terça-feira, 25 de agosto de 2015

TURMA 308 - PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE FELICIDADE E FILOSOFIA

Cada um dos grupos poderá apresentar como comentário para esta página o resultado do seu trabalho realizado nas aulas da semana  entre os dias 17 e 20 de agosto.

Um comentário:

  1. Aluno:João Paulo Lira 3º 308

    Felicidade segundo Platao

    A felicadade Subentendia-se que, para mantê-la, a pessoa deveria conduzir sua vida de tal maneira a não se indispor com as divindades, para o que era preciso sabedoria.
    No entendimento de Platão, o mundo material - aquele que percebemos pelos cinco sentidos - é enganoso. Nele tudo é instável e por meio dele não pode haver felicidade.
    Por isso, o caminho da felicidade é o do abandono das ilusões dos sentidos em direção ao mundo das idéias, até alcançar o conhecimento supremo da realidade, correspondente à idéia do bem Platão propunha duas práticas:
    Ginástica - atividade física por meio da qual a pessoa dominaria as inclinações negativas do corpo; e
    Dialética - método de dialogar (praticado por Sócrates) pelo qual se ascenderia progressivamente do mundo sensível (que ele considerava verdadeiro), onde se encontram as idéias perfeitas (que correspondem ao máximo grau de conhecimento e à realidade verdadeira).Para Platão, o bem é a causa de todas as coisas justas e belas que existem, incluindo as outras idéias perfeitas, como justiça, beleza coragem. Sem o bem não há nenhuma delas, inclusive a idéia perfeita de felicidade.
    Entao podemos dizer que para Platão a felicidade é o resultado final de uma vida dedicada ao conhecimento = bondade = felicidade. A complicação é que as pessoas confundem a verdadeira felicidade com a alegria do momento, a alegria passageira.Algumas pessoas acreditam que a felicidade está nas coisas materiais, outros já acreditam que é na vida sentimental e depositam a confiança em um grande amor, outros já acreditam que a felicidade está nas festas, nas baladas ou mesmo em um programinha com os amigos,quase sempre acreditamos em esse contexto mais para ser feliz de verdade é mais do que exibir aos colegas sorrisos, mais do que momentos de estar feliz consigo próprio, e ser sincero,e agradecido,dar carinho,saber ouvir,ser atencioso,e interessado,festejar junto as pequenas e grandes conquistas,pedir desculpa sempre que erra e saber perdoar,oferecer presentes e realizar surpresas, ou seja ser feliz também e fazer coisas boas.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação.