sexta-feira, 12 de junho de 2015

TURMA 302 - QUESTÕES DA PÁGINA 178 - PRAZO PARA POSTAGEM ATÉ 18/06

REVENDO O CAPÍTULO
1) O que significa dizer que "a não indiferença é a essência do valor"? (Sustente sua resposta com a leitura da página 171 do livro).
2) Explique esta afirmação: O ser humano diferentemente do animal é capaz de produzir interdições: (Pode ajudar para responder esta questão a leitura atenta do primeiro parágrafo da segunda coluna na página 171 do livro texto).
3) Porque não é contraditório afirmar que a moral autentica supõe aceitação livre das normas, ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico e social? (Solução para esta questão tópico 3 da página 172).
4) Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever e a liberdade? (Respostas no tópico 4 das páginas 172 e 173 do livro).
5) Explique porque não há moral do desejo, uma vez que só é moral o ato voluntário. (Respostas no ponto 5 da página 173).
6) É comum colocar a culpa pela degradação da natureza no desenvolvimento tecnológico, o que é verdadeiro em parte. Mais do que isso, o problema ecológico é sobretudo um problema moral. Justifique: (Ajuda na resposta a leitura do tópico Ética da responsabilidade na 175 e 176).

ATENÇÃO: 
AS RESPOSTAS DEVEM SER PESSOAIS. TEXTOS COPIADOS DO LIVRO NÃO SERÃO CONSIDERADOS.
CADA ALUNO FARÁ A SUA RESPOSTA, NÃO SERÃO ACEITAS DUAS RESPOSTAS IGUAIS, O MODO DE SE EXPRESSAR É PRÓPRIO DE CADA PESSOA. 
O PRAZO PARA CONCLUIR ESTA ATIVIDADE ENCERRA NA PRIMEIRA AULA DA SEMANA DEPOIS DO DIA 12 DE JUNHO DE 2015.

3 comentários:

  1. Aluna: Natália C Padilha

    Respostas


    1- Significa que dar valor é uma essência ética
    2- O homem é capaz de proibir, deixar, ser autônomo. Decidir suas próprias escolhas.
    3- Não é contraditório pois moral autêntica é o resultado de uma escolha,
    4- Quanto maior a liberdade maior a responsabilidade
    5- Porque o desejo é involuntário é algo impensado.
    6- O problema ecológico é um problema imoral pois é de acordo com a educação e a consciência de cada indivíduo. Nem sempre a educação vem de casa, pois atos imorais podem ser aprendidos e praticados em casa ou no convívio social.

    ResponderExcluir
  2. 1) Quando alguem se recusa a participar e colaborar para realizar um projeto proposto pelo professor por exemplo estamos sendo indiferentes sendo assim quanto mais fazemos isso mais somos desvalorizados.

    2) Nós seres humanos temos a capacidade de fazer escolhas e também a conciencia do resultado dessas escolhas, ja os animais nao sabem oque fazem porém não somos tão melhores que eles, pois muitas vezes tomamos atitudes que nos igualam a eles.

    3) ser obrigado a seguir as normas da moral autentica é não poder ter o dom de escolher.

    4) Tudo gira em torno da responsabilidade de cada um, se cada um de nós tivesse a conciencia dos resultados de nossas escolhas estariamos vivendo em um mundo commenos desigualdades e com certeza seriamos um povo mais unido.

    5) Não podemos chamar de moral algo que a pessoa faz sem conciencia, o que é feito por desejo geralmente se torna arrependimento da pessoa mais tarde.

    6) A tecnologia está fazendo mal a sociedade,estamos nos tornando dependentes dela.



    ResponderExcluir
  3. 1) Valor é totalmente o contrário da indiferença. Quando você qualifica algo como bom ou ruim e se importa com aquilo, passa a não ser mais indiferente.

    2) O ser humano é o único capaz de saber o que pode e o que não pode fazer, diferente dos animais que precisam de alguém que os ensine.

    3) Moral autêntica significa aceitar as consequências e regras das escolhas que você mesmo faz. Mas as escolhas podem mudar com o tempo.

    4) Quanto maior a responsabilidade, maior é o nível de liberdade. Você pode ser mais livre quando sabe que o que está fazendo é certo ou errado.

    5) O desejo é um ato involuntário, e, por isso, não há moral do desejo.

    6) A degradação da natureza se deve as atitudes do ser humano também. O mau uso da tecnologia pode fazer mal ao meio ambiente e às pessoas que nele habitam.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação.