sexta-feira, 29 de maio de 2015

TURMA 306 - QUESTÕES DA PÁGINA 178 DO LIVRO TEXTO

REVENDO O CAPÍTULO
1) O que significa dizer que "a não indiferença é a essência do valor"? (Sustente sua resposta com a leitura da página 171 do livro).
2) Explique esta afirmação: O ser humano diferentemente do animal é capaz de produzir interdições: (Pode ajudar para responder esta questão a leitura atenta do primeiro parágrafo da segunda coluna na página 171 do livro texto).
3) Porque não é contraditório afirmar que a moral autentica supõe aceitação livre das normas, ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico e social? (Solução para esta questão tópico 3 da página 172).
4) Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever e a liberdade? (Respostas no tópico 4 das páginas 172 e 173 do livro).
5) Explique porque não há moral do desejo, uma vez que só é moral o ato voluntário. (Respostas no ponto 5 da página 173).
6) É comum colocar a culpa pela degradação da natureza no desenvolvimento tecnológico, o que é verdadeiro em parte. Mais do que isso, o problema ecológico é sobretudo um problema moral. Justifique: (Ajuda na resposta a leitura do tópico Ética da responsabilidade na 175 e 176).

ATENÇÃO: 
AS RESPOSTAS DEVEM SER PESSOAIS. TEXTOS COPIADOS DO LIVRO NÃO SERÃO CONSIDERADOS.
CADA ALUNO FARÁ A SUA RESPOSTA, NÃO SERÃO ACEITAS DUAS RESPOSTAS IGUAIS, O MODO DE SE EXPRESSAR É PRÓPRIO DE CADA PESSOA. 
O PRAZO PARA CONCLUIR ESTA ATIVIDADE ENCERRA NA PRIMEIRA AULA DA SEMANA DEPOIS DO DIA 31 DE MAIO DE 2015.

13 comentários:

  1. Atividades do livro :

    respostas:
    1) Não a nada pior do que a indiferença . A não indiferença significa começa a se importa com as outras pessoas você começa a valer e a deixar de se tornar indiferente , por que quando você olha para as pessoas como se elas focem diferente você acabe se tornando indiferente também.

    2) a frese significa que o humano é capaz de agir de uma certa maneira , e o animal por ser racional não

    3) a moral nos faz ,seguir regras as vezes nem conhecemos certas regras mas temos que seguir ,por que quando nos preocupamos com as outras pessoas ,fazemos que haja paz um bem estar comum que isso de um jeito ou de outro acontece durante toda a história .

    4) a moral faz você viver em regras sabendo respeitar os limites das pessoas que consequentemente temos paz e harmonia

    5) a pergunta mesmo ja responde o desejo é um ato involuntario .A moral só pode existir quando pensamos antes de agir ou seja quando sabem que tal ato vai trazer problemas .

    6)a culpa da degradação da natureza, é de todos nos por que já somos nos que consumimos

    turma :306
    aluna:Aline Antunes

    ResponderExcluir
  2. 1)quer dizer que não damos tal importância ou devido valor a algo ou alguém.
    2)a diferença é que nos humanos somos racionais,somos capazes de pensar e os animais são irracionais agem por impulso.
    3)todos temos regras e leis,cabe a cada um respeita las ou não.
    4)liberdade podemos fazer o que queremos,quando queremos,dever é ter obrigação de fazer algo.
    5)desejo é quando você faz algo por impulso sem pensar nas consequências futuras,ato voluntário é algo pensado.
    6)todos nós temos culpa,mais preferirmos culpar a tecnologia ou os outros,se cada um de nós respeitar,e cuidar a natureza irá agradecer.
    ALUNA:THAILA ANDRESSA FONTANA
    Turma :306

    ResponderExcluir
  3. 1- Para mim, o sentimento mais forte para uma pessoa é a indiferença, esta representaria nenhum valor para o mesmo, causando um grande constrangimento .

    2- Porque os animais irracionais, vivem livremente entre eles, uns com os outros em igualdade. Já o ser humano, que poderiam se ajudar mais, tento racionio rápido, se prejudica um ao outro, por serem tão diferentes.

    3- A moral limita as ações do ser humano, não permitindo que ele se perca em sua loucura, nas ambições que destroem o ser humano.

    4-Porque ao mesmo tempo que você tem um dever, você tem tamanha liberdade para cumprir, basta você saber aproveitar de sua liberdade.

    5-Só há moral quando os atos humanos são voluntários, quando os atos humanos são determinados pela razão. Mas o desejo não é racional, porém atua, na maioria dos casos, contra a razão, em favor dos impulsos instintivos do ser humano.

    6- A culpa é de todos, já que todos consumimos, a culpa não é dos celulares, nem de nenhum tipo de tecnologia, a culpa é dos humanos que não sabem como usar, muitas vezes prejudicando a natureza, não fazendo um uso recional.

    Jaqueline Constantini, 306.

    ResponderExcluir
  4. Aluna:Karoline Monteiro dos Santos

    1-Que algo que julgamos de valor, nao é importante é indiferente, sem interesse nenhum.

    2- Como seres racionais, criamos nossas regras, diferente dos animais, irracionais.

    3- Tendo direiros e deveres, vai depender de que cada um ira cumprir e respeitar as leis.

    4- A partir das regras podemos resolver quase tudo, com racionalidade, seguindo os limites.

    5- Pois agindo sem pensar, nao pensamos antes de falar, mas devemos ter moral e pensar antes de agir.

    6- Somos todos culpados, por usar de maneira imprudente os recursos oferecidos.

    ResponderExcluir
  5. 1)A indiferença acontece quando começamos a desprezar ou a não dá valor a alguém por causa de suas indiferenças.
    2)Nós seres humanos temos a capacidade de pensar em cometer algum ato, já um animal ele aje totalmente irracional.
    3)todos nós temos a escolha e não podemos muda-la apenas porque os outros querem que mudamos, devemos fazer o que achamos que irá ser o certo.
    4)todos nós temos obrigações de fazer algo, cabe a nós se devemos fazer ou não.
    5)só existe mobilidade quando é pensado aquilo que fazemos realmente por desejo não é pensado, e não pensamos na consequências.
    6)Usarei o exemplo da camada de ozônio, a culpa disso que está acontecendo não é apenas dos carros que poluem e acabam afetando a natureza,e sim de tudo que fazemos o mal uso da aquilo que está no nosso alcance.

    ResponderExcluir
  6. Professor esse que acabou de ir em anonimo me pertence.
    Nome:Bianca Romão da Silva.

    ResponderExcluir
  7. 1- Quer dizer que não damos o devido valor para uma pessoa ou objeto no qual ela é merecedor.
    2- Nós humanos temos noção do que é certo e do que é errado, temos a capacidade de pensar antes de agir, já os animais não tem essa técnica, só agem e não pensam em consequências futuras.
    3- A sociedade expõe várias regras, mesmo não concordando com algumas temos que respeitar, cade a nós saber que se não respeitar, podemos ser julgado pela sociedade.
    4- Dever é uma ação no qual tu faz respeitando para não invadir a liberdade de outras pessoas. Liberdade é quando tu faz algo no qual te agrada.
    5- Ato voluntário é quando se tem noção das consequências boas ou ruim que se pode acontecer. Desejo é algo que tu faz no impulso só pensa naquilo sem pensar em consequências ou se pode uma pessoa gostar ou não.
    6- Todos nós sabemos o que ajuda e o que prejudica a natureza, exemplo, se tu jogar lixo na frente da sua casa, tendo algum bueiro próximo quando der a primeira chuva o lixo irá trancar o bueiro causando alagamentos e quem sabe fazendo com que a água invada sua casa, a tecnologia em vários sentidos prejudica a natureza, mas em vários sentidos ajuda, basta nos ajudar a natureza e ela vai no retribuir!

    Aluno: Natãn Pedro Sartori
    Sala: 306 - Noturno

    ResponderExcluir
  8. Aluna: Emanueli Gregorio

    1) De modo que a indiferença seja a não importância por algo ou alguém, a não indiferença é contraditório, pois se refere ao amor, carinho,atenção que o sujeito tem pelo seu semelhante. ter o seu valor não é ter dinheiro a mais ou a menos e sim é não ser indiferente, ter sua própria essência.

    2)Diferentemente dos animais considerados irracionais, nos seres humanos criamos um cultura, uma sociedade mais complexa baseada em verdades religiosas, psicologicas, morais, jurídicas que nós julgamos ser correta e com certas consequências que nos fazem parar e pensar, até chegar a conclusão de ser um ato ariscado ou incoerente. Tomamos como exemplo um pessoa humilde, sem condições que almeja por um carro ela sabe que não tem como paga-lo, seria muito mais fluente ir la e furtá-lo, entretanto as consequência pesariam.

    3) Moral faz com que o ser não caia em desvario, ela limita as ações do sujeito, e apesar de moral ter um caráter histórico e social ela muda constantemente de acordo com o tempo e o lugar. Com o tempo vamos crescendo e criamos nossa própria moral, nosso próprio modo de pensar, questionando nosso valores herdados, desenvolvendo nossa cultura.

    4) A pratica do dever nos proporciona a liberdade. O fato é que o dever está ligado a liberdade. Eu devo fazer tal coisa porem eu tenho liberdade de não fazer, porem é sempre bom interligar a situação com o dever moral para torna-la coerente perante você e a sociedade.

    5) Moral do desejo não existe, pois trata-se de uma vontade impulsiva. /a moral só existe quando as ações são voluntárias e racionais.

    6) A culpa é de todos nós, que consumimos sem o minimo de respeito e cuidado, o problema se torna moral quando, não fazemos valer as palavras ditas, julgando os avanços tecnológicos e não estamos polpando e nem tirando bom proveito dele.

    ResponderExcluir
  9. Otávio Luís Bóz
    3 ano 306
    31/05/15

    1) a frase acima dai nós a entender que a não indiferença seria a percepção de cada um de se colocar no lugar do outro sendo assim pensando no próximo, e está capacidade usada ou não por qualquer um é que demonstra seu valor ético ou não.

    2) diferente dos animais, o homem possui interdições pelo fato de ser um ser pensante, saber o certo e o errado, ser racional, já os animais são irracionais agem por desejo ou impulso

    3)a moral dai nós a entender o certo do errado, pensando em um todo num bem conjunto entre pessoas optamos por seguir o certo as leis e regras

    4)o que difere dever de liberdade são as formas como são vividas as duas formas, se você vive em deveres, vc praticamente não vive pois deveres reais seriam todas as leis e regras da sociedade, sendo assim a liberdade em nosso consciente nos permite que façamos aquilo que queremos como se estivéssemos invisíveis a sociedade.

    5) o desejo é um ato imoral, involuntário, não pensado, por isso difere da moral, que são os atos pensados que você faz consciente das ações se são certas ou não e sabe também das consequências

    6) dizer que a degradação da natureza e um problema moral está mais que correto. Realmente existe os avanços tecnológicos mas quem os usa somos nós então vai do homem repensar e mudar suas formas de utilizar e depois descartar estes materiais corretamente

    ResponderExcluir
  10. Aluno: Arthur Henrique Barboza
    turma: 306

    OBS: Trabalho postado no dia 08/06. Motivo: ja explicado para o professor, e autorizado para ser postado !

    1-Mas pode-se deduzir que a não indiferença equivale a atenção, interesse, então subentende-se que " A atenção é a essência do valor"

    2-O ser humano é considerado um animal social , ou seja , aquele que não é capaz de sobreviver sem estar em sociedade , que tem que conviver em grupo e o animal não é capaz de ter atitudes que o ser humano tem , ou seja , essa frase significa que o ser humano ( o homem ) é capaz de agir de uma certa maneira e o animal por ser irracional , não.

    3-Moral autentica e aceitação livre das normas se identificam pelo fato de possuir como alicerce o amor como referencia sob uma escolha o que configura a generosidade, ambas resultam em generosidade, as duas caminham juntas no sentido ético de compartilhar informação a serviço da vida.

    4-O ato moral nos dá o direito de escolha . Com isso se dá a obrigaçao e a liberdade e outros entendimentos, por ter esse direito de escolha. Que consiste em deveres mantidos pela sociedade.

    5-Moral do desejo não existe por que se trata de um impulso, sentimento, uma reação natural do ser humano ao ver algo que o deseja. Como a própria pergunta diz, o desejo é um ato involuntário. A moral só pode existir quando os atos são voluntários e racionais.

    6-A culpa da degradaçao da natureza e de tds , ja que somos nos que consumimos.



    Texto da Águia e da Galinha!

    Comparando a minha vida com o que o texto quer dizer ou explicar para o leitor,
    eu me considero como a águia pois mesmo tendo muitos motivos no mundo à fora para termos medo e insegurança das consequências dos nossos atos, tomou coragem e enfrentou o seu medo, buscou seus proprios objetivos e percebeu que podia ser muito mais do que uma simples galinha que nao faz nada à mais do que seguir regras de um galinheiro.

    ResponderExcluir
  11. 1-Mas pode-se deduzir que a não indiferença equivale a atenção, interesse, então subentende-se que " A atenção é a essência do valor"

    2-O ser humano é considerado um animal social , ou seja , aquele que não é capaz de sobreviver sem estar em sociedade , que tem que conviver em grupo e o animal não é capaz de ter atitudes que o ser humano tem , ou seja , essa frase significa que o ser humano ( o homem ) é capaz de agir de uma certa maneira e o animal por ser irracional , não.

    3-Moral autentica e aceitação livre das normas se identificam pelo fato de possuir como alicerce o amor como referencia sob uma escolha o que configura a generosidade, ambas resultam em generosidade, as duas caminham juntas no sentido ético de compartilhar informação a serviço da vida.

    4-O ato moral nos dá o direito de escolha . Com isso se dá a obrigaçao e a liberdade e outros entendimentos, por ter esse direito de escolha. Que consiste em deveres mantidos pela sociedade.

    5-Moral do desejo não existe por que se trata de um impulso, sentimento, uma reação natural do ser humano ao ver algo que o deseja. Como a própria pergunta diz, o desejo é um ato involuntário. A moral só pode existir quando os atos são voluntários e racionais.

    6-A culpa da degradaçao da natureza e de tds , ja que somos nos que consumimos.

    Comparando a minha vida com o que o texto quer dizer ou explicar para o leitor,
    eu me considero como a águia pois mesmo tendo muitos motivos no mundo à fora para termos medo e insegurança das consequências dos nossos atos, tomou coragem e enfrentou o seu medo, buscou seus proprios objetivos e percebeu que podia ser muito mais do que uma simples galinha que nao faz nada à mais do que seguir regras de um galinheiro.

    ResponderExcluir
  12. 1)A indiferença acontece quando começamos a desprezar ou a não dar valor a alguém por causa de suas caracteristicas, defeitos, qualidades, etc.
    2)Nós seres humanos pesamos antes de fazer algo, mesmo para fazermos um ato ruim, já um animal geralmente age por instinto.
    3)Cada pessoa deve ter sua própria opinião e não deve deixar se influênciar por o que outros dizem, a sociedade também tem que aprender a aceitar a opinião de cada um.
    4)Todos nós temos obrigações , cabe a nós decidir-mos faze-las ou não.
    5)Mobilidade só existe quando pensamos no que fazemos, já no desejo geralmente agimos por impulso sem pensar nas consequências.
    6)Um bom exemple seria a camada de ozônio, a culpa é do homem que acaba estragando com carros industrias. Acaba poluindo o meio ambiente, nós seres humanos fazemos de tudo para melhorar o trabalho com mais agilidade, mas, nem sempre pensamos nas consequencias, que estamos destruindo o proprio planeta com isso, e sem planeta nao ha vida.


    Aluna Julia Neuhaus

    ResponderExcluir
  13. Antonio César Mazzochi

    1-O que significa dizer que "a não indiferença é a essência do valor"?
    A não-indiferença representa o início do importar-se, o reconhecimento da imagem do outro, a importância de alguém que ocupa espaço físico, que faz diferença.
    2-Explique esta afirmação: O ser humano diferentemente do animal é capaz de produzir interdições: que o humano se comporta conforme é imposto a ele, por isso pessoas criam leis e proibições, e os animais se comportam por instinto
    3-Porque não é contraditório afirmar que a moral autentica supõe aceitação livre das normas, ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico e social? Limita as ações do sujeito, e apesar de moral ter um caráter histórico e social ela muda constantemente de acordo com o tempo e o lugar. Com o tempo vamos crescendo e criamos nossa própria moral, nosso próprio modo de pensar, questionando nosso valores herdados, desenvolvendo nossa cultura.
    4-Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever e a liberdade?
    Uma coisa é aquilo que é determinante, outra coisa é a capacidade humana de escolher o que fazer. A liberdade é o direito de fazer escolhas, não afetando pessoas e infringindo leis, o que não ocorre em alguns casos e dever seria um trabalho, onde você tem a obrigação de cumprir o seu papel e a liberdade de escolher o que é melhor para você.
    5-Explique porque não há moral do desejo, uma vez que só é moral o ato voluntário. sujeito moral é aquele que age e pratica seus atos voluntários através da razão. Como a pergunta já diz, o desejo é um ato involuntário, no impulso do momento em que o homem não pensa nas consequências mais tarde fugindo totalmente da razão. E para os filósofos como é a razão que conduz a moral não pode haver uma moral do desejo.
    6- É comum colocar a culpa pela degradação da natureza no desenvolvimento tecnológico, o que é verdadeiro em parte. Mais do que isso, o problema ecológico é sobretudo um problema moral. Moral pois já se tornou um habito das pessoas jogar lixo em lugares inadequados, o incorreto descarte de materiais eletrônicos, a falta de atitudes morais e de caráter.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação.