terça-feira, 5 de maio de 2015

TURMA 305

Para o dia 12/05, responder as questões e postar neste espaço ou entregar impresso para o professor.
Depois de ler o texto: "Informar ou explicar" os alunos responderam às seguintes questões que foram corrigidas pelo professor: 1) Fale, segundo a filosofia, o sentido das palavras Radical... Rigorosa e De conjunto...2) Qual a diferença entre informação e conhecimento...3) Em relação a sua autobiografia Você tem conhecimentos ou informações? 4) Em relação à merenda escolar você tem informações ou conhecimentos?

17 comentários:

  1. Aluna:Jaqueline Oliveira

    ´´ Informar ou explicar``

    1) Fale, segundo a filosofia, o sentido das palavras Radical... Rigorosa e De conjunto.
    R: Radical:Quer dizer, é preciso que se vá até às raízes da questão,até seus fundamentos.
    Rigorosa:deve-se proceder com rigor,colocar em questão as conclusões da sabedoria popular e as generalizações apresentadas que a ciência pode ensejar.
    De conjunto:relaciona o aspecto em questão com os demais aspectos do contexto em que está inserido.

    2)Qual diferença entre informação e conhecimento.
    R: Conhecimento:aprofundar em determinado assunto até chegar ao ápice do assunto.
    Informação:se obtém a qualquer momento que há um acontecimento de interesse de alguém.

    3) Em relação a sua autobiografia: você tem conhecimentos ou informações?
    R:Conhecimento,por que eu sei da minha história de vida apartir de e histórias dos meus pais e parentes.

    4) Em relação à merenda escolar você tem informações ou conhecimentos?
    R:Informações,pois ouço comentários sobre o assunto de diversas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Aluno: Leonardo Thibes
    Turma: 3° 305


    1) Fale, segundo a Filosofia, o sentido das palavras Radical, Rigorosa e de Conjunto.
    R. Radical: é preciso que vá até as raízes da questão, até seus fundamentos, ou seja uma reflexão em profundidade.
    Rigorosa: onde deve-se proceder com rigor, sistematicamente, questionando as conclusões da sabedoria e as generalizações.
    De Conjunto: o problema não pode ser analisado de modo parcial, relacionando o assunto em questão com os demais do contexto. É nesse ponto que a filosofia se distingue da ciência, pois ela não tem um objetivo determinado, se dirige a qualquer coisa problemática da realidade, pois seu campo de ação é o problema.

    2) Qual a diferença entre informação e conhecimento.
    R. Com o avanço tecnológico, o acesso a informação está acessível a muitos lugares, não só em redes sociais como também nas ruas, shoppings etc. Entanto, o conhecimento é algo que vai além da informação, mas se caracteriza por saber o que fazer com ela, se bem tratada didaticamente essa informação vira conhecimento, é um processo mental onde indagamos, questionamos e estabelecemos relações entre as diversas informações obtidas.

    3) Em relação à sua autobiografia você tem conhecimentos ou informações?
    R. Tenho conhecimento, pois desde pequeno ouço minha família falando sobre o assunto e eu me pergunto, porque era daquele jeito, para que, e é usando as informações obtidas que eu transformo tudo em conhecimento, e o que se aprende não se esquece, vou levar para a vida toda.

    4) Em relação à merenda escolar você tem informações ou conhecimentos?
    R. Tenho informações e pouco conhecimento, pois não fui mais a fundo a pesquisar sobre tal assunto, o pouco conhecimento que tenho obtive em aula com o professor, falando nos aspectos que as merendeiras estão, a precariedade e falta de ajuda financeira do governo, o motivo pelo qual estar sendo discutido o assunto entre outros aspectos.

    ResponderExcluir
  3. Gustavo Henrique Novello
    Turma 305

    1) Fale, segundo a Filosofia, o sentido das palavras Radical, Rigorosa e de Conjunto.
    R. No sentido da filosofia o conhecimento à informação diz respeito ao conhecimento prévio e não tão profundo sobre determinado assunto. A explicação seria: você ter um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto, conhecendo os detalhes mais aprofundado do mesmo, não apenas ao que se refere, o suficiente para fazer outra pessoa ter um conhecimento do assunto. Sabedoria é saber até mesmo os menores detalhes do assunto e ter certeza de que o que se sabe está certo, é ter conhecimento suficiente para questionar e se aprofundar mais ainda no assunto.

    2)Segundo suas palavras, explique, o que é, conhecimento radical, rigoroso e de conjunto.
    R.Conhecimento Radical é o conhecimento que se aprofunda até a raiz do assunto para que possa ter uma reflexa profunda. Conhecimento Rigoroso, é aquele conhecimento com rigor, que coloca em questão as conclusões do conhecimento popular. Conhecimento de Conjunto, é o conhecimento que não pode ser examinado de forma parcial, mas também não é tão aprofundada em suas raízes.

    3) Em relação a sua autobiografia você pode dizer que tem, um conhecimento radical, rigoroso e conjunto em que medida?
    R. Em relação a minha autobiografia eu tenho um conhecimento de conjunto por não ter a capacidade de lembrar dos menores detalhes, até porque é um longo período e são muitas as informações.

    4)Em relação a merenda escolar você tem informações ou conhecimento?
    R.Em relação a merenda escolar eu tenho um conhecimento, não tenho muitas informações por motivo de não me interessar muito pelo mesmo, sei algumas coisas que me falaram.

    ResponderExcluir
  4. Aluna: Géssica Simon
    Turma: 305

    "Informar ou Explicar"

    1) Fale, segundo a filosofia, o sentido das palavras Radical, rigorosa e de conjunto.

    Radical: como o nome já diz, é ir até a raiz da questão, é o conhecimento que pretende alcançar o melhor conhecimento possível do real. É o conhecimento que precisamos rasgar o guarda-sol para adquiri-lo, querer saber sempre mais.

    Rigorosa: é rigorosa quando se tem determinação e convicção em saber o porquê e para que de tudo, agrega argumentações e define conceitos claros e precisos. O filósofo usa uma linguagem rigorosa para evitar ambiguidades ou duplas interpretações.

    De conjunto: a filosofia não analisa a questão de forma parcial, mas sim global, provocando uma reflexão em conjunto compartilhando o modos de saber e agir dos humanos.

    2) Qual a diferença entre informação e conhecimento.
    Informação é tudo que vemos e ouvimos sobre determinados fatos ou circunstancias existentes, algo superficial, sem muito estudo ou interesse dos humanos. Como por exemplo: “Que horas são?” “Onde você mora?”
    O conhecimento vai além de informações, pois ele além de ter um significado tem uma aplicação. Temos conhecimento quando adquirimos explicações de como, porque e para que servem as coisas.

    2) Em relação a sua autobiografia, você tem conhecimentos ou informações?
    Tenho conhecimento e informações, informações quando me contam atos ou acontecimentos que vivi quando criança mas que não existe mais em minha memória e conhecimento sobre meu modo de agir e pensar e aprender coisas novas nessa eterna escola chamada vida.

    4) Em relação à merenda escolar você tem informações ou conhecimentos?
    Em relação à merenda escolar, posso afirmar que tenho apenas informações sobre esse assunto, não tenho um conhecimento com maior profundidade, como por exemplo de onde e como os alimentos chegam até a escola e quais são eles e a qualidade dos mesmos, o que na minha opinião os alunos deveriam saber mais sobre esse assunto já que a maioria usufrui desse benefício.

    ResponderExcluir
  5. E.E.B.Professora Adelina Régis
    Aluno: Anderson A de Lima Série:3° 305


    1- Qual a diferença entre informação e conhecimento.
    R: Entretanto, o conhecimento é algo que vai além da informação, mas se caracteriza por saber o que fazer com ela, se bem tratada didaticamente essa informação vira conhecimento, é um processo mental onde questionamos e estabelecemos relações entre as diversas informações obtidas mais nem toda informação vai te levar a um conhecimento, mas todo conhecimento partiu de alguma informação.

    2- Em relação à merenda escolar você tem informações ou conhecimentos?
    R: Não tenho muito informação porque não faço as refeições na escola. Mais no meu haver os lanche da escola esta melhorando de tem diversos tipos de merenda.
    3- Fale, segundo a Filosofia, o sentido das palavras Radical, Rigorosa e de Conjunto.
    R: Radical: é preciso que vá até as raízes da questão, até seus fundamentos, ou seja uma reflexão em profundidade.
    Rigorosa: onde deve-se proceder com rigor, sistematicamente, questionando as conclusões da sabedoria e as generalizações.
    De Conjunto: o problema não pode ser analisado de modo parcial, relacionando o assunto em questão com os demais do contexto. É nesse ponto que a filosofia se distingue da ciência, pois ela não tem um objetivo determinado, se dirige a qualquer coisa problemática da realidade, pois seu campo de ação é o problema.

    4- Em relação à sua autobiografia você tem conhecimentos ou informações?
    R: Tenho conhecimento, pois desde pequeno ouço minha família falando muito e por riço eu vou levar para a vida toda. Também o que agente aprende com os nossos pais nunca mais a gente vai esquecer jamais, o que aprende numa se esquecemos da nossa mente ou da nossa memória.

    ResponderExcluir
  6. Aluna: Pamela Schizzi (305)
    ‘’Informar ou Explicar’’
    1) Fale, segundo a filosofia, o sentido das palavras Radical, rigorosa e de conjunto.
    R: Conhecimento Radical é o conhecimento profundo, aquele que você tenta descobrir até os detalhes. Conhecimento Rigoroso é o conhecimento sistemático, totalmente planejado, aquele que você se envolve até o fim. Conhecimento de conjunto não é um conhecimento parcial e sim de coletividade. É o conjunto de pessoas agregando os conhecimentos para resolver problemas.


    2) Qual a diferença entre informação e conhecimento.
    R: Conhecimento é um conjunto de informação que se agrega de acordo com o tempo. São múltiplas informações que aprendemos, de acordo com o meio em que vivemos, as pessoas que estão ao nosso redor, enfim, é tudo que você adquire por si próprio, tudo que você armazena porque acha importante saber. Informação é um conjunto de dados, que constitui um assunto, algo em específico que ouviu de algum lugar, ou que alguém lhe contou. Explicação é um conjunto de palavras usadas para deixar algum acontecimento mais claro a se entender. Geralmente usamos para justificar alguma coisa, ou pedir perdão, desculpas e etc. Sabedoria é um conjunto de conhecimentos que uma pessoa agrega em excesso, sobre algo em particular, ou várias coisas. É ter conhecimento, as informações, e saber explicar sobre o assunto. É ter domínio sobre tudo um pouco.


    3) Em relação a sua autobiografia, você tem conhecimentos ou informações?
    R: Na medida suficiente. Nem avançado e nem pouco, tenho um conhecimento a base de tudo, procuro saber muito, mais aceito opiniões de outras pessoas.

    4) Em relação à merenda escolar você tem informações ou conhecimentos?
    R: Tenho informação e conhecimento, afinal, no momento em que eu adquiro várias informações sobre a merenda, eu construo assim um conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. Prazo encerrado para a atividade- 12/05/2015

    ResponderExcluir
  8. ALUNO : Gustavo de Moraes
    TURMA : 3º 305

    1) Fale, segundo a filosofia, o sentido das palavras Radical, rigorosa e de conjunto.
    R : conhecimento radical é aquele que você procura ir a fundo insiste ir até os detalhes do problema em questão chegar até a raiz da questão .conhecimento rigoroso é examinar dedicadamente,prestar atenção,analisar com cuidado e ter certeza do da fonte do conhecimento que você obtêm .

    2) Qual a diferença entre informação e conhecimento.
    R : Informação é tudo que vemos e ouvimos sobre determinadas circunstâncias que estamos sujeitos no nosso dia a dia , algo superficial, sem muito ou nenhum estudo.
    O conhecimento não são só informações. Temos conhecimento quando adquirimos explicações e temos um conhecimento profundo do que queremos de como, porque e para que servem as coisas.

    3) Em relação a sua autobiografia, você tem conhecimentos ou informações?
    R : creio eu que tenho os dois conhecimento e informações obtive informações quando pedi para meu familiares as informações que eu necessitava das informações e das minhas próprias lembranças e tive meu conhecimento quando fui a fundo a traz de conhecimentos pesquisas e perguntas com minha mãe sobre minha história .

    4) Em relação à merenda escolar você tem informações ou conhecimentos?
    R : em relação a merenda escolar possuo informações pois não fui a fundo para saber o por que do cardápio ou se o alimento que é servido está bom digo também que não como a comida da escola mais por escolha minha e que me falam que não é tão boa por isso digo que possuo informações não fui a fundo em saber se a informação que chegou a min é verídica e se for ai começo a ter o conhecimento sobre a merenda


    ResponderExcluir
  9. Aluno:Anderson Teske
    Turma:305
    1) Fale, segundo a filosofia, o sentido das palavras Radical... Rigorosa e De conjunto.
    R: Radical: é necessário investigar a fundo a raíz da questão e o principal porque do problema de uma forma objetiva .
    Rigorosa: Precisa colocar em questão as conclusões da informação antes obtida e assim comprovar de uma forma detalhada.
    De conjunto :Interliga o aspecto da questão com os demais aspectos em conjunto em que está exposto.
    2)Qual diferença entre informação e conhecimento.
    R: Conhecimento:Detalhar-se em um assunto até chegar a raíz do assunto.
    Informação:um acontecimento de interesse de alguém. Sem base de conhecimento sobre determinado assunto.

    3) Em relação a sua autobiografia: você tem conhecimentos ou informações?
    R:Conhecimento,por que eu sei da minha história de vida à partir do conhecimento dos meus pais que são a raíz do conhecimento passado para mim .

    4) Em relação à merenda escolar você tem informações ou conhecimentos?
    R: Informações, Sem base de conhecimento sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  10. Aluna: Karine Machado Rei
    3ª 305

    Respostas:
    1-Radical: quando é preciso investigar até a raiz do problema de forma objetiva.
    rigorosa: quando se é necessário colocar em questão as conclusões da informação antes obtida, assim comprovando de uma forma detalhada.
    De conjunto: quando interliga outros aspectos em conjunto para se conhecer.

    2- O conhecimento é quando você sabe tudo sobre o assunto, até a raiz daquilo.
    E informação é quando você só tem uma base sobre o assunto, nada muito rebuscado.

    3-Tenho conhecimentos porque é sobre a minha vida, então sei tudo sobre mim desde que nasci.

    4- Em relação à merenda tenho só informações, não sei a fundo sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  11. Aluna: Gabriela Xavier da Silva
    Turma: 3° 305

    1) Fale, segundo a filosofia, o sentido das palavras Radical, Rigorosa e de Conjunto.
    R: Radical: quer dizer que precisamos ir até a raiz das questões ao seu fundamento.
    Rigorosa: estabelecer as questões e conclusões apresentadas pela sociedade, e pela ciência.
    2) Qual a diferença entre informação e conhecimento.
    R: Conhecimento é você saber e entender profundamente de um assunto, ir além das informações impostas.
    Informação é algo superficial, tudo aquilo que ouvimos, vemos ou pedimos. Aquilo que não há tanto interesse, mas, que obtemos a qualquer instante.
    3) Em relação a sua autobiografia: você tem conhecimento ou informações?
    Tenho conhecimento até certo ponto, aquilo que sei, é contado pelos meus avós, e familiares.
    4) Em relação à merenda escolar você tem informações ou conhecimento?
    R: Informação, pois debatemos isso em aula, porém, nunca fomos a fundo.

    ResponderExcluir
  12. Aluno: Jackson Rizzi
    Turma: 305

    1) Fale, segundo a filosofia, o sentido das palavras Radical, rigorosa e de conjunto.
    Radical significa imediato, quer dizer que cada vez mais precisa se aprofundar sobre o assunto.
    Rigorosa é que tenha um método um caminho a seguir e um objetivo a ser alcançado.
    De Conjunto é quando tem o conhecimento, critica e analisa o fato.

    2) Qual a diferença entre informação e conhecimento.
    Conhecimento vem com o saber se aprofunda em determinado assunto.
    Informação se obtém a qualquer momento que há um acontecimento de interesse de alguém.

    3) Em relação a sua autobiografia, você tem conhecimentos ou informações?
    Eu tenho mais conhecimento pelo o que eu adquiri durante a minha vida desde pequeno com algumas informações que eu fui atrás afundo para entender sobre o assunto.

    4) Em relação à merenda escolar você tem informações ou conhecimentos?
    Tenho apenas informação pois não fui afundo pesquisar sobre o assunto da merenda

    ResponderExcluir
  13. 18 de maio, encerrado prazo para esta atividade.

    ResponderExcluir
  14. Aluno: Anselmo Flores Junior
    Turma: 305

    1- Explique usando suas palavras o significado das expressões.
    R: CONHECIMENTO: Saber. No entanto , sabedoria é quando colocamos em prática o que conhecemos. A pessoa pode conhecer e não ser sábia!
    INFORMAÇÃO: A informação se obtêm a qualquer momento sendo de nosso interesse.

    2- Oque é conhecimento Radical, Rigoroso e de Conjunto
    R: Radical é quando você procura a raiz do problema.
    Rigoroso é quando a partir de uma informação você encontre um objetivo para a resolução do problema.
    De Conjunto:É quando você tem conhecimento sobre tal problema e analisa a melhor forma de resolver ele.

    3- Em relação a sua autobiografia você tem conhecimento ou informação?
    R: Mais conhecimento pois é a história da minha vida. E essas informações que sei foi através de meus pais.

    4- Em relação a merenda escolar você tem informações ou conhecimentos?
    R: Mais informações do que conhecimento, pois não pesquisei sobre este assunto.

    ResponderExcluir
  15. Fim do prazo estendido para apresentação de atividade. 25/05/2015

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação.