Fazer uma redação a partir da frase de Sócrates: "Estou só observando quanta coisa existe de que eu não preciso para ser feliz. Na Redação devem constar as palavras da cruzadinha que foi resolvida em sala de aula. O prazo para entrega desta atividade finaliza às 23h59min. do dia 27 de setembro . No texto considerar a felicidade "vendida" durante a feira de profissões visitada pelos alunos na semana anterior.
Aluna: Karoline Monteiro dos Santos
ResponderExcluir“Estou só observando quanta coisa existe de que eu não preciso para ser feliz” – SÓCRATES.
Para SÓCRATES não havia só relação com satisfação dos desejos e necessidades do corpo, mas também com a alma.
Com tantas coisas que temos, existe coisa que são mais sérias que a FELICIDADE, e essa mania de nos sentirmos feliz, nos deixa RETARDADOS, usando ela para agradar todo mundo se tornando um conceito CIENTÍFICO.
Como querer agradar seus amigos, os você tem muitos amigos, ou você é SUPERFICIAL ou eles são, ou podendo dizer os dois. Ou com uma idéia de ter FAMÍLIA ou não, tendo as duvídas terriveis quanto a filhos ou não.
E quem quer agradar, la no fundo é FROUXO, e por achar que seu “querer ser feliz” é superior e ESPIRITUAL.
Mas a idéia de agradar todo mundo cria um TRAUMA de não querer agradar ninguém, e a mania de ser feliz com todos não se torna um VÍCIO.
DEUS me livre de ser feliz mas para ser livre terá que aguentar a INSEGURANÇA da LIBERDADE e a COVARDIA de optar por uma vida miseravelmente cotidiana.
Você percebeu que para acomodar as palavras de modo adequado precisa escrever mais e para escrever mais é necessário ler muito.
ExcluirVocê percebeu que para acomodar as palavras de modo adequado precisa escrever mais e para escrever mais é necessário ler muito.
ExcluirALUNO Otávio Luís Bóz
ResponderExcluirTURMA 306 DATA 28/09/2015
TRABALHO AVALIATIVO (6 PALAVRAS)
01 Utilitarista: É o tipo de felicidade onde consiste em fugir da dor e satisfazer todas as vontades. Exemplo: Quando resolvemos fazer só aquilo que desejamos, a que Vai nos fazer sentir bem, nos tornar feliz, sem se preocupar com nenhuma dor sofrimento, etc....
02 Paralelismo: Teoria de Baruch Espinosa, onde o corpo e espirito são paralelos e não podem ser considerados um superior ao outro, a falsidade implica numa relação de igualdade entre corpo, espirito, alma, consciência, razão. Exemplo: Quando se sentimos felizes e realizados em todos os sentidos, nisso reflete na igualdade do corpo, espírito, alma, consciência, razão.
03 Tédio: Considerado o único pecado que não tem perdão. A incapacidade de dar sentido as pequenas coisas do cotidiano e consequentemente perder a oportunidade de ser feliz, declarado por Oscar Wilde, nascido na Irlanda que viveu até o início do ano de 1900, quando morreu em Paris. Exemplo: Quando ficamos entediados na escola em de agarrar a oportunidade de aproveitar o ensino do professor e ter a sua aprendizagem.
04 Estoicismo: Criado por um filosofo chamado Zenão de Cício e que vigorou por uma centena de anos entre os anos de 300 e 200 antes de cristo, a felicidade significa viver em paz, diminuindo as expectativas, estando satisfeito com os amigos próximos. Exemplo: Encontros com os amigos onde o principal objetivo diversão.
05 Schopenhauer: Filosofo polonês que viveu nos anos de 1800 alertava que a pessoa precisava ter cuidado com a aquilo que deseja. Quem deseja muito esbarra com vontade que não deixa realizar todos os desejos e como consequência fara o sujeito se sentir humilhado. Exemplo: Desejar muito alguma coisa e na hora de adquirir percebe que não tem mais vontade de ter, ou não era aquilo que esperava.
06 Eudaimonia: É o ser humano que tem como razão para sua existência buscar a felicidade e para que isso fosse alcançado ele só tinha uma alternativa, fazer o bem que fosse para todos. Exemplo: Um bom almoço em família, onde os bens materiais e a classe social não importam.
Este seu trabalho é um CTRL c CTRL v de um aluno da turma 308
ExcluirEste seu trabalho é um CTRL c CTRL v de um aluno da turma 308
ExcluirALUNO Otávio Luís Bóz
ResponderExcluirTURMA 306 DATA 28/09/2015
O QUE É A FELICIDADE SEGUNDO SÓCRATES !
Na frase: “Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagens sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa” do filosofo grego Sócrates, ele reconhece a própria ignorância. Nos tempos de hoje também podemos levar em conta essa frase, pois vivemos em um mundo que todos pensam que sabem tudo e enxergam a ignorância como burrice. Mas burrice é quando estamos fechados para novas ideias, assim não questionamos e logo encontramos presos a algo que “achamos” saber.
Para Sócrates essa ideia teve rumo novo, ele postulou que não havia reclamação da felicidade como somente satisfação dos desejos e necessidades do corpo, mas que o homem não é apenas corpo, e sim em principal, alma. Felicidade seria o bem da alma, através da conduta justa e virtuosa.
A felicidade é particular para cada ser humano, é uma questão muito individual. Mesmo que a ideia compartilhada entra a maior parte das pessoas seja que esse conceito cientifico é construído com saúde, amor, dinheiro, família, entre outros itens.
Sabichão é aquele que acha que a felicidade vai estar ao seu lado em todos os momentos de sua vida, sem engatinhar atrás de seus sonhos, ou sem a fé em Deus, onde esse vício pela felicidade pode gerar alguns conflitos na sociedade. Esses retardados que correm atrás dessa felicidade superficial a qualquer preço não sabem, mas essa tem um prazo de validade, onde em algum momento de sua vida, decorrente de um trauma, insegurança, ou em outra ocasião, ela não estará por perto.
E nessa covardia de buscar a felicidade ou de se achar feliz, acabam abusando da liberdade e tornarmos suas vidas infernais e esquecem de viver, onde a felicidade pode estar em pequenos momentos de sua vida, onde deveriam viver o momento, e aproveitar mais a vida e os momentos bons.
Só sei que nada sei, é a atitude quem não pensa. Copiar é uma delas...
ExcluirSó sei que nada sei, é a atitude quem não pensa. Copiar é uma delas...
Excluir