terça-feira, 22 de setembro de 2015

TURMA 308

Fazer uma redação a partir da frase de Sócrates: "Estou só observando quanta coisa existe de que eu não preciso para ser feliz. Na Redação devem constar as palavras da cruzadinha que foi resolvida em sala de aula. O prazo para entrega desta atividade finaliza às 23h59min. do dia 27 de setembro . No texto considerar a felicidade "vendida" durante a feira de profissões visitada pelos alunos na semana anterior.

15 comentários:

  1. Aluno:João Paulo Lira

    A felicidade é um tema que está na ordem do nosso dia-a-dia. Livros, cursos e até programas de TV apresentam reflexões sobre a felicidade, e alguns propõem mesmo pequenas fórmulas de como alcançar uma vida feliz.
    Seria interessante dizer que na busca pela felicidade,os humanos fossem capazes de harmonizar algum conflito.Para os cristãos a felicidade se encontra na condição de uma vida santa ,isto é contemplar Deus.A paz entre a família,satisfaz os prazeres da alma e do espiritual.
    A pessoa infeliz vive na covardia e na solidão costuma pensar que atrás de um trauma não tem suas necessidades satisfeitas.Conforme que foi estudado nas aulas de filosofia vimos que existem 2 valores para a possível transformação da felicidade uma e a liberdade e a outra a segurança de que se esta seguindo um caminho de paz interior .
    Nos dias de hoje nota -se alto índice de suicídio ,causada pela depressão e pelo vicio,tudo isso podemos analisar q o individuo e considera um frouxo,e assim diminui as expectativa da busca pela felicidade estando insatisfeito pela validade de alcançar algum objetivo.
    Para Sócrates : “a idéia da felicidade teve rumo novo, ele postulou que não havia relação da felicidade com somente satisfação dos desejos e necessidades do corpo, mas que o homem não é apenas corpo, e sim em principal, alma. Felicidade seria o bem da alma, através da conduta justa e virtuosa.”
    A felicidade é a obtenção do maior prazer possível e disponível ao ser humano; este age de forma a obter o máximo prazer. Irwin entende que, segundo o diálogo “Protágoras”, nós tendemos a considerar aquilo que nos dá prazer como algo “bom”, mas o inverso não ocorre: não consideramos uma coisa prazerosa porque ela é boa.
    O mundo esta baseado na observação das forças da natureza. Com Sócrates, o ser humano voltou-se para si mesmo. Como diria mais tarde o pensador romano Cícero, "trazer a filosofia do céu para a terra" e concentrá-la no homem e em sua alma.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, embora me pareça que alguns afirmações não são suas.

      Excluir
    2. Muito bom, embora me pareça que alguns afirmações não são suas.

      Excluir
  2. Aluno: Tiago Mohr 308
    1. Utilitarista: É o tipo de felicidade onde consiste em fugir da dor e satisfazer todas as vontades. Exemplo: Quando resolvemos fazer só aquilo que desejamos, a que Vai nos fazer sentir bem, nos tornar feliz, sem se preocupar com nenhuma dor sofrimento, etc....
    2. Paralelismo: Teoria de Baruch Espinosa, onde o corpo e espirito são paralelos e não podem ser considerados um superior ao outro, a falsidade implica numa relação de igualdade entre corpo, espirito, alma, consciência, razão. Exemplo: Quando se sentimos felizes e realizados em todos os sentidos, nisso reflete na igualdade do corpo, espírito, alma, consciência, razão.
    3. Tédio: Considerado o único pecado que não tem perdão. A incapacidade de dar sentido as pequenas coisas do cotidiano e consequentemente perder a oportunidade de ser feliz, declarado por Oscar Wilde, nascido na Irlanda que viveu até o início do ano de 1900, quando morreu em Paris. Exemplo: Quando ficamos entediados na escola em de agarrar a oportunidade de aproveitar o ensino do professor e ter a sua aprendizagem.
    4.Estoicismo: Criado por um filosofo chamado Zenão de Cício e que vigorou por uma centena de anos entre os anos de 300 e 200 antes de cristo, a felicidade significa viver em paz, diminuindo as expectativas, estando satisfeito com os amigos próximos. Exemplo: Encontros com os amigos onde o principal objetivo é diversão.
    5. Schopenhauer: Filosofo polonês que viveu nos anos de 1800 alertava que a pessoa precisava ter cuidado com a aquilo que deseja. Quem deseja muito esbarra com vontade que não deixa realizar todos os desejos e como consequência fara o sujeito se sentir humilhado. Exemplo: Desejar muito alguma coisa e na hora de adquirir percebe que não tem mais vontade de ter, ou não era aquilo que esperava.
    6.Eudaimonia: É o ser humano que tem como razão para sua existência buscar a felicidade e para que isso fosse alcançado ele só tinha uma alternativa, fazer o bem que fosse para todos. Exemplo: Um bom almoço em família, onde os bens materiais e a classe social não importam.

    ResponderExcluir
  3. Aluno: Tiago Mohr 308
    Felicidade
    Na frase: “ Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagens sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa” do filosofo grego Sócrates, ele reconhece a própria ignorância. Nos tempos de hoje também podemos levar em conta essa frase, pois vivemos em um mundo que todos pensam que sabem tudo e enxergam a ignorância como burrice. Mas burrice é quando estamos fechados para novas ideias, assim não questionamos e logo encontramos presos a algo que “achamos” saber.
    Para Sócrates essa ideia teve rumo novo, ele postulou que não havia reclamação da felicidade como somente satisfação dos desejos e necessidades do corpo, mas que o homem não é apenas corpo, e sim em principal, alma. Felicidade seria o bem da alma, através da conduta justa e virtuosa.
    A felicidade é particular para cada ser humano, é uma questão muito individual. Mesmo que a ideia compartilhada entra a maior parte das pessoas seja que esse conceito cientifico é construído com saúde, amor, dinheiro, família, entre outros itens.
    Sabichão é aquele que acha que a felicidade vai estar ao seu lado em todos os momentos de sua vida, sem engatinhar atrás de seus sonhos, ou sem a fé em Deus, onde esse vício pela felicidade pode gerar alguns conflitos na sociedade. Esses retardados que correm atrás dessa felicidade superficial a qualquer preço não sabem, mas essa tem um prazo de validade, onde em algum momento de sua vida, decorrente de um trauma, insegurança, ou em outra ocasião, ela não estará por perto.
    E nessa covardia de buscar a felicidade ou de se achar feliz, acabam abusando da liberdade e tornarmos suas vidas infernais e esquecem de viver, onde a felicidade pode estar em pequenos momentos de sua vida, onde deveriam viver o momento, e aproveitar mais a vida e os momentos bons.

    ResponderExcluir
  4. Aluna: Karoline Nawroski da Silva.

    Felicidade é um substantivo designado como qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar, advindo da palavra grega eudaimonia, que significaria então “ter um espírito bom”.
    A felicidade seria a finalidade da natureza humana, e seria perfeita, assim como a dádiva dos deuses, além de ser um bem supremo que a existência humana deseja e persegue, porém, depende de bens exteriores para ser realizada, e a grande maioria das coisas que o homem faz são para atingir esse bem maior, que é a felicidade. Entende-se então que, a felicidade é um bem inato ao homem e essencial para a vida.
    Como diziam os poetas Vínicos de Morais e Tom Jobim. Mas será que os momentos alegres tem mesmo prazo de ¨validade¨? A sensação de bem-estar depende da avaliação que cada um faz de sua própria vida. E para ser feliz, a pessoa deve ter experiência emocionais agradáveis, baixos níveis de sentimentos negativos e alta satisfação em relação a vida. Não existe um estado permanente de ¨felicidade¨ já que todos podem ter alterações de humor.
    O processo de ¨infelicidade¨ também funcionam como um momento para amadurecer, pensar e repensar as atitudes. Mas hoje em dia todo mundo quer deixar todo mundo feliz porque agradar é agora, um conceito ¨cientifico¨. Mas quem quer agradar todo mundo no fundo é um ¨frouxo¨, porque isso de agradar é uma espécie de ¨vicio¨. Por isso se você tiver muitos amigos ou você é ¨superficial¨ ou eles são.
    A felicidade é resultado das nossas ações, Aristóteles define que “o homem é um princípio motor de ações; a deliberação gira em torno de coisas a serem feitas pelo próprio agente, e as ações tem em vista outra coisa que não elas mesmas” as ações que dependem do próprio agente estão vinculadas a maneira de agir, o homem deve encontrar um meio termo da ação.
    O verdadeiro segredo da felicidade é exigir muito de si e pouco dos outros. Sempre que possível, devemos lutar para fazer o que nos satisfaz. Conquistar um diploma por conquistar é um avanço, mas sempre podemos fazer algo melhor. Tudo que é feito sem satisfação, sai melhor. Nossa motivação prioritária não deveria passar só pelo dinheiro. O prazer de viver e de empreender, quando alcançado, nos torna mais felizes? É aí que mora a eudaimonia.
    E para não viver na ¨solidão¨ ter uma vida com ¨segurança¨ você deve ter a graça de ¨Deus¨ e uma ¨família¨ unida. Mas quem quiser se livre, que aguente a insegurança da ¨liberdade¨. Ser feliz não é viver apenas momentos de alegria, é ter coragem de enfrentar os momentos de tristeza e sabedoria para transformar os problemas em aprendizado.

    ResponderExcluir
  5. Aluna: Tályta Cardoso Lopes


    Alguns pessimistas consideram a felicidade um sonho impossível, consideram-se sabichão de tudo e tem o vício de achar que são os donos da verdade, sendo perfeitos em tudo, mas na verdade não passam de frouxos e medrosos tentando esconder a sua covardia, e solidão.
    A felicidade tem como característica o sentimento de satisfação, mas este não é suficiente para explica-la, pois pode gerar duvidas assim trazendo conflitos, então temos a autonomia de decisão, ou seja a liberdade para escolher o que nos é mais importante.
    Essa liberdade, pode nos trazer insegurança. Muitos anseiam por ela achando que não há tem, mais na verdade Deus com toda sua benignidade nos dá livre arbítrio para escolher o que é melhor para nós, pois com o pecado original, vindo de Adão e Eva temos o poder de distinguir entre o bem e o mal, e nossas escolhas sempre geram consequências, sejam estas boas ou ruins, mais cada ação tem uma reação.
    Vários imaginam ser infelizes, vivem uma vida superficial, dia sentem-se tristes e abandonados, horas sentem-se no céu, outras vivem dias infernais. Mais felicidade não é ser feliz o tempo todo e sim ter a consciência de que como os dias felizes, os dias tristes também tem fim. É cair mais escolher levantar, deixar os traumas de lado e aos poucos aprender engatinhar.
    Alguns científicos procuram explicar a felicidade, porém há quem diga que a família é a base de tudo, pois é a partir da criação familiar que começa a ser gerado o caráter de cada ser humano. Esse quesito pode influenciar muito, já que sempre nos deparamos com histórias comoventes de pessoas que acabaram sua vida pelo fato de terem se criado sem um pai, ou uma mãe, se destruíram devido um trauma em sua infância.
    Uns buscam a felicidade em bens materiais, ou seja, carros, casas, dinheiro, etc. Outros dizem que ser feliz é ter saúde e ainda há aqueles que preferem a beleza física, mas felizes de verdade são aqueles que não buscam nada, encontram a beleza da vida em cada pequeno detalhe, e são felizes pelo pouco que tem.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia ter a citação de algum filósofo sobre os conceitos defendidos.

      Excluir
    2. Poderia ter a citação de algum filósofo sobre os conceitos defendidos.

      Excluir
  6. Aluna: Thaís Bandt

    É com a família que aprendemos as primeiras lições da vida, superamos nossos traumas, construímos nosso caráter e alcançamos equilíbrio espiritual pois há amor, amizade, segurança... Aprendemos que para sermos felizes nem sempre é necessário sermos livres, mas sim termos pessoas ao nosso lado, que sabemos que podemos confiar, sempre.
    Na sociedade, as pessoas têm muita insegurança perante à opinião dos outros, ao que pensam e dizem, por isso querem agradar a todos, é como um vício. Como querem alcançar a felicidade desse modo? Aparentando ser quem não são. Que covardia! Não ter vida própria e sempre viver para agradar!
    Hoje, parece que se importam mais com status, com quantidade do que com qualidade... E acabam levando essa vida superficial, isso, em alguma hora vai acabar gerando conflitos.
    As pessoas idealizam e rotulam o que acreditam ser o certo, mas o que elas pensam ser o certo nos tornará felizes? A vida é apenas uma... E desperdiçar agradando pessoas insignificantes é coisa de frouxo. Vamos fazer o nosso certo, vamos amar alguém, sair, viajar, tentar encontrar a nossa felicidade, do nosso modo, porque a única certeza é a morte e acredito que o único digno de nos julgar e corrigir é Deus.
    Quando deixarmos de ser ignorantes e pararmos de viver para agradar, seremos muito mais felizes, pois vamos viver para nos agradar, apenas.

    ResponderExcluir
  7. Poderia ter citado algum filósofo para sustentar suas afirmações.

    ResponderExcluir
  8. Poderia ter citado algum filósofo para sustentar suas afirmações.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação.