terça-feira, 22 de setembro de 2015

TURMA 304

Fazer uma redação a partir da frase de Sócrates: "Estou só observando quanta coisa existe de que eu não preciso para ser feliz. Na Redação devem constar as palavras da cruzadinha que foi resolvida em sala de aula. O prazo para entrega desta atividade finaliza às 23h59min. do dia 27 de setembro . No texto considerar a felicidade "vendida" durante a feira de profissões visitada pelos alunos na semana anterior.

17 comentários:

  1. EEB Profª Adelina Regis
    Professor: Elcio Alberton
    Aluna: Crislaine Alves de Medeiros
    Serie: 304 Noturno
    Data: 24-09-2015

    O que realmente é a FELICIDADE?

    Existem vários meios de FELICIDADE, e cada um de nós busca o seu próprio jeito de ser feliz.
    Desde pequenos, já buscamos a FELICIDADE e uma maneira de fazermos outras pessoas felizes.Quando uma mãe vê o ENGATINHAR de seu filho, é algo emocionante e que a deixa muito feliz, pois seu bebe começou a sua caminhada pela vida. É através de nossa FAMÍLIA que temos os nossos primeiros momentos de FELICIDADE.
    Nos DIAS de hoje, cada pessoa busca a felicidade de maneira diferente, pois a FELICIDADE poderia estar nos pequenos momentos que vivemos até nas simples trocas que fazemos como diz na frase "DEUS ajuda quem cedo madruga".Já para Santo Agostinho a FELICIDADE significava contemplar a Deus.
    Alguns estudos CIENTÍFICOS, confirmam que as sentenças filosóficas eram o melhor caminho para se buscar a FELICIDADE. A quem diga também que temos que buscar a nossa FELICIDADE em nosso meio ESPIRITUAL. Um exemplo também para citar é o que vemos muito por ai quando ouvimos a frase "- Olha que RETARDADO com aquele som INFERNAL." Pode ser que para quem disse isso ouvir aquele som é algo ruim que não lhe agrada, mas para quem colocou aquele som, é um meio de ser feliz, de se sentir bem.
    Temos nossa própria LIBERDADE e somos capazes de procurar nossa FELICIDADE, que pode ser tanto na FÉ que possuímos, em algum VÍCIO ou em algo SUPERFICIAL, você quem decide isso. Muitas vezes nos bate aquela INSEGURANÇA e acabamos não sabemos o que realmente é a FELICIDADE. Na frase de SÓCRATES, " Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa.", podemos dizer que vemos a FELICIDADE como nosso próprio reconhecimento de ignorância, pois na verdade não existe um único meio de ser feliz, e não podemos dizer que temos que ser feliz do mesmo jeito que os outros são, e sim cada um de nós deve buscar a sua própria FELICIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escola de Educação Básica Professora Adelina Regis.
      Filosofia.
      Professor: Elcio Alberton
      Aluna: Talita Schaeffer 304.
      Felicidade.
      Todos dizem em que FELICIDADE está nas coisas que trazem conforto, luxo, coisa SUPERFICIAL Mas na verdade a felicidade está nas coisas bonitas dos nossos DIAS, coisas simples mas que te fazem bem, momentos de LIBERDADE e de risada e descontração com a FAMÍLIA e com os amigos. Para alguns os cristãos, a felicidade se encontra nas condições religiosas de uma vida santa e de muita FÉ. Santo Agostinho foi o principal filosofo a defender esta posição. Ele criou a idéia de espaço interior,para ele a felicidade significa ‘Contemplar DEUS’
      Para SÓCRATES ele postulou que não havia relação da felicidade com somente satisfação dos desejos e necessidades do corpo, mas que o homem não é apenas corpo, e sim em principal, alma. Felicidade seria o bem da alma, através da conduta justa e virtuosa.
      O SABICHÃO que tem VÍCIOS acham que a felicidade está naquilo que satisfaz os seus desejos, pois quando estão com vontade tudo trás a INSEGURANÇA e quando matam essa vontade acham que estão fortes e são capazes de fazerem COVARDIAS com outras pessoas.
      Os cientistas estudaram o melhor modo de ser feliz mas é claro que os cientistas não conseguiram montar uma receita para a felicidade, mas foram capazes de apontar alguns comportamentos que tendem ao fracasso. O alcoolismo, por exemplo, foi o grande responsável por doenças, divórcios e mortes e isso os trazia a infelicidade. O grau de inteligência não influencia na felicidade, assim como a posição política ou ideológica. O relacionamento com a mãe, sim: segundo a pesquisa, se a sua infância foi repleta de amor, há grandes chances de você ser um adulto feliz. E o velho ditado “dinheiro não traz felicidade” procede: ter tido uma juventude animada e feito uma faculdade vale mais do que dinheiro, no que diz respeito a ser feliz no futuro.
      Devemos olhar para o CÉU e agradecer as chances de ser feliz, pelas oportunidades que temos de não abrir a mão de ser feliz, que por pequeno que seja a nossa felicidade como ver o seu filho ENGATINHAR, não devemos desistir da nossa felicidade.

      Excluir
    2. As duas escreveram muito bem, embora a Crislaine tenha repetido demais a palavra FELICIDADE.

      Excluir
  2. Nome: Saryana Rumpel
    Série:304


    Baseado nos conceitos de SÓCRATES,em sua frase,"Homem,conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo de Deus",significa que se nós não nos conhecer por completo,se conhecer interiormente,não "chegaremos" ao mundo ESPIRITUAL de DEUS,não alcançaremos a nossa FÉ e nem "chegaremos" ao CÉU,como desejado.
    Outra frase do filósofo é,"transforme as pedras que você tropeça,nas pedras de sua escada",a frase nos mostra que devemos aprender com os nossos próprios erros,como se aprende a ENGATINHAR,que na vida sempre haverá obstáculos,mas não devemos desistir,devemos ver isso como uma coisa boa para nos fortalecer mais e mais.Muitas vezes com todos os obstáculos,se sentimos com uma grande INSEGURANÇA,ABANDONADA muitas vezes,mas o nosso escudo é a nossa FAMÍLIA,amigos,pessoas que nos traz a verdadeira FELICIDADE e que tem um grande VALOR.
    Outro segmento dele é," Vamos estudar e enfrentar os desafios,porque uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida",essa frase me chamou muita a atenção,pois tudo que vem fácil não damos a importância,já se batalharmos damos a maior importância do mundo.O ser humano tem uma coisa CIENTÍFICA própria dele,não batalhar para ter as coisas,querem tudo na "mão" e muitas vezes quanto mais se tem mais se quer,isso acaba sendo um VÍCIO e muitas vezes uma COVARDIA com o próximo,por se sentirem superior aos outros,a ignorância é o único mal.
    Para tudo isso,teremos que estudar muito,pois o conhecimento é a base de tudo,sem ele não temos a maior importância,mesmo que seja difícil não podemos jamais desistir..!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora você não citou os autores das frases, mostra seu interesse em sustentar suas afirmações.

      Excluir
  3. Aluna: Anelise Moreira Cardoso
    Turma: 304

    UTOPIA DA FELICIDADE

    A ideia de FELICIDADE não é uma coisa recente, pois acompanha o ser humano há muito tempo, faz parte de sua história e parte das primeiras reflexões filosóficas sobre ética, que foram elaboradas na Grécia antiga, a referência filosófica mais antiga que se tem sobre o tema é parte de um texto de Tales de Mileto, segundo ele, é feliz “quem tem corpo são e forte, boa sorte e alma bem formada”. Na visão dos gregos mais antigos, a felicidade dependia, de certa forma, da sorte, por isso da expressão “ boa sorte ”.
    SÓCRATES um antigo filósofo, muito conhecido atualmente, já associava-a a seus pensamentos, para ele, não havia relação da felicidade com somente satisfação dos desejos e necessidades do corpo. Defendia , que o homem não é apenas corpo, e sim, alma. Contudo felicidade seria o bem da alma, através da conduta justa e virtuosa.
    Comparando esses dois pensamentos, pode-se chegar a conclusão de que felicidade é algo pessoal e único para cada um. Na sociedade atual, muitas pessoas creem em uma felicidade SUPERFICIAL ditada por um padrão de vida, que seria ter saúde, dinheiro, um bom emprego, uma FAMÍLIA. Por outro lado, há também a questão ESPIRITUAL que está cada vez mais próxima da sociedade, seja qual for a sua FÉ, os seguidores buscam uma resposta em determinado DEUS.
    LIBERDADE também pode ser uma definição para felicidade, algumas pessoas deixam de lado qualquer INSEGURANÇA para chegar a essa realização, e até que não consiga ser alcançada, a busca torna-se uma espécie de VÍCIO, existem também, aqueles que deixam tudo acontecer naturalmente, talvez por COVARDIA, ou receio de tentar algo novo, decidem de certa forma ENGATINHAR até se darem conta de que a vida passa voando.
    Talvez a felicidade tenha prazo de VALIDADE, ditado pela morte, ou até mesmo pelo desencanto por esse sentimento, deixando muitas vezes a sensação de felicidade ser ABANDONADA pelo acomodamento pessoal.
    Estudos CIENTIFICOS enfatizam que " o mais importante é criar o hábito de instigar a felicidade sistematicamente, num exercício diário". Sendo assim, felicidade pode ser influencia e consequência de atitudes cotidianas.

    ResponderExcluir
  4. Sinara Zenere, 304
    Vive-se em um mundo que desde cedo ao engatinhar, a criança já tenta ou imagina saber o que é felicidade. Para a grande maioria felicidade é essencial, para outros e apenas consequência de atos diários.
    Tem-se tantas opções para ser feliz, que na maior parte do tempo tem tudo ao alcance e acaba-se ignorando, ou pensando que nada está bom, ai se vê como o ''homem'' de hoje é frouxo,e pensa ser sabichão passando dias, horas, minutos e o que se mais tem é insegurança, deixa -se a família para viver em romances superficiais, atras da tão sonhada liberdade, muitos não sabem seu real significado e pensam que liberdade é estar sozinho, sem família, sem compromissos e sempre perto dos vícios.
    Esquece que existe um Deus é que para ser alcançar a dita '' felicidade'' precisa-se estar em paz espiritual , é uma tremenda covardia pensar que viver só de bens materiais alcança a felicidade eterna, nunca.
    Como diz uma famosa frase de Sócrates " A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente, consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser". O dia que o mundo, ser mais transparente e viver menos de aparências, ai talvez estaremos a um passo mais perto da felicidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei a citação de Sócrates, uma afirmação diferente daquelas já conhecidas.

      Excluir
  5. EEB Profª Adelina Regis
    Professor: Elcio Alberton
    Aluno: Victor Mesalira
    Turma: 304 Noturno


    A Felicidade é algo que depende de cada um, como o grande filosofo Arthur Schopenhauer disse “É mais feliz aquele que consegue viver sem grandes sofrimentos do que o outro que vive cercado de alegrias e prazeres.”
    A Felicidade é algo que não se pode comprar, pois geralmente quando comprada é algo Ilusório, algo de momento, a felicidade comprada é algo geralmente envolvendo o dinheiro, no qual a pessoa tenta em momento de Tristeza, Tédio, suprir este “vazio” com uma felicidade momentânea, porém quando não se pode mais comprar essa “felicidade”, algumas pessoas acabam entrando em depressão, e passando por um sofrimento terrível, tanto para a pessoa como as outras que estão ao seu lado. A Felicidade está presente nas pequenas coisas da vida, como quando uma criança começa a engatinhar, ou quando você está com uma pessoa a qual gosta muito, e se sente bem, pois esta felicidade não a nada no mundo que à compre.
    A real felicidade é algo que não tem como comprar, ou explicar, pois é algo a ser sentido. Tem tanta gente no mundo com coisas novas, mas que no fundo não são felizes, porem tem outras que tem somente o necessário, ou as vezes nem isso, e são muito felizes.

    ResponderExcluir
  6. Aluna: Gabriela Leite
    turma: 304

    - A felicidade

    ''Só sei que nada sei, e o fato de saber isso me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa'' (Sócrates).
    Muitos se acham superiores, ou mais que os outros pensam que o ato de saber ''mais'' os coloca a frente dos demais, para alguns a felicidade está nas coisas de valor, e para outros esta nas coisas simples do dia-a-dia como compartilhar seus momentos livres com a família.
    segundo sócrates ''A filosofia investiga e se dedica para definir e esclarecer as idéias do ser humano e excelente para refletir sobre a felicidade. com somente satisfação dos desejos e necessidades do corpo, mas que o homem não é apenas corpo, e sim em principal, alma. Felicidade seria o bem da alma, através da conduta justa e virtuosa.''
    A felicidade é algo pessoal, aprendemos que a felicidade sua não é a mesma outro. Devemos aprender com os nossos erros e com os acertos a vida é um eterno aprendizado devemos crer em deus pois acreditar nele é sinal de fé. seguindo passos pois quando mais o ser humano tem ,mais se quer isso se torna um vicio podendo levar a covardia e se passar por um retardado, a felicidade está nas coisas pequenas e só saber utilizar.
    Desde cedo os pais nos ensinam a engatinhar para que no futuro não se sofra, se virar desde pequeno sem se privar da liberdade e danos da vida, deixando a insegurança de lado. A vida esta nas nossas mãos sem prazo de validade sabemos que do pó viemos e pro pó voltaremos. O ser humano quando é feliz é o primeiro a perceber e uma questão de reflexão.

    ResponderExcluir
  7. E.E.B Professora Adelina Regis
    Aluna : Daniele Vieira Turma : 304

    Felicidade todos a procuram , mais qual é verdadeiro significado de felicidade o de ser feliz? Não há um for significado mula mágica para ser feliz para alguns e liberdade como viajar sem destino , para outros e dinheiro fama , para outros só Deus tem chave da felicidade e sem ele você não é capaz de ser feliz ,para outros a felicidade está em coisas simples do dia -dia como um café da manhã no parque com há família mais será que realmente isso é verdadeiro significado de felicidade.
    Para Aristóteles grande filósofo grego antes de tudo a felicidade está ligada a virtude intelectual o bem maior, existindo três formas essenciais para alcançar a felicidade: manter uma vida prazerosa, política e filosófica para ele a felicidade como um bem perfeito estaria no agir, sonhos em alcançar muito desejado pelos seres humanos.
    segundo ele seria então um estado de perfeição não dependendo da vontade de cada um, mas a sorte é um dos fatores principais.

    ResponderExcluir
  8. michael douglas maccarini


    Alguns pessimistas consideram a felicidade um sonho impossível, consideram-se sabichão de tudo e tem o vício de achar que são os donos da verdade, sendo perfeitos em tudo, mas na verdade não passam de frouxos e medrosos tentando esconder a sua covardia, e solidão.
    A felicidade tem como característica o sentimento de satisfação, mas este não é suficiente para explica-la, pois pode gerar duvidas assim trazendo conflitos, então temos a autonomia de decisão, ou seja a liberdade para escolher o que nos é mais importante.
    Essa liberdade, pode nos trazer insegurança. Muitos anseiam por ela achando que não há tem, mais na verdade Deus com toda sua benignidade nos dá livre arbítrio para escolher o que é melhor para nós, pois com o pecado original, vindo de Adão e Eva temos o poder de distinguir entre o bem e o mal, e nossas escolhas sempre geram consequências, sejam estas boas ou ruins, mais cada ação tem uma reação.
    Vários imaginam ser infelizes, vivem uma vida superficial, dia sentem-se tristes e abandonados, horas sentem-se no céu, outras vivem dias infernais. Mais felicidade não é ser feliz o tempo todo e sim ter a consciência de que como os dias felizes, os dias tristes também tem fim. É cair mais escolher levantar, deixar os traumas de lado e aos poucos aprender engatinhar.
    Alguns científicos procuram explicar a felicidade, porém há quem diga que a família é a base de tudo, pois é a partir da criação familiar que começa a ser gerado o caráter de cada ser humano. Esse quesito pode influenciar muito, já que sempre nos deparamos com histórias comoventes de pessoas que acabaram sua vida pelo fato de terem se criado sem um pai, ou uma mãe, se destruíram devido um trauma em sua infância.
    Uns buscam a felicidade em bens materiais, ou seja, carros, casas, dinheiro, etc. Outros dizem que ser feliz é ter saúde e ainda há aqueles que preferem a beleza física, mas felizes de verdade são aqueles que não buscam nada, encontram a beleza da vida em cada pequeno detalhe, e são felizes pelo pouco que tem.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação.