sábado, 11 de outubro de 2014

CARTA AOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSORA ADELINA RÉGIS

Olá bonito(a)!
Hoje quero falar com  Você.
Você aluno(a) é inteligente e capaz de perceber o esforço que o professor tem feito para estar próximo das suas necessidades. Você sabe que muitas vezes tento  aproximação com uma palavra que até parece “deboche”. Outras vezes arrisco uma proximidade física, tento acariciar seu rosto, brincar com seu cabelo, bater no seu ombro. Não poucas vezes fui mal interpretado em todas essas iniciativas.
Você também sabe que tenho feito esforço significativo para compreender suas dificuldades e particularidades, mas que também sou exigente e algumas vezes intransigente. Prazos, qualidade das atividades, cumprimento de horários, cuidado com o material didático para a matéria são quase uma obsessão para mim. 
Para quem foi meu aluno em 2013, percebeu que fiz uma mudança radical no modo de me relacionar com os alunos e na didática das aulas. Neste ano a preparação dos conteúdos, os exercícios, o  contrato pedagógico que estabelecemos no início do ano, a alteração do contrato no segundo semestre com a organização das equipes de trabalho foram todas iniciativas que ajudaram no desempenho de nossa atividade e na melhora das relações entre nós.
Mas, apesar disso percebo que ainda estamos com dificuldade de falar a mesma linguagem, algumas vezes parece que falo “grego” ou “mandarim”. Tenho muita vontade de conhecer melhor você, saber das suas dificuldades e ser um “ombro amigo”. Ganhar sua confiança!
Você sabe que sempre fui um entusiasta em relação ao uso das tecnologias digitais de comunicação. Vou lhe fazer um desafio e confiar na sua seriedade. Ao final desta carta faça comentários, pode ser anônimo. Diga o que Você quer que o professor modifique no seu modo de trabalhar para ajudá-lo, bem como para colaborar com as próximas gerações de alunos que terão contato conosco.
Afinal de contas o principal objetivo do professor e da escola é facilitar ao aluno(a) aprender e que permanecendo na escola ele(a) conclua com sucesso o ensino médio. Vamos procurar junto um caminho para ter mais êxito nessa empreitada.
Conto com Você!
Professor Elcio Alberton

67 comentários:

  1. Caro professor, suas aulas são muito bem programadas, mas acho que debates 1 vez ou mais no mês seria uma ideia para concretizar melhor a matéria, a questão de facebook era algo que não deu muito certo, mas percebi sua mudança e admiro muito isso! Bom,para mim está tudo certo e bom, as apostilas ajudam muito no aprendizado, e talvez um pouco mais de paciência com os alunos seja algo que deveria ser praticado, resumindo gostaria de debates durante 1 aula ou se o senhor preferir mais, abraços

    ResponderExcluir
  2. Bem, achei uma booa iniciativa sua de querer mudar. Gostaria que mudasse o modo que tenta interagir conosco, como você mesmo falou, "deboche".
    No mais suas aulas são legais, várias atividades diferentes, que nos fazem interagir com os demais colegas.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim ta bom sempre tive professores d filosofia k a unica coisa era lero conteudo do livro e blablabla,e depois k vim para o cepra comecei a gostar d filosofia pq as aulas sao diferentes e sobre o trabalho em grupao eu amei isso pq e td oq um aluno gosta fazer trabalhos assim...entao essa foi a melhor ideia k eu vi msm ...e apoiaria os professor fazer isso tbm pra ver se param d ser chatos quando keremos fazer td em grupo se keremos e pq e melhor e pronto....pq desde quando trabalhar sozinho foi bom?nunca ne ..entao pra mim ta otima a ideia e eu gosto das suas aulas ...obrigaada beijaaooo

    ResponderExcluir
  4. Esse é o primeiro ano que tenho aula com você. Mas particularmente, gosto das aulas, são aulas diversificadas, diferentes..

    ResponderExcluir
  5. Ache que esta bem melhor que o ano passado, mais pra mim acho que teria que ter mais explicação das matérias porque muitas vezes os alunos não compreendem algumas coisas por serem explicadas com palavras" dificies"
    que não são do conhecimento de muitos,não hora que é pedido explicação as vezes acaba sendo um pouco grosso com os alunos e isso as vezes faz com que os alunos não questionem a material e ai não sendo compreendida ai não sai nada útil

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente suas mudanças foram muito bem recebidas pelo menos no meu ponto de vista, gostei muito da modificação.Quanto ao que ainda pode melhorar, gostaria que tivesse mais trabalhos diferentes para diminuir um pouco a teoria, com isso é muito mais fácil memorizarmos o conteúdo e aprender de uma maneira mais divertida. E se possível também não expor muito a imagem do aluno diante de todos da classe nem da escola, pois nem todos se sentem bem com essa situação.

    ResponderExcluir
  7. realmente vc mudou mt do ano passado pra esse, suas aulas estão mais divertidas , interagem cm o aluno, nesse momento n tenho nenhuma reclamação :)

    ResponderExcluir
  8. Então , na minha opinião o seu modo de dar aula esta legal , não vi dificuldade alguma em alguns dos aspectos como , conteúdo, socialização com o aluno, trabalhos ou provas, tudo esta bem legal, seria interessante atividades que envolvessem mais o adolescente, da "moda" do que esta acontecendo agora no dia-a-dia que trouxessem mais animação, conteúdos que sejam mais interessantes no modo de vista do aluno

    ResponderExcluir
  9. Não acho necessária nenhuma mudança no ensino do professor Élcio, a não ser pelo fato de que desejo que ele seja mais severo com as faltas de educação que recebe de alunos indisciplinados;
    Ass: Samia e Ana

    ResponderExcluir
  10. acho que o professor tem ser mais na esportiva trabalhar de um geito q cative os alunos virem em suas aulas

    ResponderExcluir
  11. Ola Professor

    Você como ninguém é uma das pessoas mais sabias que conheci e esforçadas que temos na escola, por isso entendo seu "apelo" a respeito a este assunto.
    Minha opinião é que seja um pouco mais flexivel com os alunos, a respeito de trabalhos com elaborações que pessam mais deles. Um exemplo disso é trabalhos realizados em videos, isso exige algo mais dos alunos, um comprometimento maior que os rotineiros ( dia-adia ). Tente oferecer mais opiniões ou exemplos diversificados ou levar eles a outros lugares para o grupo poder se encaixar melhor ao assunto que o senhor deseja que seja trabalhado.
    Espero que minha opinião seja aproveitadora. Obrigada pelo espeço oferecido, tenha um belo final de ano.

    Aluno(a) da escola Adelina Regis, turma 311.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite professor Élcio, gostaria de parabenizá-lo pelas iniciativas citadas acima, como citado acima quem foi seu aluno no ano de 2013 percebe se que houveram mudanças significativas em relação aluno professor, como aluno que confia na tecnologia para a melhora da educação das futuras relações, seria interessante dar um incentivo a mais , a aqueles que possuem deficiência em lidar com essa tecnologia, assim mostrando como ela é importante, incentivar palestras motivacionais com profissionais bem sucedidos , afinal quem não escutaria alguém com uma maior experiencia?Finalizando para desejar um bom trabalho e continuidade.-W.O. 311

    ResponderExcluir
  13. Na minha opinião os materiais usados em sala, conteúdos e exigências na entrega de trabalhos estão bons, não tem necessidade de mudanças, pois do ano passado em diante melhorou muito. Quem precisa de melhorias somos nós alunos que sempre reclamamos de algo.

    ResponderExcluir
  14. Nao o conheço direto, mas a sua forma de trabalha é bem interessante!
    É um pouco diferente e exige mais do nosso esforço!
    Gostaria que nos desse mais tempo para realização das atividades como a do vídeo com as perguntas trabalhadas no bimestre, pois a maioria da turma trabalha e não tem muito tempo para se empenhar somente nisso!
    Fora isso ta tudo certo! Você é um ótimo professor, e percebo que se esforça em dar conteúdos, apesar de não gostar muito dos alunos do período noturno!
    Admiro as profissões que segue e como as realiza! Parabens

    ResponderExcluir
  15. Nós alunos as vezes esperamos demais dos professores, sem saber dar valor ao verdadeiro esforço do qual voces profissionais se submetem. O fato de mudar o modo de dar aula , tentando interagir bem mais com os alunos e ao mesmo tempo nos deixando mais à vontade pra trabalhar em grupo e se comprometer à fazer valer as mudanças .
    Tenho certeza que todas as mudanças que foram feitas durante o ano foram notadas e aprovadas por todos, o fato de tentar diminuir o espaço professor/aluno e tornar as aulas mais interessantes é algo que se todo o ensino adotasse essa tecnica teríamos escolas melhores.. J.C.

    ResponderExcluir
  16. seria mais legal se o professor colocasse um conteudo q envolvesse mais o adolescente...

    ResponderExcluir
  17. Professor Élcio a um ano atras tentou comandar os alunos do cepar com amizade e com uma visão diferente de um professor uma visão mais humana do que profissional, levava os alunos como um que queria mudar os alunos de um jeito radical , sofreu praticamente o ano inteiro com os alunos que nao aceitaram o seu jeito de trabalhar , mas o ano passou e começou um novo o 2014 que onde ele veio com outra forma de trabalho mais tranquilo mais facil ele mais humilde e amigo e esta funcionando melhor .

    ResponderExcluir
  18. O Senhor é um bom professor, sem dúvida, ao meu ver não há a necessidade de melhorias para o Senhor, mas sim a nós alunos, que por algum motivo estamos descompromissados com a escola e com nossos estudos, precisamos não de motivação, mas de regras em sala de aula mais rigorosas sobre determinados assuntos, como: muitas faltas, sem objetivo futuro (como estudar em uma faculdade), etc. Uma liberdade muito tamanha faz com que apenas pensamos em ir á escola apenas para concluir determinada carga horária obrigatória em que os pais nos colocam, para apenas concluir a escola sem interesse algum em adquirir mais conhecimento para utilizar ao longo de nosso futuro, e muitas coisas mais que todos os professores imaginam sobre esse tipo de comportamento ''estudantil'', infelizmente nos falta maturidade pra saber o quanto isso (Estudos) nos servirão e com certeza será importante para um breve futuro.

    ResponderExcluir
  19. seria bom voce ter mais paciencia com os alunos, quando pedirmos ajuda acho que voce deveria ser mais calmo mais paciente.

    ResponderExcluir
  20. Bom, eu compreendo que voce professor sempre tenta fazer o possivel,só que as vezes força a barra,venho atraves desse comentario expressar oque realmente penso sobre o ensino medio.
    As aulas informatizadas ajudam bstante na informação,mas tambem trabalhos em sala onde ocorra videos-aulas tambem é muito util,pois tem diverssar explicações de diverssas formas que nos ajudam a entendeer o conteudo.
    Voce professor deveria ser menos chatos em algumas questões que certas formas ocasionou a perda d algumas aulas,porque o senhor nao deixou entrar na sala, isso deveria mudar um pouco
    FIMM!!!!

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Professor Élcio! Gostaríamos de comunicar que suas aulas deve ser mais explicadas, ajudar, não os CRITICAR e não DESMERECER os alunos em questão de trabalho, se tiver bom ótimo e se não tiver bom de ideias para melhorar e não julgar!!.Resumindo suas aulas são razoável, mais nada que não possa melhorar.

    ResponderExcluir
  22. Professor Elcio. Gostei mto desta maneira de comentar minha opiniao, sobre nossa convivencia, em minha opiniao voce cobra demais de nos estudantes do noturno, pq trabalhamos e nao temos mto tempo de fazer trabalhos fora da escola. Vc quando nao gosta do aluno nao da nota no boletim pelo que fexou na media e pelo que foi tirado em provas e trabalhos, e sim o qe vc acha qe os alunos merecam ou nao merecam, vc julga pela aparencia.

    ResponderExcluir
  23. Professor Elcio, admiro seu trabalho e sua inteligencia sei que o senhor é uma pessoa muito culta e que possui muitos conhecimentos. Suas aulas são bem dinâmicas e interessantes, com toda certeza o senhor teve mudanças boas no seu método de ensino na minha opinião acredito que o senhor deveria ser mais tolerante com os alunos.

    ResponderExcluir
  24. Professor na minha opinião, acho que o senhor deveria ter mudanças na maneira com que o senhor faz com que nós alunos entregamos os trabalhos, até onde eu sei ninguém aqui na escola tem todo o tempo do seu dia livre, pois muitos trabalham. Queria simplesmente pedir com que o senhor nos desse um tempinho a mais no prazo de entrega de trabalhos. Obrigado , agradeço desde já com sua colaboração.
    Assinado: Dionathan Borges

    ResponderExcluir
  25. Bom primeiramente seria legal se o professor participasse mas das aulas,como por exemplo interagir como um de nos pois somente assim você entendera que muito, não são burros igual jugam e sim que apenas precisam de mais atenção, um acompanhamento mas aprimorado, e que não nos trate com crianças, pois nos do NOTURNO trabalhamos e nem sempre temos todo o tempo para concluir muitos dos seus trabalhos.
    Se realmente isso acontecer agradecemos e se for mais uma das formas que muitas vezes fizeram e não mudaram em nada aqui deixo um pobre desabafo.

    ResponderExcluir
  26. Élcio, nos adolescentes queremos se conciderar muito mais avançado que o professor, e que na realidade nos que temos que aprender com vocês e acho que quem deve também mudar samos nós, A sociedade de adolescents de hoje nao tem paciência, estamos em um estilo de vida muito corrido e quando nao se tiver paciência com cada aluno nao haverá muita melhora.;

    ResponderExcluir
  27. Meu caro professor Elcio , na minha opinião é desnecessario que poste os trabalhos no youtube .
    gostaria de solicitar que o senhor autorize mais tempo para entregas de trabalhos, no minimo 1 semana para cada trabalho.
    entrando em concenso entre aluno e professor, mantendo o devido respeito entre ambas as partes.

    ResponderExcluir
  28. Realmente acho que suas aulas estão mais produtivas e interessantes mas acho que não seria necessário publicar trabalhos em sites ou no facebook

    ResponderExcluir
  29. Caro Professor
    Venho por meio desta carta lhe dizer melhorias que eu gostaria que acontecessem dentro de sala, é comum ouvir dos professores que, diante de todo o esforço que tem para ministrar aulas motivadoras e com elementos metodológicos diferenciados, seus alunos não se interessam pelo conteúdo, com isso vemos que talvez não seja uma falha do professor mas as melhoria a serem tomadas são que chamar mais atenção dos desatentos que atrapalham a aula

    ResponderExcluir
  30. Professor Élcio nós alunos vemos você com uma visão diferente dos outros profissionais que trabalhão no cepar, Uma visão de um professor que leva a sério seu trabalho, um ótimo Professor, como creio eu que ninguém nunca teve um professor assim não somos acostumados a ter aquele professor mais durão, pontual com datas, creio que todos nós deveríamos mudar também pois um professor que leva a sério sua profissão é um professor que nos quer ensinar, mas as vezes você leva a sério demais e acaba deixando a aula um pouco chata, mudanças deveriam ocorrer na parte de interação com o aluno/professor mais atenção ao aluno com dificuldade pois se ele esta com dificuldade ele nao deve ser desprezado e sim ajudado.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  31. Os professores como sempre estão tentando pedir a nossa opinião para algo, mas como sempre não se muda nada, não creio que com essas "cartas", estaremos mudando algo em nossa escola, porque de certo modo sempre que alguém tenta melhorar algo, não há verbas, a diretoria não pode mudar, enfim, se querem mudar algo, comecem com o comportamento de alguns de vocês que por muitas vezes nos olham com cara de deboche, ou não nos dão a atenção por sermos do noturno, e ainda dizem que por estudarmos a noite, não aprendemos, enfim, minha opinião.

    ResponderExcluir
  32. Aulas super interessantes, com conteúdos ótimos e boa representação dos mesmos, mas alguns não sabem se expressar como realmente deveriam....... melhorar em alguns aspectos seriam essênciais para melhorias nas vidas dos alunos e nas mesmas dos professores !

    ResponderExcluir
  33. Professor creio que as aulas de filosofia deveriam ser mais participativas, afinal, a filosofia foi criada para pensarmos, e em suas aulas mais dormimos do que pensamos, deveríamos fazer mais debates e expressarmos mais a nossa opinião. Sua explicação é boa, mais o seu modo de obter a atenção é completamente infantil e desnecessária. Obrigada.

    ResponderExcluir
  34. À principio gostaria de parabenizalo pela iniciativa, mas em relação as suas aulas gostaria de pedir que tenha mais paciência com os alunos em questão, pois criticas construtivas sao boas, porem usando palavras adequadas, sem ser irônico, ou parecer ofensivo, querer saber a opinião da turma em determinada situação também o ajudara para ter aulas mais produtivas com menos criticas. Grato

    ResponderExcluir
  35. Dar mais aulas práticas, com vídeos e filmes, como o filme "O Show de Trumam" que retratam bastante sobre a filosofia tanto atual quanto antiga. Fazer trabalhos que não circulem em sites,blogs ou até mesmo rede sociais ou outros meios virtuais de veiculação. Mistar a filosofia e o adolescente, criando um vínculo do qual gera um pensamento ainda mais crítico diante do mundo atual. Caso haja algum problema com algum aluno, solicitar diálogo pessoal com o mesmo,resolvendo individualmente e não aberto à turma. Mais melhorias será solicitado conversa individual com o professor, e caso o mesmo não ter êxito, ser discutido à turma juntamente com o professor e diretor(a). Obrigado!

    ResponderExcluir
  36. Professor este é meu primeiro ano tendo aulas com o senhor, admiro muito suas ideias para ter aulas diversificadas , mas em alguns momentos penso que poderia ser menos debochado e grosseiro com os alunos que possui problemas, deste modo nos sentimo intimidados para questionar e discutir os assuntos da materia, fora isso esta tudo otimo

    ResponderExcluir
  37. Professor este é o primeiro ano que estou tendo aulas com o senhor, mas em alguns momentos faz brincadeiras que nós alunos não gostamos como falou antes ''deboche'', não aceita ser questionado quer sempre estar com a ''razão''... poderia ser mais compreensivo e não ficar na mesma matéria vários meses, poderia dar aulas mais dinâmicas, mas o senhor é um bom professor só falta melhorar seus atos. No entanto os outros professores são mais dinâmicos, não tenho o que reclamar, enquanto ao ensino médio inovador durante o período de meio dia poderiam dar atividades diferentes, o almoço poderia melhorar porque verba a escola tem, só ninguém sabe onde vai o dinheiro. Obrigada!

    ResponderExcluir
  38. Foram aulas boas, o senhor me auxiliou nos estudos e pude conhecer mais sobre a filosofia.E estou grato de o senhor ser meu professor de filosofia neste ano de 2015

    ResponderExcluir
  39. As aulas são boas, sempre gostei do teu jeito de explicar, os senhor explica bem, gostei muito da ideia de trabalho em grupo, isso nos ajudou a interagir mais, mas se o senhor parasse de julgar pela aparencia e de ser "debochado" como o senhor mesmo disse acho que as aulas melhorariam um pouco e renderiam mais, ja que nós alunos não gostamos muito desse teu jeito de lidar com nós.

    ResponderExcluir
  40. eu gostei acho que foi bom para alunos e professores a se comunicar uns ao s outros porque isso é importante para nós alunos e para os professores pra comunicar melhor

    ResponderExcluir
  41. Professor Élcio,
    Esse é o primeiro ano que tenho aula com voce. Em geral nao há muito o que reclamar, as explicaçoes são realmente boas. O que estou pedindo é que seja mais paciente com os alunos, que deixe-nos expressar as nossas opiniões melhor e que exija menos deles. Os trabalhos em grupo não foi uma má ideia, apesar de que nem sempre todo mundo colabora.
    Mas enfim, acho que está bom assim. Obrigada!

    ResponderExcluir
  42. Professor , o senhor nao aceita opiniões ,acha que tem que pensar do seu jeito mas nao é assim por que cada um pensa de um jeito .As aulas são legais mas poderia falar mais sobre vestibular a aceitar opiniões dos outros .

    ResponderExcluir
  43. As aulas estão boas na minha opinião, está bom aprender em grupo para dialogar e saber da opinião dos outros sobre os conteúdos de sala, a única coisa que o professor deveria mudar é tirar um pouco de apostila

    ResponderExcluir
  44. Professor, acredito que suas aulas tem um ótimo rendimento, são muito produtivas e diferenciadas,não tenho do que me queixar!!

    ResponderExcluir
  45. Professor.
    As aulas são realmente muito boas e as explicações são ótimas, não tenho reclamações. As aulas são produtivas e diferentes a cada dia, gosto muito delas. Obrigada

    ResponderExcluir
  46. Professor, eu gosto do seu jeito de explicar e aplicar as matérias/conteudos, porém, em algumas provas, o senhor colocou como alternativa, a sua própria opinião, o que não ajudou muito na hora da resolução, e na hora da correção, você deu errado porque a gente (alunos) não concordamos com a sua opinião. Outra questão, são as apostilas, acho que só deveríamos pagar pelo conteúdo utilizado, pois em várias apostilas teve conteúdo que não usamos em nenhum momento do bimestre. É isso!

    ResponderExcluir
  47. Eu já tive aula com o senhor,o ano passado,o senhor evoluiu muito,gostei das aulas,estão mais fáceis de compreender,os grupos formados são bem legais,nós aprendemos mais em grupo.Continue assim.

    ResponderExcluir
  48. Professor,
    Sinceramente ouvi muitos comentários de que o senhor era um péssimo professor, mas quando comecei a ter aulas esse ano contigo, vi que não era bem assim, e que tinha mudado. Mas em relação as aulas gostaria que o senhor fosse mais claro e especifíco em suas explicações e não acrescenta-se a cada aula mais assuntos em trabalhos que já estão terminados. Obrigada.

    ResponderExcluir
  49. acho que suas aulas são boas mesmo estudando somente um ano com seu estilo de aula esse modo prende mais o aluno e deixa-os de certo interessado pelas aulas o senhor é muito legal e gente boa continuando desse modo suas aulas continuarão sendo cada vez mais boas

    ResponderExcluir
  50. gosto das aulas, professores exigentes para mim é o essencial, pq a exigência faz com que os alunos dediquem-se mais em uma determinada matéria, acho que poderia haver uma melhora nas provas, ora pois , na maioria das vezes tem-se questões ambíguas, e traz-nos maneiras diferentes de cada aluno na hora de pensar , pois cada aluno tem uma maneira um ponto de vista diferente, e também gostaria de saber por que os assuntos seja do primeiro, do segundo ou do terceiro ano, são os mesmos para todas as turmas? mas no mais está tudo certo, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  51. Professor, suas aulas são de ótima qualidade, não tenho reclamações, acredito que as suas aulas são muito bem programadas. Em minha opinião, deve-se seguir como está. Obrigada!

    ResponderExcluir
  52. Professor Elcio,gosto muito de suas aulas,bem programadas,atividades em grupos que sao de extrema importancia ajudando no aprendizado,bastante tempo para realização de trabalhos,e esta otimo,nao precisa muda mais nada.

    ResponderExcluir
  53. AXO QUE SUAS AULAS SAO BOAS, UM BOM CONTEUDO COM BOAS EXPLICAÇOES, SAB LIDAR BEM COM OS ALUNOS E PA

    ResponderExcluir
  54. Professor, foi bem interessante sua iniciativa em escrever uma carta aos alunos para que possam expôr suas opniões e ideias em relação às suas aulas. Acredito que elas estão boas, os trabalhos recebem um bom tempo para serem realizados apesar de muitas tarefas, gostei dos grupos que foram formados, pois fez com que a gente interagisse melhor com os integrantes aceitando a opinião de cada. Obrigada!

    ResponderExcluir
  55. Professor.
    Gosto realmente de suas aulas,são muito boas e o senhor explica bem,mas gostaria que o senhor nos deixasse expressar mais as nossas opiniões.
    Quando o senhor passar um trabalho em grupo ou individual,seja mais especifico nas regras e no contexto do trabalho.
    obrigada!

    ResponderExcluir
  56. Professor Elcio.
    Suas aulas são boas o senhor explica muito bem o conteúdo e deixar bem claro na cabeças dos alunos, nesse aspecto o senhor é nota mil, como citado na sua carta aos alunos, seu modo de interagir com os alunos com"deboches" não é uma forma de aproximação muito eficiente, pois muitos não levam na esportiva e acabam ficando mal com alguma palavra mal expressada, também nos trabalhos muitas vesses o senhor fala o assunto numa aula, os alunos fazem os trabalhos, e na aula seguinte o senhor adiciona mais algo para colocarmos nos trabalhos, isso acaba deixando nós alunos um pouco confusos do que o senhor realmente quer nos trabalhos, para finalizar volto a dizer que seu modo de explicar a matéria das apostilas é muito bom.Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  57. Bom professorr, axo suas aulas mto interessaantes, msm estudando somente um ano com o senhor, admiro sua capacidade de pensar, e repaaçar isso para os seus alunos, queria que o senhor fosse meu ombro amigo nas horas de dificuldade, neccessitava de uma compaanhia nos momentos de solidão, e o senhor seria a pessoa ideal, meu nome é ronaldo nasáriooo, E EU SOU A UNIVERSAL...

    ResponderExcluir
  58. Caro professor. Primeiramente quero parabenizá-lo por sua trajetória, principalmente do ano passado para esse ano (eu não tinha aula com você, porém, já tinha ouvido falar sobre o senhor). Não diria que foi uma "mudança" mas sim um "aperfeiçoamento", pois você continua sendo você, mas mais dedicado e esforçado (podemos notar isso ao longo de suas aulas). Todos temos pontos em quais trabalhar, e essa não é uma tarefa fácil. Apenas por sua iniciativa de melhorar o seu relacionamento seja consigo mesmo e/ou com os aulos, já valeu a pena. Suas aulas estão cada dia melhores. Claro, ainda tem pontos a serem trabalhados: Penso que debates na sala seria uma boa opção para dominarmos mais os assuntos trabalhados. Os grupos foi uma ideia interessante, mas sinto falta de poder fazer trabalhos individuais. Enfim, parabéns pela sua iniciativa, obrigada pela atenção, e bom trabalho.

    ResponderExcluir
  59. Professor
    Tive aula com você somente esse ano e confesso que estava meio assutada devido outros alunos seus comentarem sobre você ser um pouco exigente demais e ser rígido. Mas quando o ano começou, percebi que isso não era verdade e muito pelo contrário você pega mais leve com seus alunos e nos dá sim tempo suficiente para terminarmos os trabalhos. Suas aulas são interessantes, porque você opta por explicar seus conteúdos mais do que passar atividades escritas, e isso faz com que a atenção da maioria se volte para a sua aula.

    ResponderExcluir
  60. Professor, nao tenho queixas do senhor, vou bem em sua materia, e tambem acho interessante;
    Mas acho que em partes o senhor deixa um pouco a desejar, pois sabemos que a filosofia tem varias ideias, varios pensamentos, e penso que as vezes o professor nao aceita a nossa ideia (nao criticando )
    mas o senhor deveria tentar aceitar mais as ideias do outros, pois ah sociedade nao é baseada em apenas um pensamento, mas em varios, por exemplo, se fossemos ler os comentarios sobre sua publicação achariamos varias ideias diferentes, e o senhor nao deve descordar, pois sao nossas ideias, nossa reação !
    desde ja agradeço , TiagoZago!

    ResponderExcluir
  61. a eu acho que o professor sabe lida bem com suas aulas e são bem objetivas, só acho que na hora de pedir os trabalhos o professor deve ser mas objetivo e tentar usa mas a apostila e é isso abraço

    ResponderExcluir
  62. Professor,tive aula contigo ano passado e esse ano e estou muito satisfeita com as suas aulas desde sempre,acho seu método de ensinar os alunos bem diferente e interessante usando e usando a tecnologia de atualmente,o que precisa ser melhorado é somente o comportamento dos alunos pois as vezes no muita credibilidade de ensino,não o valorizam,esto muito satisfeita!Obrigada por ser tão dedicado professor e parabéns por tudo,suas aulas são muito boas e diversificadas

    ResponderExcluir
  63. Professor
    Suas aulas sao diferenciadas dos outros professores, por isso que se torna tao especial, teus metodos de ensino ajuda-nos a entender mais o conteudo ,junto com nossos colegas entao eu acho que tem que continuar assim . obrigado professor.

    ResponderExcluir
  64. Professor
    Tive somente aula contigo este ano e foi uma boa iniciativa sua de escrever esta carta para proporcionar oportunidades aos alunos para expressar suas opiniões sobre suas aulas. Suas aulas são boas, porém, eu acho que as aulas poderiam ser mais diversificadas, como por exemplo, fazer trabalhos criativos. Não querendo criticar suas aulas, pois são bem elaboradas e interessantes. Ouvi dizer que você era um professor muito rígido com seus alunos, mas não, você é um bom professor.

    ResponderExcluir
  65. Professor
    Comecei a ter aula com o senhor este ano, e confesso que gosto das aulas apesar de que as vezes não entendo algo, mas peço para você me explicar novamente e entendo melhor sim.
    Acho que você esta cumprindo bem a sua tarefa como professor e por isso gosto da aula por mais que não pareça. Acho muito legal o seu jeito de ensinar, pois faz com que os alunos usem a tecnologia para aprender e os trabalhos sempre tem prazos bons para entrega.

    ResponderExcluir
  66. professor as aulas são boas ,as vezes a explicação é um tanto confusa ,não conseguimos entender o significado ou até mesmo o porque , para interagir com os alunos terá que encontrar um jeito menos ''rigoroso'' ser mais alegre ,não ter a cara muito fechada e fazer mais brincadeira para que a aula fique mais descontraída e não cansativa,a questão dos trabalhos o senhor manda nós fazer de novo ,fazendo com que colocamos mais conteúdo dando o dobro do trabalho para o aluno , é isso . Obrigado!

    ResponderExcluir
  67. Professor Èlcio,
    Não tive aula com o senhor ano passado, mas este ano tive prazer de conhece-lo como pessoa e profissional, venho a declarar que eu como aluna adoro suas aulas pois possibilita ao estudante se manifestar de acordo com suas duvidas e seu modo de pensar.Só acho que tem alguns alunos que não impõe suas ideias na aula depois vem a reclamar com os outros professores ou ate diretores., mas isto não vem ao caso, em relação ao trabalho em grupo agradeço ao senhor por essa otima ideia pois em grupos auxiliamos facilmente nossos colegas que não tem a mesma coragens de se expressar . Obrigado

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação.