REVENDO O CAPÍTULO
1) O que significa dizer que "a não indiferença é a essência do valor"? (Sustente sua resposta com a leitura da página 171 do livro).
2) Explique esta afirmação: O ser humano diferentemente do animal é capaz de produzir interdições: (Pode ajudar para responder esta questão a leitura atenta do primeiro parágrafo da segunda coluna na página 171 do livro texto).
3) Porque não é contraditório afirmar que a moral autentica supõe aceitação livre das normas, ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico e social? (Solução para esta questão tópico 3 da página 172).
4) Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever e a liberdade? (Respostas no tópico 4 das páginas 172 e 173 do livro).
5) Explique porque não há moral do desejo, uma vez que só é moral o ato voluntário. (Respostas no ponto 5 da página 173).
6) É comum colocar a culpa pela degradação da natureza no desenvolvimento tecnológico, o que é verdadeiro em parte. Mais do que isso, o problema ecológico é sobretudo um problema moral. Justifique: (Ajuda na resposta a leitura do tópico Ética da responsabilidade na 175 e 176).
ATENÇÃO:
AS RESPOSTAS DEVEM SER PESSOAIS. TEXTOS COPIADOS DO LIVRO NÃO SERÃO CONSIDERADOS.
CADA ALUNO FARÁ A SUA RESPOSTA, NÃO SERÃO ACEITAS DUAS RESPOSTAS IGUAIS, O MODO DE SE EXPRESSAR É PRÓPRIO DE CADA PESSOA.
O PRAZO PARA CONCLUIR ESTA ATIVIDADE ENCERRA NA PRIMEIRA AULA DA SEMANA DEPOIS DO DIA 31 DE MAIO DE 2015.
Aluno: Luan Rodrigues de Souza Turma:204
ResponderExcluirQuestões da pagina 178
1 = o que significa dizer que "a não indiferença é a essência do valer"?
R= Significa que a indiferença no caso seja tanto faz e se tanto faz não transmite valor algum.
2=Explique esta afirmação= O ser humano diferentemente do animal, é capaz de produzir interdições.
R=apenas os humanos tem essa capacidade de produzir interdições, os animais não, porque eles não conseguem controla seus pensamentos.
3=Porque não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a aceitação livre das normas, ao mesmo tempo qual a moral tem o caráter histórico e social.
R=Todos temos liberdade, apenas as pessoas impõe limites.
4 Como explicar que na moral convivem pelos opostos como o dever (a obrigação)e a liberdade.
R=Porque tudo o que temos liberdade e também temos deveres.
5=Explique porque não há moral do desejo, uma vez que só é moral o ato voluntário.
R= Porque desejo nós conseguimos controlar.
6=É comum colocar a culpa pela degradação da natureza no desenvolvimento tecnológico que é verdadeiro em parte. Mais do que isso, o problema ecológico é sobre tudo um problema moral. Justifique.
R= É um problema moral porque tudo o que aconteceu de tecnológico teve atitudes, teve ação no fazer "a tecnologia" e segundo o que diz o significado de moral é a ação de fazer algo.