segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PROFESSOR ELCIO ALBERTON DÁ CURSO EM CURITIBA

Nos Dias 30 de setembro, 01 e 02 de outubro o professor Elcio Alberton, lotado na Escola de Educação Básica Adelina Régis – Videira – SC, ministrou 20 horas de curso para um grupo de professores da Universidade Federal  do Paraná em Curitiba
O tema central  do curso tratou da PROFISSÃO/VOCAÇÃO E MISSÃO DO PROFESSOR, levando em consideração os seguintes aspectos:  A vida profissional do professor não pode ser separada da sua condição de SER HUMANO  e, portanto há uma estreita sintonia entre SER PROFESSOR e SER HUMANO, entre VIDA PÚBLICA PROFISSIONAL e REALIZAÇÃO PESSOAL inclusive no que se refere a relação do professor com o transcendente. SER PROFESSOR é um sacerdócio que implica conhecimentos técnicos, didáticos, pedagógicos, mas não menos conhecimentos humanos, espirituais e relacionais. No que se refere ao aspecto Relacional  leva em conta o relcionamento consigo mesmo, com o outro, com o mundo e com o TOTALMENTE OUTRO.
Outro aspecto tratado no desenvolvimento do conteúdo se pautou na relação e no contato e na arte de ouvir a voz do TRANSCENDENTE que propõe uma resposta no cotidiano da profissão/missão/vocação do professor.
O terceiro aspecto tratado no curso tratou da imagem pública do professor. Ele é um Farol a quem a comunidade escolar e a própria sociedade acredita  ser possível seguir sua réstia de luz muito mais a partir do que ele é do que a partir do que ele ensina. Em outras palavras o professor ensina mais com a sua condição de SER PROFESSOR do que a de ESTAR PROFESSOR.
E  finalmente o  SER PROFESSOR,  exige um silenciar, que pode ser expresso com as máxima: "MORRER ANTES DE MORRER” ao mesmo tempo em que ele é FAROL é também PONTE, e sua irelevância e finalidade na sociedade encontram maior importância quando esta condição é experimentada no silêncio da  docência.

Um comentário:

  1. conhecendo a si mesmo

    A vida e como uma fundão de uma casa você tem que construila do seu jeito,não importa como as pessoas vão diser,importa o que você fassa construir,bem ou mal,
    bonito ou feio,colorido ou opaca.
    Quero me conhecer me tradusir-me,ser feliz sem medo, construir minha vida sem deichar ninguem construir ela por mim,ser levre quero ter e ser amigo de todos.
    minha vida e ser feliz,ser livre,ser legal,gostar como quem me gosta,ou seja,viver com todo.


    "BEM AVENTURADOS OS QUE DESVALORIZAM A MATERIALISMO E PRIORIZAM AS RELAÇÕES HUMANAS,PORQUE DESSAS RELAÇÕES SE CONSTITUI O CONJUNTO DO ESPIRITO"

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação.