terça-feira, 5 de maio de 2015

TURMA 304

Para o dia 12/05, responder as questões e postar neste espaço ou entregar impresso para o professor.

Depois de ler o texto: "Informar ou explicar" os alunos responderam às seguintes questões que foram corrigidas pelo professor: 1) Fale, segundo a filosofia, o sentido das palavras Radical... Rigorosa e De conjunto...2) Qual a diferença entre informação e conhecimento...3) Em relação a sua autobiografia Você tem conhecimentos ou informações? 4) Em relação à merenda escolar você tem informações ou conhecimentos?

22 comentários:

  1. Aluna: Camila Coppini
    Turma 304




    A águia que quase virou galinha


    Baseado no texto que li, sou mais parecida com a galinha. Vivemos em uma sociedade onde precisamos aprender a ser de tal modo para conseguirmos um emprego. Durante a semana ajo como “ a galinha” fazendo de tudo para ser o que meu chefe quer que eu seja, me comportando como querem, para garantir meu futuro, pois a vida tem disso..
    Nos finais de semana sou como um Alpinista, faço o que quero, me comporto como quero, e vou a lugares que sempre quis ir
    Na nossa vida precisamos muitas vezes fingir ser algo que você não é, pois se não for assim jamais conseguiríamos algo.

    ResponderExcluir
  2. Aluna: Larissa Baldissera
    Turma: 304
    Me identifiquei com o alpinista, pois acho que gosto de mudar o que é certo e repetitivo e achar novas idéias de pensamentos.
    Mostrar para mim o que eu posso ser, sendo que por esse lado é parecido com a águia.
    Sendo o alpinista e podendo influenciar novas pessoas para que consigam se motivar a ter uma vida bem melhor, é apenas pensar positivo e ir atrás dos seus sonhos, ver que é possível ser melhor a cada dia e se destacar em meio a tantas pessoas!

    ResponderExcluir
  3. Anelise Moreira Cardoso 304

    A águia que quase virou galinha

    Todos nós somos os autores de nossa própria história, cabe a nós decidirmos qual caminho seguir. No texto,identifico-me com o alpinista, que muitas vezes tem uma percepção diferente dos demais, e busca ajudar em determinadas situações, crendo que irá proporcionar progresso, expansão e conhecimento ao próximo .

    ResponderExcluir
  4. Aluna: Camila Coppini
    Turma: 304



    1- Explique segundo a filosofia o sentido das expressões: Radical, Rigorosa e de conjunto
    Radical: ela procura ver a raiz da questão, desde o inicio
    Rigorosa: Usa a sabedoria popular e as generalizações apresentadas que a ciência pode ensejar
    De Conjunto: Dirige-se a qualquer aspecto da realidade, desde que seja problemática.
    2- Qual a diferença entre informação e conhecimento?
    Informação: se obtém a qualquer momento que há um acontecimento de interesse de alguém.
    Conhecimento: vem com o saber, se aprofunda em determinado assunto
    3- Em relação ao projeto da auto biografia o significado de: rigoroso, radical e de conjunto.
    Na minha auto biografia usei meu conhecimento, contanto os fatos que aconteceram comigo sendo uma ação rigorosa, busquei desde a raiz da minha historia, de quando nasci, comecei a ir a escola, conheci meus amigos isso é uma ação Radical, e usei também a ação de conjunto, que contei a minha realidade.
    4-Em relação a merende escolar descreva que conhecimento você tem:
    Bom, não tenho muito conhecimento sobre a merenda escolar, sei que é servida na hora do recreio e que tem uma nutricionista que a faz.

    ResponderExcluir
  5. Aluna: Sinara Zenere
    Turma: 304



    1- Explique segundo a filosofia o sentido das expressões: Radical, Rigorosa e de conjunto
    Radical: ela procura ver a raiz da questão, desde o inicio
    Rigorosa: Usa a sabedoria popular e as generalizações apresentadas que a ciência pode ensejar
    De Conjunto: Dirige-se a qualquer aspecto da realidade, desde que seja problemática.
    2- Qual a diferença entre informação e conhecimento?
    Informação: se obtém a qualquer momento que há um acontecimento de interesse de alguém.
    Conhecimento: vem com o saber, se aprofunda em determinado assunto
    3- Em relação ao projeto da auto biografia o significado de: rigoroso, radical e de conjunto.
    Na minha auto biografia usei meu conhecimento, contando o que ja aconteceu comigo.( rigorosa), busquei desdo inicio e os porquês, de quando nasci, comecei a ir a escola, conheci novas pessoas (radical), contei sobre a realidade da minha vida (conjunto)
    4-Em relação a merende escolar descreva que conhecimento você tem:
    Bom, não tenho muito conhecimento sobre a merenda escolar, sei que é servida na hora do recreio e que tem uma nutricionista que a faz, demoramos muito pra chegar ate a comida e muitas vezes bate o sinal e ainda estamos na fila.

    ResponderExcluir
  6. Aluna: Larissa Baldissera
    Turma: 304


    1- Explique segundo a filosofia o sentido das expressões: Radical, Rigorosa e de conjunto
    R: Radical tem o significado imediato, quer dizer que cada vez mais precisa se aprofundar sobre o assunto ou algo desejado.
    Rigorosa é que tenha um método, um caminho a seguir e um objetivo a ser alcançado
    De Conjunto ela localiza o problema tornado possível a sua delimitação na área e a examina em função do conjunto.
    2- Qual a diferença entre informação e conhecimento?
    R: Informação é transmissão de notícias ou seja conhecimento repassado e Conhecimento é a informação que você que é recebida e da mesma maneira ter na memoria ou seja se aprofundar sobre o assunto desejado.
    3- Em relação ao projeto da auto biografia o significado de: rigoroso, radical e de conjunto
    R: Na auto biografia se aprofundamos sobre a nossa vida, falemos desde o inicio como foi ter nascido até os dias de hoje, buscamos informações pessoais e por fim o conjunto que seria o pensamento e o desenvolvimento junto a família para responder as perguntas citadas.
    4-Em relação a merende escolar descreva que conhecimento você tem:
    R: Acho que a merenda escolar tem uma ótima qualidade não vejo o por que os alunos e os professores se aprofundarem sobre o assunto, sendo que ninguém está reclamando sobre a citada.
    Os alunos deveriam estar estudando e melhorando os seus conhecimentos na aula, e ocupando o seu tempo com o estudo, não querendo criticar algo que só é em favor e que está sendo usado para o nosso melhor
    E acho também que os professores deveriam preparar uma boa aula e dar conteúdos dignos de uma pessoa que se formou em universidade, passar o seu conhecimento a diante e fazer seu papel de professor. E não querendo fazer o aluno fazer perguntas sobre a merenda escolar que isso tenho certeza que não irá cair no enem, que afinal é para isso que estamos estudando. Professores acordem para a realidade, como um antigo sábio falou, que aluno é e só será estudante quando o seu professor fizer ele copiar, fazer ele estudar e nada de digitar, usar computador e muito menos celular, estudante mesmo se aprende com ditado, provas escritas e aula dada oramente. Obrigada!



    ResponderExcluir
  7. Aluna: Samara Pisklevitz
    Turma:304

    1-Explique segundo a filosofia o sentido das expressões: Radical, Rigorosa e de Conjunto
    Radical é quando vai até a raiz da coisa, pesquisa, procura, se informa, sobre tudo do conteúdo.
    Rigorosa é quando a pessoa conhece o assunto é o crítica.
    De Conjunto é quando conhece, tem o conhecimento, critica e analisa o fato desejado.

    2-Qual a diferença entre informação e conhecimento?
    Informação é que você só vê, sabe, porém não sabe explicar o por que.
    Conhecimento é que você sabe, conhece o assunto é sabe explicar e dizer o porquê.

    3-Em relação ao projeto da auto-biografia explique qual o significado de: radical, rigoroso, e de conjunto
    Eu me conheço mais que todos, tenho conhecimento da minha vida, não sou uma ignorante com isso, e esse projeto fez com que eu reavaliar-se minha vida, ao saber do porque sou assim hoje, tanto como na personalidade, como na aparência. Com tudo, nesse projeto, notei como minha vida tem ainda muita coisa para acontecer.

    4-Em relação a merenda escolar descreva que conhecimento você tem: radical, rigoroso e de Conjunto
    Sobre a merenda escolar, não sei muita coisa, apenas sei que é servida no recreio, que tem uma nutricionista profissional que escolhe os cardápios diários, que as merendeiras (conhecida como tias) fazem os lanches, servem para nós, e a maioria do dias são muito bons.

    ResponderExcluir
  8. Aluna: Bruna Devens
    Turma: 304
    1-Fale, segundo a filosofia, o sentido das palavras Radical, Rigorosa e De conjunto.
    R=A reflexão filosófica para ser tal, deve ser radical, rigorosa e de conjunto. Radical:deve-se ir até o mais profundo da questão, até suas raízes para poder ser entendida, exige-se uma reflexão em profundidade. Rigorosa: deve-se proceder com rigor, colocando em questão as conclusões de sabedoria. De conjunto: o problema não pode ser examinado de modo parcial, deve ser feita em conjunto, relacionando o aspecto em questão com os demais aspectos inseridos.
    2- Qual a diferença entre informação e conhecimento.
    R=Informação é conceber uma ideia, é você saber algo mas não ter um total conhecimento do mesmo. Por exemplo: você tem um endereço e pede informação dele para saber onde fica. Conhecimento é o ato de conhecer algo, de ter sabedoria total daquele assunto. Por exemplo: um aluno vai para a escola só por ir, um estudante vai para estudar, ganhar conhecimento.
    3- Em relação a sua autobiografia você tem conhecimentos ou informações?
    R= Tenho conhecimento, pois eu estou falando sobre a minha vida, é algo que só eu tenho conhecimento e mais ninguém sabe o que vivi l, ninguém pode falar da minha vida sem antes conhece-la totalmente.
    4- Em relação a merenda escolar, você tem informações ou conhecimentos?
    R= Informações, pois a gente só sabe o que vai ter para comer, e não como foi feita, nem de onde veio, somente sabemos o que estamos vendo ali, por exemplo, um pedaço de bolo, sabemos que é um bolo, mas não como ele foi preparado, não temos um conhecimento total.

    ResponderExcluir
  9. Prazo encerrado para apresentação de atividade.

    ResponderExcluir
  10. Adriano Alves 304ª

    Perguntas e respostas

    1) Fale, segundo a filosofia, o sentido das palavras
    a)Radical: A palavra radical no meu sentido mais próprio e imediato quer dizer, é preciso que se vá até às raízes da questão, até seus fundamentos. Em outras palavras, exige-se que se opere uma reflexão em profundidade.
    b)Rigorosa: É como que para garantir a primeira exigência, deve-se proceder com rigor, sistematicamente, segundo métodos determinados, colocando-se em questão as conclusões da sabedoria popular e as generalizações apresentadas que a ciência pode exercer.
    c)conjunto: A filosofia se distingue da ciência de um modo mais marcante. Com efeito, ao contrário da ciência, a filosofia não tem objetivo determinado, ela dirige-se a qualquer aspecto da realidade, desde que seja problemático, seu campo de ação é o problema, esteja onde estiver.
    2) Qual a diferença entre informação e conhecimento
    conhecimento: O conhecimento é algo gerado, desenvolvido e particular a cada indivíduo, pois é necessário que exista a troca ou a recepção da informação juntamente com o entendimento para que gere então o conhecimento.
    Informação: A Informação é a transmissão de um conjuntos de dados que fazem algum sentido e que são transmitidos por algum meio, no qual a mesma pode ser relevante ou irrelevante para o individuo Agora é necessário aprender que o conhecimento não é gerado sozinho, mas sim por um meio, uma forma.
    3) Em relação a sua autobiografia Você tem conhecimentos ou informações?
    R: Sim, óbvio que tenho conhecimento, pois é da minha vida em que estou falando, gera um pouco de informação, pois meus pais me contam como vivi, de onde sempre morei, e tudo mais
    4) Em relação à merenda escolar você tem informações ou conhecimentos?
    R: Mais ou menos, porque não sei realmente como é feito a comida nas escolas, se realmente pratos são lavados com sabão, se usam E.P.I corretos, tem tudo isso que gera uma pequena dúvida

    ResponderExcluir
  11. Escola de Educação Básica Prof.ª Adelina Regis
    Professor: Elcio Alberton
    Aluna: Crislaine Alves de Medeiros
    Série: 3º 304
    Trabalho de Filosofia...

    1-Explique segundo a filosofia o sentido das expressões:
    a)Radical: É quando nos aprofundamos cada vez mais em um determinado assunto, quando vamos até a raiz de determinada situação. Procura conhecer mais, ter mais informação, etc...
    b)Rigorosa: Quando criticamos, buscamos alternativas, quando argumentamos determinado assunto.
    c)De conjunto: quando é examinada, discutida tal área, de uma situação, quando sabemos esclarecer, falar, contar, como tal coisa é realmente.

    2-Qual a diferença entre informação e conhecimento?
    R: Informação é tudo aquilo que é passageiro, que ouvimos falar talvez hoje e que não faça talvez importância amanhã. Que não nos aprofundamos em saber mais e só sabemos aquilo que ouvimos falar. E conhecimento é aquilo que a gente “grava”, aprende, se aprofunda, sabe falar sobre o assunto, tem um conhecimento mais aprofundado, procura entender cada vez mais o assunto.

    3-Em relação ao projeto Biografia, explique qual o significado de radical, rigoroso e de conjunto.
    R: Em relação á nossa biografia, usamos os 3 métodos de conhecimento, radical, quando nos aprofundamos para saber mais de nossa historia como tudo aconteceu, usamos o conhecimento rigoroso para podemos argumentar, comentar, falar, sobre nós, nossa vida, e usamos o conhecimento de conjunto como quando sabemos o porque daquela determinada situação aconteceu, por exemplo quando falamos de nossos avós, de onde eles vieram, porque saíram de tal lugar para outro, entre outras questões... Etc..

    4-Em relação à merenda escolar descreva conhecimento rigoroso, radical e de conjunto.
    R:Em relação a merenda escolar posso dizer que não tenho muito o que falar, como diz acho que sou ignorante para esse assunto. Claro que algumas coisas sabemos, por exemplo, quem faz, que horário é servida, onde, o que temos de comida e tal dia pelo cardápio e outras coisas básicas, mais apenas isso, nunca busquei saber mais sobre esse assunto. Mais sei que há muitas coisas importantes referentes a esse assunto que deveríamos saber e não sabemos

    ResponderExcluir
  12. Tempo encerrado para apresentar atividade. 12/05/2015

    ResponderExcluir
  13. Aluna: Sinara Zenere
    Turma: 304



    1- Explique segundo a filosofia o sentido das expressões: Radical, Rigorosa e de conjunto
    Radical: ela procura ver a raiz da questão, desde o inicio
    Rigorosa: Usa a sabedoria popular e as generalizações apresentadas que a ciência pode ensejar
    De Conjunto: Dirige-se a qualquer aspecto da realidade, desde que seja problemática.
    2- Qual a diferença entre informação e conhecimento?
    Informação: se obtém a qualquer momento que há um acontecimento de interesse de alguém.
    Conhecimento: vem com o saber, se aprofunda em determinado assunto
    3- Em relação ao projeto da auto biografia o significado de: rigoroso, radical e de conjunto.
    Na minha auto biografia, busquei contar um pouco sobre minha vida, do que já se aconteceu desdo inicio da minha vida( rigorosa), quando comecei a estudar, conheci pessoas novas e tals (radical) e contei a realidade da minha vida.(conjunto)
    4-Em relação a merenda escolar descreva que conhecimento você tem:
    Bom, não tenho muito conhecimento sobre a merenda escolar, sei que é servida na hora do recreio e que tem uma nutricionista que a faz, que todos furam a fila, e demora bastante pra chegar até a comida, muitas vezes bate o sinal e ainda estamos na fila.

    ResponderExcluir
  14. Escola de Educação Básica Professora Adelina Regis
    Talita Schaeffer 304
    1. Radical: é quando estudamos a fundo um determinado assunto, quando vamos até o fim de uma questão para conhecer do começo ao fim do assunto.
    2. Rigorosa: A reflexão filosófica, por ser radical, exige ser efetivada com rigor, isto é, que tenha um método, um caminho a seguir e um objetivo a ser alcançado.
    3. De Conjunto: jamais atinge qualquer realidade de modo parcial, mas sempre numa perspectiva de conjunto, sempre dentro da totalidade em que se acha inserido.
    4. Informação é tudo que você escuta ou ve a todo o momento são dados, conhecimento é o que você processa assimila ou toma alguma atitude ou decisão com aquele conhecimento.
    5. Na autobiografia tenho conhecimento sim pois é a minha vida que estamos falando, e se encaixa as 3 palavras em quase tudo pois fui radical em termo filosófico para descobrir a minha vida, muito rigorosa pois tive que estudar com muito rigor e seriedade para pesquisar e descobrir, e De conjunto tive que pesquisar a minha família em conjunto não apenas uma pessoa para saber exemplo sobre a minha genética e familiares.
    6. A merenda é fornecida por uma empresa e não é a escola ou as merendeiras que as fazem. É custeada pelo governo mas contudo não é considerada despesa com a educação, é controla por uma nutricionista que atende as necessidades nutricionais dos estudantes.

    ResponderExcluir
  15. Aluno:Anderson Nunes de Almeida
    Turma:304

    A águia que quase virou galinha

    Eu me identifico com a águia por que ela é livre para ir aonde quiser e também por que tem uma visão muito boa. Mas as vezes esquecemos da águia que há dentro de nós,e agimos como galinha e não enxergamos o lado bom das coisa, e acabamos se acostumando com isso. Mas podemos mudar essa história e vivermos intensamente a vida.
    A águia é um animal que nos espira muito se analisarmos bem, por exemplo quando ela vai ficando velha e seu bico e suas asas não funcionam muito bem, com sua inteligencia e coragem ela vai batendo seu bico em uma pedra até acabar com o bico, e esperar vir um novo bico e com suas asas que estão pesadas e não ajudam mas ela a voar com facilidade tem que ser feito quase a mesma coisa arrancar pena por pena até que não fique nada e renasça com isso a águia ganha uma Nova oportunidade para voltar viver a vida.
    E isso serve como exemplo para nós temos desapegar de certas coisa fazer sacrifícios para ter a chance de viver uma nova fase da vida[...]

    ResponderExcluir
  16. E.E. B Professora Adelina Régis
    Professor Élcio Alberton turma: 304
    Ana Laís Rodrigues Pereira
    Perguntas
    1)Explique segundo a filosofia o sentido das expressões: radical, rigoroso e conjunto.
    R: Radical: pesquisar a fundo as questões, buscando suas origens.
    Rigoroso: quando se busca com e persistência sobre a questão.
    Conjunto: quando não se pode resolver de modo parcial, mas sim em grupo.
    2)Qual a diferença entre informação e conhecimento.
    R: Informação: é o que se passa para a sociedade. Ex: rádio, tevê, jornal, internet.
    Conhecimento: quando se aprende coisas úteis e novas para ensinar para outras pessoas.
    3)Em relação ao projeto da autobiografia: explique qual é o significado de conhecimento: rigoroso, radical, conjunto.
    R: Radical: saber das origens da pessoa falada. Exemplo: onde nasceu filiação etc.
    Rigoroso: quando se conta detalhes da vida da pessoa falada.
    Conjunto: histórias com amigos e bons momentos com outras pessoas.
    4)Em relação a merenda escolar descreva que conhecimento você tem: rigoroso, radical, conjunto.
    R:Radical: buscar saber de onde vem.
    Rigoroso: quando buscamos se pode ser melhorado o assunto.
    Conjunto: quando se procura pesquisar em grupos e melhorar o fato.

    ResponderExcluir
  17. Escola Adelina Régis
    Aluna: Gabriela Leite 304

    ''Informar ou explicar''

    1) Fale, segundo a filosofia, o sentido das palavras Radical e Rigorosa e de conjunto?

    -Radical: Significa ir a fundo de uma determinada questão, e de suas raízes suas origens.
    - Rigorosa: Sabedoria, quando buscamos alternativas, novos argumentos.
    -Conjunto: Saber lidar com pessoas ao seu ''redor'', trabalhar em equipe. Saber expor sua opinião.

    2) Qual a diferença entre informação e conhecimento?

    - Informação: Conceber uma ideia,
    ex: sabe me informal onde é ''tal'' avenida?
    - Conhecimento: É o que você tem sobre a vida de vários assuntos, conhecimento é seu e ninguém o tira, você leva pro resto da vida.

    3) Em relação a sua autobiografia Você tem conhecimentos ou informações?

    - Ambos, tenho conhecimento por que é a minha história são meus relatos e ninguém me tira. e informações pois muitas perguntas não sabia responder e tive que recorrer a minha família.

    4) Em relação à merenda escolar você tem informações ou conhecimentos?

    - Não tenho conhecimento sobre a merenda escolar pois nunca comi, tenho informações básicas mas não são profundas sei que é servida as 20:20 e quem prepara os alimentos é uma nutricionista.


    ResponderExcluir
  18. aluno: michael douglas maccarini
    304

    1) radical: Quando vamos até a raiz do conhecimento.
    rigoroso: Quando é necessário colocado em questão as conclusões da informação antes obtida.
    de conjunto: Quando a questão é analisada ao todo,a sociedade

    2)conhecimento é o ato de conhecer a raiz do assunto
    informação seria oque ouvimos outras pessoas falar mas não vamos atras da verdade ou do assunto

    3)em relação a minha auto biografia eu possuo o conhecimento por que estou falando da minha vida

    4) bom sobre a merenda eu tenho um pouco de informações pois nunca fui atras desse assunto para ter um conhecimento

    ResponderExcluir
  19. ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA PROFESSORA ADELINA REGIS
    ALUNA: NATHALIA WILMSEN RODRIGUES
    TURMA: 304
    MATERIA: FILOSOFIA


    Questões solicitadas
    1) Explique segundo a filosofia o sentido das expressões: radical, rigorosa e de conjunto.
    R: Radical: Quando é preciso ir ate a raiz da questão, até seus fundamentos. Rigorosa: quando se deve ir a fundo com rigor sobre a questão. De conjunto: Quando o problema não pode ser examinado de modo parcial

    2) Qual a diferença entre informação e conhecimento?
    R: O conhecimento é saber o que fazer com a informação. Ex: Google, Wikipédia tem a informação, o engenheiro, medico tem o conhecimento.

    3) Em relação ao projeto da autobiografia. Explique qual é o significado de conhecimento rigoroso, radical e de conjunto.
    R:

    4) Em relação à merenda escolar descreva, que conhecimento você tem: rigoroso, radical e de conjunto?
    R: Tenho apenas informações, e nenhum conhecimento.

    ResponderExcluir
  20. VICTOR MESALIRA 3ão - 304

    1) Fale, segundo a filosofia, o sentido das palavras Radical... Rigorosa e De conjunto... Radical => Tem como sentido o aprofundamento do assunto, buscando desde seu início. Rigorosa => É um conhecimento popular, que segue uma linha de raciocínio no qual tem um objetivo como finalidade. De conjunto => Se baseia na realidade, mais limitada, e envolve algum problema.
    2) Qual a diferença entre informação e conhecimento... A informação se obtém a qualquer momento, e pode vir de qualquer pessoa, já o Conhecimento é se aprofundar em um determinado assunto até ter total dominância de tal assunto.
    3) Em relação a sua autobiografia Você tem conhecimentos ou informações? Ambos pois, quando muito pequeno não tenho muita recordação, e acredito em que meus familiares me falam, porem com o passar do tempo fui adquirindo Conhecimento, fazendo minha própria história e ninguém sabe mais dela do que eu. 4) Em relação à merenda escolar você tem informações ou conhecimentos? Informações, pois não busquei saber como realmente funciona, e o que eu sei são as informações contadas por conhecidos e colegas.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação.