sábado, 31 de março de 2012

SUGESTÃO DE HOMILIA PARA O DIA 01 DE ABRIL DE 2012

DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR

Leituras: Isaias 50,4-7; Salmo  21,8-9.17-18a.19-20.23-24 (R.2a);
Filipenses 2,6-11; Evangelho - Procissão - Marcos 11,1-10;
Evangelho Missa - Marcos 14,1-15,47.

Não há nada que seja realmente importante na vida que não mereça dedicação, preparação, cuidado, e que não seja aguardado com expectativa. No caso da Páscoa se trata de uma festa  tão importante que é precedida, todos os anos, pelo período da quaresma e por uma semana mais intensa e por isso denominada Semana Santa.
A memória  da vida de Jesus que se faz nestes dias identifica-se com a história da humanidade e porque não dizer de cada pessoa humana. Jesus faz sua a condição dos cidadãos da sua época, todas as suas ações são semelhantes à dos homens e mulheres seus conterrâneos.
É neste sentido que aparece a narrativa da entrada solene em Jerusalém. Este Jesus retifica a missão para a qual veio, ou seja, misturar-se com os pobres e necessitados, estar com eles em tudo e com eles se levantar da sombra morte.
E isto vem explicitado na primeira leitura, quando se conclui com a frase: “Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado”. Isso também a Igreja faz rezar na proclamação do salmo quando se reza: “Vós, porém, ó meu Senhor, não fiqueis longe, 
ó minha força, vinde logo em meu socorro!”.
E São Paulo faz perceber como Deus ouviu esse clamor e mandou Jesus seu único Filho. Se lê na carta aos filipenses: “Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7 mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo
e tornando-se igual aos homens”.
Sob está ótica a Palavra de Deus que a liturgia da Igreja católica proclama neste domingo é um convite para entrar na semana santa com a certeza de que a morte de Jesus apagou os pecados e sua ressurreição trouxe vida nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.