todas que convivem e trabalham nesse meio. Na maioria das vezes a corrupção é usada por alguém de poder que através disso tenta a satisfação de benefícios para si mesmo.
    Podemos chamar de corrupção escolar o fato de um professor cobrar um favor do aluno em troca de notas, a cola entre colegas de classe durante uma prova e até mesmo aquilo que é mais comum entre os grupos de amizade, um faz o trabalho mais coloca o nome dos amigos para não deixa-los na mão. Corrupção escolar também é a relação entre escola e estado, se á uma troca de favores ou não entre os mesmo deveríamos sim chamar de corrupção.
    Sobre esse ultimo poderíamos fazer uso de umas das frases de Fernando Henrique Cardoso onde ele afirma “A corrupção cada vez mais ousada é uma cadeia de responsabilidade”, realmente dado ênfase a essas palavras poderia concluir que sempre á no ambiente escolar alguém dando apoio à corrupção sendo ousado nessa atitude, esquecendo-se de suas responsabilidades sendo ele aluno, professor ou funcionário público que se prende nessa ideia de precisar usar de atos corruptos para realização de objetivos.

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    1. Muito boas suas considerações. Precisa um pouco de atenção no português, veja: " ...relação entre escola e estado, se á uma troca de favores" e "...poderia concluir que sempre á no ambiente escolar..." Os dois á são do verbo haver e deveria ser escrito com "h". A citação de Fernando Henrique é a mesa que sua colega Rafaela utilizou,

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  5. E.E.B PROFESSORA ADELINA REGIS
    Diretora: Marizete Possenti
    Professor: Elcio Alberton
    Aluno: Mateus Piccinin
    Disciplina: Filosofia
    Data: 26/03/2015
    Série: 3 ano Turma: 301

    Somos todos corruptos

    “Cada um dos que vão chegando, se aduba dos outros; com eles se cruza e recruza novas espécies lhe surgem do coito sutil; há hibridação em hibridação, de multiplicação em multiplicação, um mundo incalculável de malignidades se enxameia (...) os antigos colaboram com os recentes; do ajuntamento de uns e outros se vem gerando novos, pelo concurso destes com aqueles, crescem ao infinito, em número, em diversidade, em virulência aos contágios, as infecções, as pestes”.
    Os atos corruptos que temos hoje, não vem do ontem, e nem de anteontem, isso são coisas que surgiram a anos, muitos anos. Desde colonização do Brasil que foi somente para exploração, desde daquela época a corrupção existe, o rei pensando somente nele, e retirando os bens de um povo sem permissão somente para seu enriquecimento e poderio, isso já é corrupção.
    Em nosso dia -a- dia escolar pode não parecer, mas existe corrupção. Uma simples prova disso é quando estamos fazendo uma prova e colamos, fazendo isso não estará provando seu próprio conhecimento, esta usando uma forma de se dar bem em algo se forma trapaceira. Ao invés de simplesmente fazer o que sabem, mas ser correto e honesto consigo mesmo.
    Corrupção não esta apenas em atos e ações, mas dentro de nós, basta você decidir se usa ou condenará. Se alguém que conheço ou levo como exemplo se torna corrupta, não é porque é uma pessoa de influencia que você se tornara, por isso mesmo que devemos combater essa corrupção, que se passa de geração em geração, e ninguém a detém.
    Corrupção é o pior o caminha para uma pessoa mostrar-se diante de uma sociedade, muitas vezes o a corrupção destrói uma pessoa que tinha caráter, respeito perante um povo. Temos que pomar posto e combater esse mau q destrói a sociedade a muito tempo.

    ATENÇÃO MATEUS:
    Suas considerações estão muito boas. Tem alguns erros de grafia. Por exemplo: “..honesto consigo mesmo...” é claro que só se pode ser “consigo” o mesmo é dispensável. Os negritos selecionados também merecem revisão. E finalmente, de quem é a frase que encabeça a dissertação? É uma citação muito pertinente.

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  7. Viviane Becker
    Notas sem mérito
    Um exemplo não muito comum de corrupção na escola, mas que ainda acontece corriqueiramente é a solicitação de pais a escola em benefício do aluno, os pais participam de uma conversa informal sobre a matéria e o aluno ganha alguns pontos extras na nota, por exemplo, de um trabalho.
    A prática se torna injusta e incorreta, pois o aluno deve conseguir nota por si próprio e não um terceiro conseguir essa nota por ele. A participação dos pais na escola é de extrema importância, mas de forma onde o benefício do aluno seja moral e não direto nas notas e desempenho individual.
    "A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios." Barão de Montesquieu
    A frase pode ser aplicada desta forma, é um princípio básico da escola desenvolver ao máximo o potencial do aluno e o beneficiando em notas de forma que o aluno nem participa para conquistá-la seria a quebra de um de seus princípios, tendo início desta forma uma escola corrupta uma vez que seus princípios deixam de ser cumpridos.

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