quinta-feira, 2 de julho de 2015

TURMA 306 - ATIVIDADE AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO PARALELA

Produção de uma dissertação com a seguinte argumentação: Considerando a opinião dos filósofos sobre ética e filosofia, descrever: Em que medida a redução da minoridade penal é um impeditivo para a felicidade dos indivíduos e da sociedade. Atividade que deve ser postada no blog do professor, ou entregar impressa - mínimo uma página -  até o dia 09 de junho de 2015. Em equipes a turma discutiu o tema para depois escrever o texto e publicar ou entregar.

9 comentários:

  1. Diante de toda essa violência no Brasil ,ainda existem pessoas que defendem a redução da maioridade penal para punir criminosos abaixo de dezoito anos alguns são punidos e levados para uma casa de abrigo mais outros ficam na rua cometendo novos crimes.
    Diante disso algumas perguntas deverão ser resolvidas pelos que são contra a essa nova lei. A redução da maioridade penal vai servir como um sinal vermelho para os jovens criminosos ,talvez eles possam adquirir mais consciência usando mais a razão do que o coração ,sendo menos influenciado pelos adultos que dão ideias que cabem em sua necessidades. Mais ...
    Sera que reduzir a maioridade penal vais reduzir a violência no Brasil?
    Sera que serem colocados em uma prisão mais cedo vai mudar o pensamento desses jovens ?
    A unica certeza é que cada veis mais os presídios estão se enchendo e isso não muda os pensamentos dos fracos e criminosos que estão la dentro . E é nassa hora que o governo deveria abrir o guarda sol e cai na real de tudo o que esta acontecendo em nosso pais ,tirar os projetos do papel e colocar em ação,saber que a sociedade diferente deles não andam em carro blindados e com guarda costas ,a sociedade corre perigo .
    O novo projeto do governo de reduzir a maioridade penal vem chamando a atenção ,mais só depois de um jovem de dezenove anos ter sido assassinado por um menor de idade , é só depois que acontece pra eles se dar conta que a marginalidade esta tomando conta da nossa sociedade .
    Sobre tudo a aprovação desse projeto só sera bom enquanto os jovens criminosos estiverem trancafiados ,pois depois de soltos e já adultos rejeitados pela sociedade não serão aceitos no mercado de trabalho ,e se revoltarão e irão voltar para o mundo do crime.
    Concluindo: para não perder os jovens para o mundo do crime os pais devem ficar atentos quanto a educação dos filhos , e ensinando-os a terem valores como,respeito , amor ao próximo , comportamentos diante a sociedade , e que o governo proporcione um ensino de qualidade para todos os jovens estudantes e que seja acrescentada atividades extracurriculares junto ao ensino publico,ocupando a mente dos jovens.

    "A vida não é uma cruz a ser carregada é a cota penal minima do código divino para a evolução de cada ser..."

    Aluna: Aline Antunes
    Turma:306
    Data:03/07/2015
    Tema :maioridade penal

    ResponderExcluir
  2. A maioridade penal,foi proposta pelo governo cm a intenção de diminuir o índice de crimes em nossa sociedade, jovens de 16 anos, se roubam, matam,podem pagar pelos seus erros,quando se fala de maioridade penal,é um assunto muito polêmico, pois muitos são contra e outros afavor. Para mim se jovens de 16 anos Sabem diferenciar o certo do errado,se fazem coisas erradas devem ser punidos, como qualquer jovem maior, pois antes dessa lei muitos menores aproveitavam que não podiam ser presos pra matar,roubar e ficar em pune .Uma alternativa seria a melhoria na educação ,dando mais conhecimento e oportunidade aos jovens ,consientizando que o crime não compensa.
    ALUNA:THAILA ANDRESSA FONTANA
    Turma :306

    ResponderExcluir
  3. Aluna: Karoline Monteiro dos Santos

    Maioridade penal sempre foi um assunto no qual muitos ficam entre o sim e o não, considerando ainda crianças demais para tal punição, mas consciente o bastante para tal ato. Tendo em Estatuto que prevê a advertência, e a prestação de serviços para o menor para cumprimento de seus atos de infração e mesmo assim cada vez mais jovens menores de idade cometem crimes.
    E que em nosso país qualquer adolescente, a partir dos 12 anos, pode ser responsabilizado pelo cometimento de um ato contra a lei e que já possui consciência do que certo ou errado.
    Tendo em vista que a diminuição serve para encher mais rápido as penitenciárias que assim não controlam e reeducam, e também com a redução da maioridade que dizer que a violência vá diminuir.
    "A razão é um sol impiedoso, ela ilumina, mas cega".

    ResponderExcluir
  4. Antonio César Mazzochi
    3º 306
    Maioridade Penal

    Não vejo onde a redução da maioridade penal pode trazer felicidade ou até mesmo segurança as pessoas e aos familiares porque...
    No Brasil não há instituição penal para jovens infratores onde eles possam estudar ou aprender uma profissão ou até mesmo respeitar um ao outro.
    É como nos presídios onde os condenados são “jogados” em celas e ficam o dia inteiro sem fazer nada, ou aprendendo mais malandragem do que já sabem.
    Não precisamos de redução da maioridade oque precisamos no Brasil é um salário digno, moradia com as devidas condições necessárias, saúde de qualidade e principalmente educação, pois quando se tem educação consegue um bom emprego sem precisar roubar ou até mesmo matar, aprende a respeitar o próximo e valorizar o professor e sua profissão.
    E um motivo que seria bom é que assim os jovens sabendo que vão ser punidos vão pensar mais antes de agir, mas tudo isso é como uma moeda, tem os dois lados, bom e ruim mas os dois tem que haver melhorias para ficar realmente bons ou quase bons.

    ResponderExcluir
  5. Maioridade Penal

    Considerando que o sistema prisional brasileiro não irá melhorar em quatro, cinco anos não é isso que esta na pauta, você reduzir de 18 para 16, significa colocar uma massa ainda maior de pessoas em um sistema que não comporta, se quer, os que já estão lá. Não se esta com nenhuma perspectiva de que as pessoas que estão presas por uma série de razões vão aprender, se redimir e afins.
    De qualquer forma, um sistema socio¬econômico historicamente desigual e violento só pode gerar mais violência. Então, medidas mais repressivas nos dão a falsa sensação de que algo está sendo feito, mas o problema só piora. Por isso, temos que fazer as opções mais eficientes e mais condizentes com os valores que defendemos.
    Defendo uma sociedade que cometa menos crimes e não que puna mais. Em nenhum lugar do mundo houve experiência positiva de adolescentes e adultos juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso não diminuirá a violência e formará mais quadros para o crime. Além disso, nosso sistema penal como está não melhora as pessoas, ao contrário, aumenta sua violência.
    Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado. Mas reduzir a idade penal, além de ineficiente para atacar o problema, desqualifica a discussão. Isso é muito comum quando acontecem crimes que chocam a opinião pública, o que não respeita a dor das vítimas e não reflete o tema seriamente.
    Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, um projeto ético e político de sociedade que valorize a vida em todas as suas formas. Nossos jovens não precisam ir para a cadeia. Precisam sair do caminho que os leva lá. A decisão agora é nossa: se queremos construir um país com mais prisões ou com mais parques e escolas.


    Aluno: Alexandre Santos
    Turma:306

    ResponderExcluir
  6. Sou a favor da maioridade penal por um lado esta lei sera boa no brasil porque muitos adolescentes aprenderam a coisa certa a se fazer, mas tambem acho que nao vai mudar muitas coisas no brasil poque as pessoas nao cumprem nem as leis que ja existem no brasil esta sera apenas mais uma.
    A minha opiniao e que se eles fizessem um tipo de programa para ajudar o menor a sair das ruas e ir para as escolas ou talvez trabalhar. Porque apos um desses de menor irem para a cadeia qual empresa ira contratar este ser humano, mas se eles fossem encaminhados para um loca onde eles possam contar com a ajuda de um adulto para ensinar a fazer as coisas certas tenho certeza que o brasil seria um pais bem mais humano.

    ResponderExcluir
  7. A redução da maioridade penal, está sendo muito comentada nos ultimos dias, pelo fato de as pessoas terem várias opiniões diferentes, e isso gera bastante conflito entre as ideias. Minha opinião é a seguinte: tem pontos positivos sim, mas também tem negativos, como qualquer situação. Creio que a impunidade gera mais violência. Os jovens têm consciência de que não podem ser presos e punidos como adultos. Por isso continuam a cometer crimes, sem peso na consciência. Com a redução da maioridade penal, isso vai reduzir ao menos a metade, pois os jovens antes de cometerem crimes vão pensar na consequência de serem punidos. Jovens vão assumir suas próprias responsabilidades, ao invés de sobrar para os pais quando fazem alguma "cagada". Mas antes de criarem novas leis, será que o governo não poderia tentar executar leis já criadas? Muitas leis no Brasil já existem porém não são respeitadas. Existe uma grande pressão sobre a lei de redução da maioridade penal em cima de casos específicos, não em dados estatísticos. Na minha opinião, em vez de reduzir a menoridade penal o governo deveria investir na educação e mais investimentos para proteger e incentivar os jovens, diminuindo o risco dos mesmos entrarem no crime. / Jaqueline Constantini. 306

    ResponderExcluir
  8. Redução da Maioridade Penal
    Na minha opinião, eu sou a favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, porque isso pode ser uma medida justa, mas com essa solução que estão tentando procurar talvez não chegue a onde eles querem, eles acham que reduzindo a maioridade penal farão com que os adolescentes se tornem menos violentos e revoltados, isso só vai os fazer os revoltar mais ainda e um dia esses adolescentes que tinham a violência como opção voltarão para as ruas e iram cometer os mesmos atos de antes. Porque reduzir a maioridade penal também reduz a violência. E é isso que eles estão tentando fazer, piorando não, mas sim melhorando o problemas.
    Mas também porque as causas da violência e da desigualdade social poderiam sim se resolver com a adoção de leis penais severas. Eles tem que chegar a um acordo para essas situações. Pois reduzir a maioridade penal é tratar o efeito e também a causa. E eles tem que pensar que reduzindo a maioridade eles podem achar as soluções para esses problemas. Mas para o Estado é mais fácil prender do que educar, mas essa é a solução, a educação vem de casa, e eles tiveram essa oportunidade de se aprender o que é educar, mas não, quiseram cometer os seus próprios erros e seus próprios atos, e agora que sofram as consequências. Mas e o que a sociedade fará quando descobrir que a redução da maioridade penal de 16 anos não funcionou, eles iram reduzir pra 14, 12 anos, e é isso que estão tentando mudar e melhorar, se não há educação, eles iram achar as soluções.
    Porque reduzindo a maioridade penal pode se afastar crianças e adolescentes do crime. E se reduzida a idade penal, estes serão educados cada vez mais cedo.
    Mas nós precisamos valorizar o jovem, considerá-los como bons parceiros na caminhada para a construção de uma sociedade melhor, mas para isso acontecer precisamos aprender a educar.
    Alessandro Santos.
    306.

    ResponderExcluir
  9. ou a favor da maioridade penal por um lado esta lei sera boa no brasil porque muitos adolescentes aprenderam a coisa certa a se fazer, mas tambem acho que nao vai mudar muitas coisas no brasil poque as pessoas nao cumprem nem as leis que ja existem no brasil esta sera apenas mais uma.
    A minha opiniao e que se eles fizessem um tipo de programa para ajudar o menor a sair das ruas e ir para as escolas ou talvez trabalhar. Porque apos um desses de menor irem para a cadeia qual empresa ira contratar este ser humano, mas se eles fossem encaminhados para um loca onde eles possam contar com a ajuda de um adulto para ensinar a fazer as coisas certas tenho certeza que o brasil seria um pais bem mais humano. Débora 306

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação.