REVENDO O CAPÍTULO
1) O que significa dizer que "a não indiferença é a essência do valor"? (Sustente sua resposta com a leitura da página 171 do livro).
2) Explique esta afirmação: O ser humano diferentemente do animal é capaz de produzir interdições: (Pode ajudar para responder esta questão a leitura atenta do primeiro parágrafo da segunda coluna na página 171 do livro texto).
3) Porque não é contraditório afirmar que a moral autentica supõe aceitação livre das normas, ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico e social? (Solução para esta questão tópico 3 da página 172).
4) Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever e a liberdade? (Respostas no tópico 4 das páginas 172 e 173 do livro).
5) Explique porque não há moral do desejo, uma vez que só é moral o ato voluntário. (Respostas no ponto 5 da página 173).
6) É comum colocar a culpa pela degradação da natureza no desenvolvimento tecnológico, o que é verdadeiro em parte. Mais do que isso, o problema ecológico é sobretudo um problema moral. Justifique: (Ajuda na resposta a leitura do tópico Ética da responsabilidade na 175 e 176).
ATENÇÃO:
AS RESPOSTAS DEVEM SER PESSOAIS. TEXTOS COPIADOS DO LIVRO NÃO SERÃO CONSIDERADOS.
CADA ALUNO FARÁ A SUA RESPOSTA, NÃO SERÃO ACEITAS DUAS RESPOSTAS IGUAIS, O MODO DE SE EXPRESSAR É PRÓPRIO DE CADA PESSOA.
O PRAZO PARA CONCLUIR ESTA ATIVIDADE ENCERRA NA PRIMEIRA AULA DA SEMANA DEPOIS DO DIA 31 DE MAIO DE 2015.
01- Significa que se para nós não tiver valor,não tem alguma importância,por exemplo no nosso local de trabalho,a empresa não está indo bem,e ouvimos boatos que poderá falir,no momento não damos importância,mas ai começamos pensar, e se não conseguirem pagar meu salário,e se me mandarem embora,ai que começamos a nos preocupar e damos o verdadeiro valor.
ResponderExcluir02- A afirmação quis dizer,no meu entendimento,que nós seres humanos,muitas vezes se parecemos como um animal,no nosso dia-a-dia ou no que quer que seja,mas os animais diferentes de nós humanos,não tem o dom de pensar,seja para fazer o bem ou o mal,eles simplesmente são bichinhos indefesos,e nós seres humanos,temos a liberdade do pensar e do fazer.
03- Porque como se diz,a moral é um ato que uma pessoa ou seja quem for,tem em relação aos outros.Somos livres para decidir o que quiser,e fazer,mas sempre com normas e leis,não somos totalmente pelo fato desses fatores.
04- Como já comentei,em nossa sociedade a gente é livre até um certo ponto,exemplo,somos livres para pensar o que quiser,mas fazer o que quiser nem tanto,vou citar um exemplo,as leis de trânsito,eu não quero andar com o cinto de segurança,mas para a minha segurança e dos outros,é lei,e se não usar serei multado,mas também somos livres para fazer o que quiser,mas depois vamos ter que arcar com alguns problemas.
05- Porque o desejo,não há regras,se eu pensar e acreditar,que vou ter aquilo ou quero,vou conquistar isso,porque hoje em dia muitas coisas que desejamos ter,conseguimos de alguma forma.
06- Sobre a degradação da natureza,um pouco a tecnologia tem culpa,pois com o desenvolvimento de máquinas,foram crescendo mais fábricas e outros meios que poluem o meio ambiente,mas o maior culpado é o homem,pois tudo isso foi ele que o criou,e eu acho que é um problema moral,pois isso é um ato que só uma pessoa pode fazer,mas que prejudica milhares de pessoas e principalmente a natureza.
Aluna: Saryana Rumpel 304
Sinara Zenere
ResponderExcluirTurma: 304
1) O que significa dizer que "a não indiferença é a essência do valor"?
Quer dizer que não damos o real valor para as coisas, até que usem do nosso dinheiro para coisas desnecessarias.
2) Explique esta afirmação: O ser humano diferentemente do animal é capaz de produzir interdições:
No meu ver, que nós seres humanos temos liberdade total de pensar, agir, questionar sobre algo, ao contrario dos animais que aceitam sem poder questionar
3) Porque não é contraditório afirmar que a moral autentica supõe aceitação livre das normas, ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico e social?
Por que muitas coisas que hoje aceitamos, são passadas de geração não que gostamos mas acabamos aceitando sem questionar, por que são regras e regras tem que ser seguidas.
.
4) Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever e a liberdade?
Em nossa vida, existem regras que devemos e temos a obrigação de segui-las, não gostamos mas devemos, Muitas vezes erradas e desnecessárias,mas devemos obedece-las para ter tais liberdades.
5) Explique porque não há moral do desejo, uma vez que só é moral o ato voluntário:
Quando fazemos algo por desejo não pensamos apenas agimos, e quando o ato é voluntário pensamos antes de agir.
6- É comum colocar a culpa pela degradação da natureza no desenvolvimento tecnológico, o que é verdadeiro em parte. Mais do que isso, o problema ecológico é sobretudo um problema moral. Justifique:
A culpa é de todos, não só do desenvolvimento tecnológico , mas claro que contribui muito tendo muita poluição,é um problema moral certamente.
Turma: 304
ResponderExcluirAluna Camila Coppini
1-é quando as pessoas não se preocupam com tal coisa, mas por causa doo seu valor começam a se preocupar.
2-Nós seres humanos pensamos, criticamos, coisas que os animais não podem fazer.
3-Que para sermos algo, muitas vezes precisamos aceitar as regras de determinado local.
4-Que muitas vezes para sermos livres devemos obedecer regras.
5- Que quando fazemos as coisas por desejos fazemos no impulso, sem se importar om regras.
6-Isso e um problema moral porque as pessoas se ligam na natureza e não pensam no futuro, do que será dela.
Turma: 304
ResponderExcluirAluna Camila Coppini
1-é quando as pessoas não se preocupam com tal coisa, mas por causa doo seu valor começam a se preocupar.
2-Nós seres humanos pensamos, criticamos, coisas que os animais não podem fazer.
3-Que para sermos algo, muitas vezes precisamos aceitar as regras de determinado local.
4-Que muitas vezes para sermos livres devemos obedecer regras.
5- Que quando fazemos as coisas por desejos fazemos no impulso, sem se importar om regras.
6-Isso e um problema moral porque as pessoas se ligam na natureza e não pensam no futuro, do que será dela.
Anelise Moreira Cardoso
ResponderExcluir1- Significa que não damos o devido valor a algo ou alguém.
2- O ser humano é livre para fazer o que bem entender, depende de cada um cometer ou não interdições.
3- Nossa sociedade é composta por regras, e cabe a cada indivíduo segui-las.
4- Liberdade é poder fazer o que quiser, todos somos livres, e dever é ter a obrigação de fazer algo, como por exemplo, o voto é livre, e também um dever de cada cidadão.
5-Desejo é querer muito algo, sem preocupar-se com consequências, e ato voluntário são atitudes pensadas.
6- Todos temos um pouco de culpa, pois julgamos o outro sem muitas vezes fazermos nossa parte, o ego e o consumismo também são fatores importante, mas a consciência de cada um deve estar ciente de que se não mudarmos nossas atitudes, estará cada vez pior.
E.E.B.Professora Adelina Regis
ResponderExcluirVideira, 2/06/2015
Aluna: Talita Schaeffer 304.
Trabalho de Filosofia.
1)- Quando temos um valor reconhecido pela sociedade não passamos despercebidos,nossa ausência é sentida e fazendo assim a diferença.
2)-O ser humano diferente dos animais consegue usar a razão a seu favor enquanto os animais não tem a mesma habilidade de pensar e agir.
3)-Dentro de leis e tradições somos livres para escolhermos o que queremos mas sempre seguindo arrisca o que nos mandam,sem mesmo as vezes entender o porque fazemos.
4)-Mesmo sendo valores opostos o dever e a liberdade convivem juntos dentro da moral,pois como sabemos,apesar de toda liberdade que temos, alguns deveres nos são dados.
5)-o simples ato de desejarmos ser ou fazer algo foge da moral, pois em si ela é aquilo que somos acostumados a ser ou fazer.
6)-O ser humano pode continuar evoluindo tecnologicamente sem degradar o meio ambiente,pois se o ser humano utilizar da moral conseguirá evoluir de forma sustentável.
Aluna: Bruna Devens.
ResponderExcluir1) O que significa dizer que "a não indiferença é a essência do valor"?
- Significa tornar complicado aquilo que é muito simples.
A essência do valor é a necessidade. Se você entender que a "não indiferença" é a própria necessidade, então aí está a essência do valor.
2) Explique esta afirmação: O ser humano diferentemente do animal é capaz de produzir interdições.
- O Homem de acordo com a filosofia é considerado como um animal social , que convive em grupo e não consegue sobreviver sozinho , mas simplesmente um animal como é um ser irracional não é capaz de pensar ou de fazer atos iguais aos de humanos.
3) Porque não é contraditório afirmar que a moral autentica supõe aceitação livre das normas, ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico e social?
- A moral limita as ações do ser humano, não permitindo que ele se perca em seu desvarios, nas ambições que destroem o ser humano, isto é, aceita a moral autentica.
4) Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever e a liberdade?
- Uma coisa é aquilo que é determinante, outra coisa é a capacidade humana de escolher o que fazer. Na moral, algumas vezes temos a possibilidade de exercer nossa capacidade de escolha, outras vezes, somos obrigados a aceitar o que a maioria nos impõe.
5) Explique porque não há moral do desejo, uma vez que só é moral o ato voluntário.
- Segundo a Filosofia, só há moral quando os atos humanos são voluntários, isto é, quando os atos humanos são determinados pela razão
6) É comum colocar a culpa pela degradação da natureza no desenvolvimento tecnológico, o que é verdadeiro em parte. Mais do que isso, o problema ecológico é sobretudo um problema moral. Justifique.
- Isso e um problema moral porque as pessoas se ligam na natureza e não pensão no futuro da tecnoogia.
Rodrigo Mencatto
ResponderExcluirTurma: 304
1- A pessoa indiferente não se importa com nada, para não ser indiferente é necessário começar a se preocupar com o que realmente é importante.
2- Só o ser humano tem interdições, todos os animais não tem regra alguma, mas o ser humano, por ser racional, se preocupa em fazer suas regras para ter um melhor convívio entre nós mesmos.
3- Quando você faz uma escolha, você aceita as suas regras, porém não se sabe se a regra que há hoje teve no passado ou haverá no futuro.
4- Você é livre para ir onde quer, mas todos os lugares tem suas regras.
5- O desejo é involuntário, simplesmente vai fazendo o que te der vontade, já a moral é quando você faz algo que quer mas mede suas consequências.
6- As pessoas vão poluindo sem se importar com as consequências que isso implicará no futuro, culpando a tecnologia (que tem culpa, mas pouco), mas sem perceber que há toda essa degradação por conta do mau uso da tecnologia. Se todos dessem o descarte correto a seus equipamentos não ocorreria tanta poluição.
Aluna: Eliziane Viergutz
ResponderExcluirSala: 304
01- Significa que o valor é necessidade, mas só se importamos depois de conhecer sua essência.
02- Os humanos tem liberdade de agir, pensar e criticar, enquanto os animais por serem irracionais não são capazes de praticar os mesmos atos dos humanos.
03- Porque hoje aceitamos a maioria das coisa sem questionar, sabendo que regras devem ser cumpridas e respeitadas.
04- Apesar da liberdade que possuímos, temos regras e deveres que assim como um bom cidadão devemos obedece-las.
05- O ato feito por desejo é não se importar com as consequências e agir sem pensar, já o ato voluntario, é pensar antes de agir, sabendo que o que acontecer depois, será consequência do seu próprio ato.
06- Todos nós temos parte da culpa, pois fazemos as coisas achando estar na razão e acabamos prejudicando outras pessoas ou até mesmo a natureza, dependendo da ação. Ai vai da consciência de cada um.
Aluna: Alessandra Lins
ResponderExcluirSala: 304
01- Indiferente é quando para mim, não tem valor, não importa e não faz diferença se aconteceu ou não. Quando não se é mais indiferente, eu me importo e tem valor para mim.
02- O ser humano é racional e se priva, se permite de algo, até mesmo se proíbe. Por exemplo, um cachorro não se priva de nada, deu “vontade” fez.
03- Significa dizer que as regras de hoje podem não ser as de amanhã. O que hoje é obrigatório, um dever pode ser insignificante amanhã.
04- A liberdade de expressão vem junto ao mesmo tempo com certas “normas”, regras da sociedade. A moral é algo da pessoa, ela tem moral um caráter, noção e aceitação. Agora o dever é a obrigação não é o mesmo que a liberdade e moral. É feito mas talvez por alguém sem moral que descorde, mas execute.
05- O ato de moral voluntário vem da vontade própria de si mesmo. Moral do desejo não há. Quando é feita pelo desejo, tem apenas o “dever”, é feito para enriquecer.
06- O problemas da natureza, a degradação, não seria a tecnologia desenvolvida, sim como ela é usada, de uma maneira errada.
Ana Laís Rodrigues Pereira
ResponderExcluirRespostas
1)Explique segundo a filosofia o sentido das expressões: radical, rigoroso e conjunto.
R: Radical: pesquisar a fundo as questões, buscando suas origens.
Rigoroso: quando se busca com e persistência sobre a questão.
Conjunto: quando não se pode resolver de modo parcial, mas sim em grupo.
2)Qual a diferença entre informação e conhecimento.
R: Informação: é o que se passa para a sociedade. Ex: rádio, tevê, jornal, internet.
Conhecimento: quando se aprende coisas úteis e novas para ensinar para outras pessoas.
3)Em relação ao projeto da autobiografia: explique qual é o significado de conhecimento: rigoroso, radical, conjunto.
R: Radical: saber das origens da pessoa falada. Exemplo: onde nasceu filiação etc.
Rigoroso: quando se conta detalhes da vida da pessoa falada.
Conjunto: histórias com amigos e bons momentos com outras pessoas.
4)Em relação a merenda escolar descreva que conhecimento você tem: rigoroso, radical, conjunto.
R:Radical: buscar saber de onde vem.
Rigoroso: quando buscamos se pode ser melhorado o assunto.
Conjunto: quando se procura pesquisar em grupos e melhorar o fato.
Aluna: Dianda Koch
ResponderExcluir1- Você é diferente quando você se preocupa com as pessoas, com as coisas em seu redor, quando você é indiferente você não quer saber de nada, apenas de si mesmo.
2- O ser humano aprende muito fácil o que lhe falam, basta ser dito apenas uma vez que ele aprende, já os animais não aprendem facilmente.
3- Porque sempre queremos fazer coisas que não podemos, e não fazemos apenas porque existem regras, e se não á regras para cumprir fazemos o que queremos.
4- Podemos fazer o que queremos, mais com certos limites, porque sempre existe uma regra para determinada situação.
5- Porque se você deseja ter alguma coisa, você consegue basta querer, se você tenta, uma hora consegue o que quer.
6- Nossa atitudes podem mudar tudo, mas não são todas as pessoas que pensam assim, a muitas pessoas que não fazem sua parte e ainda julgam quem e totalmente igual a ela, se cada um cumprisse sua parte tudo seria diferente.
Aluna: Larissa Baldissera
ResponderExcluirTurma: 304
01: A indiferença é não se importar por exemplo tanto fez e tanto faz, e a essência do saber é você começar a se importar e fazer valer a pena, os seus pensamentos for positivos e acreditar no que você é capaz de fazer
02: O ser humano é diferente do animal, pois pode mudar a sua forma de vida, ter um pensamento diferente e já o animal é um ser que não pensa, ele segue seu ambiente e sua natureza.
03: É algumas normas que precisam ser compridas, as vezes não aceitamos algumas normas e com isso temos que aprender e respeitar para todos viver em um mundo mais justo e melhor.
04: A moral vive ao oposto com o dever pois a moral é um meio que temos como fazer o que a gente bem entender e já o dever é uma obrigação que precisa ser respeitada para ambos se darem bem. E algumas pessoas não aceitam ter algo a cumprir.
05: Na maioria das vezes o desejo não é racial, e que não pode ter moral do desejo só moral da razão, se acaso você quer algo você faz teu próprio pensamento para conseguir o que deseja e sem pensar nas consequências.
06: Colocamos a culpa em tudo e com isso abre uma barreira para enxergarmos o quanto estamos prejudicando o nosso meio em que vivemos, e pela moral que temos achamos que o culpado é sempre a outra pessoa ou a natureza em si, mais muitas vezes a gente é culpado, só não percebemos por enxergamos os erros apenas das outras pessoas.
Aluna: Gabriela Leite
ResponderExcluirturma:304
01) Representa o início do "importar-se com algo quando te favorece.,A "não-indiferença" significa ser diferente.
02) O ser humano é livre para fazer o que quiser ,agindo, perguntando, questionando.O homem é diferente dos animais na maneira que pensa, analisa e decide,ele tem noção do que se deve fazer e do que se deve evitar diferente dos animais que nem se pode dar sua opinião, simplesmente aceitam tudo sem questionar.
03) O nosso mundo é repleto de normas regulamentadoras que são as bases para determinados passos, que devem ser cumpridos perante a lei, sem questionar.
04) O ato moral nos dá o direito de escolha . Com isso se dá a obrigação e a liberdade, por ter esse direito de escolha. Que consiste em deveres mantidos pela sociedade . exemplo: religião, voto.
05) '' Segundo a Filosofia, só há moral quando os atos humanos são voluntários, isto é, quando os atos humanos são determinados pela razão.''. quando o desejo é feito de um ato voluntário tudo fala mais alto, fugindo da razão do ser humano.
06) Todos nós somos em partes culpados pela degradação da natureza,sem se importamos com as consequências exemplo: Se o homem não desmata não há queimadas, não havendo queimadas não á poluição.
E.E. B Professora Adelina Régis
ResponderExcluirProfessor Élcio Alberton turma: 304
Ana Laís Rodrigues Pereira
Respostas
1)Explique segundo a filosofia o sentido das expressões: radical, rigoroso e conjunto.
R: Radical: pesquisar a fundo as questões, buscando suas origens.
Rigoroso: quando se busca com e persistência sobre a questão.
Conjunto: quando não se pode resolver de modo parcial, mas sim em grupo.
2)Qual a diferença entre informação e conhecimento.
R: Informação: é o que se passa para a sociedade. Ex: rádio, tevê, jornal, internet.
Conhecimento: quando se aprende coisas úteis e novas para ensinar para outras pessoas.
3)Em relação ao projeto da autobiografia: explique qual é o significado de conhecimento: rigoroso, radical, conjunto.
R: Radical: saber das origens da pessoa falada. Exemplo: onde nasceu filiação etc.
Rigoroso: quando se conta detalhes da vida da pessoa falada.
Conjunto: histórias com amigos e bons momentos com outras pessoas.
4)Em relação a merenda escolar descreva que conhecimento você tem: rigoroso, radical, conjunto.
R:Radical: buscar saber de onde vem.
Rigoroso: quando buscamos se pode ser melhorado o assunto.
Conjunto: quando se procura pesquisar em grupos e melhorar o fato.
Adriano Alves
ResponderExcluirTurma: 304 3ª
1-o que significa dizer que a não indiferença e a essência do valor?
R: é a necessidade. Se você entender que a "não indiferença" é a própria necessidade, então aí está a essência do valor.
Uma coisa vale, para você, tanto quanto você não é indiferente a ela (ou tanto quanto você necessita dela, por qualquer razão).
2-explique esta afirmação o ser humano diferentemente do animal é capaz de produzir interdições?
R: O Homem é considerado como um animal social , que convive em grupo e não consegue sobreviver sozinho , mas simplesmente um animal como é um ser irracional não é capaz de pensar ou de fazer atos iguais aos de humanos
3-Porque não é contraditório afirmar que a moral autentica supõe a aceitação livre das normas ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico e social?
R: A a essência da moral é a capacidade de escolha sob a referencia no que conceituamos como amor. Logo por isso, agimos diante dos viésseis da vida como se amassemos e nesse aspecto o amor é referencia para a moral, então moral autentica e aceitação livre das normas se identificam pelo fato de possuir como alicerce o amor como referencia sob uma escolha o que configura a generosidade, ambas resultam em generosidade, as duas caminham juntas no sentido ético de compartilhar informação a serviço da vida.
4- Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever (a obrigação) e a liberdade?
R: Muitas pessoas confundem liberdade com arbítrio (possibilidade de escolha) e por isso acham que não pode haver conciliação entre o dever moral e a liberdade. A liberdade é a condição de possibilidade de qualquer posicionamento moral, ela é a condição de possibilidade até do arbítrio, pois é porque sou livre que tenho a capacidade de fazer escolhas.
Em certas teorias éticas o dever está intimamente ligado com a liberdade no sentido de contribuir para a sua efetivação. Como por exemplo quando Kant diz que se "deve" tratar o ser humano sempre como fim em si e nunca como meio para outras finalidades
5- explique porque não ha moral do desejo, uma vez que só moral o ato voluntário
R:Moral do desejo não existe por que se trata de um impulso, sentimento, uma reação natural do ser humano ao ver algo que o deseja. Como a própria pergunta diz, o desejo é um ato involuntário. A moral só pode existir quando os atos são voluntários e racionais.
6- É comum colocar a culpa pela degradação da natureza no desenvolvimento tecnológico,o que é verdadeiro em parte.Mais do que isso ,o problema ecológico é sobre tudo um problema moral justifique
R: Isso e um problema moral porque as pessoas se ligam na natureza e não pensão no futuro da tecnologia.