segunda-feira, 18 de março de 2013

CULTURA PARA OS TERCEIROS ANOS - MARÇO 2013





VOCABULÁRIO CABOCLO

Abeia: Abelha
Achemo: Achar
Alembra: Lembrar
Apinchar: Jogar
Bobage: Bobagem
Bota: Colocar
Canhoto: Onça
Capuera: Capoeira
Carniá: Carneação
Coitelo: Beija flor
Canaiedo de milho: Pé, cana de milho
Carrero: Caminho
Comecemo: Começar
Comida Grossera: Comida simples
Carguero: Cargueiro
Correição: Correção de formigas
Cumpadre: Compadre
Debuiá: Debulhar
Descampasse: Derrubar
Despois: Depois
Diarada: Vários dias
Egiste: Existe
Estaqueado: Espichado
Famia: família
Fumacerão: Fumaça
Fumo: Fomos
Galinha Inchada: Galinha Recheada
Grosso Loco: Ignorante
Home: Homem
Maderama: Madeira
Mesma: Mesma
Mio: Milho
Moage: Moagem
Moiado: Molhado
Nóis: Nós
Paper: Papel
Papiar: Conversar
Puxirão: Mutirão
Oía: Olhar
Rancho: Casa
Roçá: Roçar
Tampaje: Portão de cerca
Tarimba: Prateleira
Tocaio: Xará
Trabaiava: Trabalhar
Veia: Velha, esposa
Veiz: Vez
Viagem: Viagem
Vorta e meia: De vez em quando

 



CASA DE CHÃO BATIDO
Na medida em que se fala de cultura sob o ponto de vista da sociologia pensamos na relação entre as diversas formas de vida e na ação do ser humano com a natureza e com os demais seres vivos.  Fazendo a diferenciação de cultura em três formas de manifestação dizemos que ela pode ser classificada como:
1         Cultura como valor;
2         Cultura alma coletiva;
3         Cultura mercadoria.
A primeira forma de compreender a cultura se constitui pelos costumes, tradições e produções que passam de geração em geração. Neste sentido estão as pinturas, esculturas, utensílios domésticos, alimentação, religiosidade, festas, vocabulário.
Na visita que as turmas dos terceiros anos farão ao Museu do Vinho durante o período de exposição do projeto “Casa de chão batido”, os alunos serão desafiados e perceber os elementos mencionados acima e produzir um texto sobre a visita.
No mesmo roteiro está incluída a visita a Igreja Matriz de Videira, local onde poderão observar as pinturas e perceber que se trata de um patrimônio cultural retratando o divino a serviço do humano.
O grupo fará ainda um estudo sobre a arte do “esgrafiado” presente no muro da estação no centro de Videira.
Finalmente passando pelo Shopping Videira veremos a questão da cultura como mercadoria e consumo.
Atividade para ser realizada em sala de aula: Reescrever o texto a seguir com palavras e pontuação de acordo com as novas regras ortográficas utilizando  o vocabulário clássico:


VIAGE PELA CIDADE
Vorta e meia a famia CEPAR despois de uma diarada de escola dexa o paper de lado e sai como correição papiando pelos carrero da capuera vai descompassando o canaiedo de mio. A gurisada vai prosiando como um bando de coitelo. Os cumpadre nem se alembra que egiste abeia, canhoto, carguero. Oiando pras tarimba do rancho se alembra das galinha inchada, do mio e da moage pra debuia. Papiando animado levanta um fumacerão na viage e de vorta entra pelo tampaje da escola, apincha o carguero de livro e se serve de uma comida grossera. A fiarada sabe que nois achemo os home e as veia trabaiando  como grosso loco num puxirão pra ajuda os cumpadre descampa a capuera pra carnia o bezzero e estaquia o coro adonde termina ponhando a maderama do rancho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação.