REVENDO O CAPÍTULO
1) O que significa dizer que "a não indiferença é a essência do valor"? (Sustente sua resposta com a leitura da página 171 do livro).
2) Explique esta afirmação: O ser humano diferentemente do animal é capaz de produzir interdições: (Pode ajudar para responder esta questão a leitura atenta do primeiro parágrafo da segunda coluna na página 171 do livro texto).
3) Porque não é contraditório afirmar que a moral autentica supõe aceitação livre das normas, ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico e social? (Solução para esta questão tópico 3 da página 172).
4) Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever e a liberdade? (Respostas no tópico 4 das páginas 172 e 173 do livro).
5) Explique porque não há moral do desejo, uma vez que só é moral o ato voluntário. (Respostas no ponto 5 da página 173).
6) É comum colocar a culpa pela degradação da natureza no desenvolvimento tecnológico, o que é verdadeiro em parte. Mais do que isso, o problema ecológico é sobretudo um problema moral. Justifique: (Ajuda na resposta a leitura do tópico Ética da responsabilidade na 175 e 176).
ATENÇÃO:
AS RESPOSTAS DEVEM SER PESSOAIS. TEXTOS COPIADOS DO LIVRO NÃO SERÃO CONSIDERADOS.
CADA ALUNO FARÁ A SUA RESPOSTA, NÃO SERÃO ACEITAS DUAS RESPOSTAS IGUAIS, O MODO DE SE EXPRESSAR É PRÓPRIO DE CADA PESSOA.
O PRAZO PARA CONCLUIR ESTA ATIVIDADE ENCERRA NA PRIMEIRA AULA DA SEMANA DEPOIS DO DIA 31 DE MAIO DE 2015.
Aluno: Joel rodrigo Drehmer turma 301
ResponderExcluirQuestões do livro pg 178
1) O que significa dizer que “a não indiferença é a essência do valer”?
R: isso significa dizer que não permanecemos indiferentes diante de seres que consistem o nosso mundo familiar.
2) Explique esta afirmação: o ser humano, diferentemente do animal, é capaz de produzir interdições.
R: porque os animais são irracionais, vivem livremente entre eles. Já o ser humano, poderia conviver melhor, porque Deus deu a sabedoria o conhecimento, que prejudicou a sua própria espécie em alguns sentidos.
3) Por que não é contraditório afirmar que a moral autentica supõe a aceitação livre das normas, ao mesmo tempo em que a moral tem um caráter histórico social.
R:porque aquela que aceita as normas, sendo ele moralmente autentico, o faz dele um ser livre e consciente, em saber que a norma deve ser cumprida em problema do bem coletivo, não permitindo que ele se perca nas ambições que destroem o ser humano.
4) Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever (a obrigação) e a liberdade.
R: a liberdade é a condição de possibilidade de qualquer posicionamento moral, ela é a condição de possibilidade, porque eu sou livre e tenho capacidade de fazer escolhas.
A decisão voluntaria cria um dever que resulta da consciência da obrigação moral
5) Explique por que não há moral do desejo, uma vez que só é moral o ato voluntário.
R:segundo a filosofia, só há moral quando os atos humanos são voluntários, isto é, quando os atos humanos são determinados pela razão, já para os filósofos não há moral do desejo, e sim na moral da razão, o desejo é praticamente um instinto do ser humano
6) É comum colocar a culpa pela degradação da natureza no desenvolvimento tecnológico, o que é verdadeiro em parte. Mais do que isso, o problema ecológico é, sobretudo um problema moral. Justifique.
R: o ato moral provoca efeitos não só na pessoa que age, mas naquelas que o cercam e na própria sociedade como um todo. O problema ecológico é um problema moral, pois o próprio ser humano tem a ideia que o meio ambiente é um problema para o desenvolvimento tecnológico.