quarta-feira, 8 de abril de 2015

DISSERTAÇÃO DA TURMA 101

A vida humana é um mistério. Conhecer-se a si mesmo e aos outros é uma forma de melhor se relacionar e viver com mais dignidade. Descreva, de acordo com  a afirmação de Aristóteles: "Conhecer-se a si mesmo é a melhor forma de fugir da ignorância".

ATENÇÃO ALUNOS QUE NÃO APRESENTARAM O TRABALHO NESTE ESPAÇO VIRTUAL, CONFORME COMBINADO. ATÉ QUARTA FEIRA DIA 29/04 O PROFESSOR ESTARÁ RECEBENDO OS TRABALHOS IMPRESSOS PARA CORREÇÃO. POR FAVOR MANTENHAM TODOS OS TRABALHOS SALVOS EM ALGUMA PASTA PARA EVENTUAIS ALTERAÇÕES E CORREÇÕES NECESSÁRIAS.

17 comentários:

  1. Escola de Educação Básica Adelina Régis.
    Aluna: Greiciane Isabel Ansiliero
    turma: 101

    Desde que surgiu a filosofia o ser humano cada vez mais se faz perguntas como da onde viemos? Para onde vamos? O que samos? Quando o filosofo Aristóteles diz "conhecer-se a si mesmo" quer dizer que o ser humano precisa se conhecer melhor e aos outros também para que assim possa viver com dignidade conhecendo a si mesmo é uma forma também do ser humano fugir da ignorância
    Como diz o filosofo Sócrates:
    "Só sei que nada sei."
    Está querendo dizer que por mais que sabemos sobre algo ou sobre nós mesmo nunca é o suficiente sempre tem algo a mais para sabermos.

    ResponderExcluir
  2. Escola de Educação Básica Adelina Régis.
    Aluno: Lucas Mozzer
    Turma: 101

    Desde sempre os seres humanos procuravam entender quem eram,de onde vinham e o que os outros tinham em mente.
    Quanto mais procurávamos,menos sabíamos sobre si mesmo,assim afirmou John F. Kennedy quando mencionou:
    "Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância."


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode ser chamada de redação, mas é uma ideia interessante, para colocar inclusive na sua autobiografia.

      Excluir
  3. Desde que os seres humanos nasceram a grande questão é: Da onde vierão ? Para onde irão? O que são o que futuramente se tornarão?
    Segundo o filosofo Sócrates, conhecer-se a si mesmo é: “Conhecer-se a si mesmo é como conhecer a sua própria alma”. Com base nisso pode-se concluir que: Conhecer-se a si mesmo é conhecer suas próprias, dificuldades, realidades, expectativas, defeitos, sonhos, medos, e tentar supera-las com sucesso ainda maior.
    Por fim pode-se concluir que: Os seres humanos ainda terão muito o que aprender, pensar e saber sobre si mesmo.
    Aluna: Alicia Zago Turma: 101

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto Alícia, pense nesse texto para sua autobiografia.

      Excluir
  4. Trabalho de Filosofia
    Aluno: Hiago Michel Strapazzon 101

    Desde que os seres humanos existem o homem sente a necessidade de questionar o mundo, de fazer perguntas, de tentar questionar-se como o mundo surgiu ou como será no futuro.
    Segundo o filósofo Heráclito “Nunca nos banhamos duas vezes no mesmo rio”, pois na segunda vez o ser humano não será mais o mesmo e as águas serão renovadas. As águas seguem o seu rumo, sua correnteza, se renovam, enquanto os seres humanos também mudam e evoluem cada dia.
    Pode-se concluir que tanto os seres humanos quanto a natureza em si estão em constante mudança, constante movimento, constante evolução, renovando-se a cada dia que se passa.

    ResponderExcluir
  5. E.E.B.P. Adelina Regis
    Disciplina: Filosofia Profº: Elcio Alberton
    Aluna: Andressa Moreira Série: 1º 101


    DISSERTAÇÃO
    Sócrates que viveu em Atenas, Grécia afirmava a seguinte frase, ‘’Conheça-te a ti mesmo’’ , essa frase emblemática é fundamento de toda felicidade aqui na terra . Sócrates aconselhava seus discípulos a se auto conhecerem, pois assim somente assim as pessoas sairiam da caverna, das trevas de seus espíritos para alcançarem a luz, a verdade e a felicidade.
    Com isso pode-se concluir, que quando pessoas conhecem a si mesmo, dificilmente agem por impulso, dificilmente são dominados por paixões, mais resolvidos e determinados em seus objetivos.
    Conhecer a si mesmo significa que pessoas devem se ocupar menos com coisas desse mundo, como riquezas, fama e poder e preocupar-se mais com o cultivo de si, cultivando o conhecimento para contemplar o bem, o belo e a verdade. Somente assim as pessoas serão felizes.

    ResponderExcluir
  6. E.E.B.Professora Adelina Regis.
    Aluno:Vitor Lucas Rotta.
    Turma:101.

    b Dês de que o homem surgiu as grandes perguntas são:De onde veio?quem ele é?Para onde irá?
    Como dizia o filósofo grego ''Sócrates só sei que nada sei'' ,o homem não sabe quase nada sobre o mundo ao seu redor, e muito menos sobre ele mesmo.
    Certa vez Sócrates disse:''Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância e será sábio'' com isso conclui-se que todos nós devemos nos conhecer,saber de nossas origens e , assim e somente assim evitar equívocos, evitar a própria ignorância.

    ResponderExcluir
  7. Nome:Ketlyn Lehana Johann da Silva
    Turma1° 101

    Dissertação

    A vida é feita de obstaculos que certamente perdemos-se entre eles e com as influencias que estão no dia a dia que atingem muito,fazendo errar,mas com o tempo ou com os próprios erros aprende-se a lidar com a vida de uma forma eficaz.
    De acordo com o filosofo “Friederich Wilhelm” perde-se a si mesmo-uma vez que se tenha encontrado a si mesmo,é preciso saber,de tempo em tempo,perder e depois reencontrar-se: pessoposto,que seja um pensador
    Na fraqueza da vida as pessoas perdem muitas das vezes o sentido da vida e de seu rumo certo,acabam cometendo erros dificeis de serem corrigidos muitas das vezes.Há pessoas que dizem que aprendem com os erros,mas as pessoas sabem como erram muitas das vezes não é sem querer que erram.As vezes erram por curiosidade por acharem que errar é o melhor caminho.
    Mas errar faz parte da vida,devemos aprender com os nossos erros e conviver com os erros dos outros.

    ResponderExcluir
  8. E.E.B.PROFESSORA ADELINA REGIS
    ALUNA:PALOMA CAMARGO PEDROSO
    SERIE: 1 ANO TURMA: 101




    DISSERTAÇÃO



    ''O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.''
    Aristóteles




    O filosofo quis dizer que o sábio não diz tudo oque vem na cabeça, mais sim reflete antes de falar e que o sábio nunca fala nada da boca para fora, ele sabe oque tá falando por que a final tudo que pensa talvez não seja conveniente ser dito antes de pensar, o sábio fala e o outro escuta , deve ouvi mais do que fala pensa varias vezes oque vai dizer algumas palavras podem trazer muitos danos sendo mal interpretada.
    Essa frase do filosofo Aristóteles significa que devemos permanecer calados se não pensar pensar se é certo fala oque esta pensando pois cada palavra dita não volta mais,por isso devemos ter certeza antes de expor elas pelo mundo e que as atitudes inteligentes não é falar tudo oque pensa e sim pensar no que falar e falar com honestidade e segurança.
    Vivemos em um mundo onde as pessoas falam oque querem sem pensa nas consequência que os ocorre , todo pensador tem suas virtudes honestidade e se da bem na vida com poucas palavras ditas mais são palavras pensadas e elaboradas. Também é importante o ser humano observar mais e falar menos estamos em um mondo mais rápido e tecnológico onde palavras mal ditas ou mal escrita pode ocorre varias brigas de desumanidade então devemos pensar antes de falar.

    ResponderExcluir
  9. Aluna: Greicy da Luz Batista 1º ano 101

    Dissertação de Filosofia

    O ser humano nasceu para por os pés no chão e os olhos no horizonte, segundo o filosofo Charlie Chaplin. “você nunca achara o arco-íris se olhar para baixo”. Deixe a vida fluir com liberdade e responsabilidade de poder viver olhando pra o grande arco-íris que está a sua frente pronto para ser observado e admirado.
    As pessoas devem deixar um pouco o orgulho de lado, e olhar para o futuro, assim verão que em sua frente existe algo além que a si mesmo. Deixando de lado a sua ignorância e vivendo com mais amor e sabedoria com as pessoas que às amam.
    Ame o seu próximo assim como a si mesmo, vivendo intensamente deixando o passado para trás, e aprecie o futuro assim como deve ser apreciado e sendo responsável por suas próprias escolhas. Saiba olhar para o horizonte com familiares e amigos, não apenas só você , saiba compartilhar a beleza que sedem a ti, para que todos sejam dignos a olhar em frente, vendo a beleza que as esperam e juntos a força é ainda maior pois unidos podem viver mais, aprender mais, divertir-se mais. Seja feliz, alegre e viva a vida com mais intensidade de poder viver sem se preocupar com o amanha.

    ResponderExcluir
  10. Nome:Matheus Eduardo De Batim
    Turma:101

    Des da origem da vida existe a pergunta de onde viemos? Para onde vamos?
    com ja disse Aristóteles "A dúvida é o principio da sabedoria"
    o ser humano tem duvidas sobre tudo e o nosso objetivo é respondelas.

    ResponderExcluir
  11. Desde que os seres humanos nasceram a grande questão é: Da onde vierão ? Para onde irão? O que são o que futuramente se tornarão?
    Segundo o filosofo Sócrates, conhecer-se a si mesmo é: “Conhecer-se a si mesmo é como conhecer a sua própria alma”. Com base nisso pode-se concluir que: Conhecer-se a si mesmo é conhecer suas próprias, dificuldades, realidades, expectativas, defeitos, sonhos, medos, e tentar supera-las com sucesso ainda maior.
    Por fim pode-se concluir que: Os seres humanos ainda terão muito o que aprender, pensar e saber sobre si mesmo.
    Aluna: Alicia Zago Turma: 101

    ResponderExcluir
  12. NOME= DEISIELI DE JESUS
    TURMA=101


    DISSERTAÇÃO


    A vida humana é um mistério.
    Conhecer-se a si mesmo e aos outros é uma forma de melhor se relacionar e viver com mais dignidade.
    O ser humano não sabe de onde venho; nem para o que venho e nem para onde sera seu destino final, se é que há de existir um destino final.
    ¨A vida é uma peça de teatro que não nos permite ensaios. Por isso cante, dance, chore, ria e viva intensamente, antes a cortina se feche e a peça termine sem aplausos¨.
    Não devemos deixar de fazer algo que queremos ou gostamos de fazer para depois.
    Pois talvez depois não haja tempo. Por isso se podemos fazer algo devemos fazer enquanto há tempo pois como diz CHARLES CHAPLIN ¨ A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios...¨ , então não deixamos o que podemos fazer agora ou hoje para depois ou para amanha.

    ResponderExcluir
  13. Há milhares de anos o universo existia em harmonia. Os ciclos de escuridão e luz se alternavam periodicamente. As estrelas nasciam, brilhavam e explodiam. Sempre o mesmo ciclo. Harmonia. Tranqüilidade. A luz fez um planeta fértil. Plantas surgiram. A harmonia continuou. Animais surgiram. Sucederam as eras geológicas. Surgiu, então, o homem. O homem não se contentou com os ciclos naturais. Construiu ferramentas e com estas ergueu as cidades, afastando-se até das memórias dos campos, da vida simples e natural. A harmonia se despedaçou.
    Ao homem foi dado o domínio da tecnologia, mas ele a usou para a destruição. Foi dada também a conquista do meio, mas ele o converteu em sua própria prisão. As florestas foram arrasadas. A atmosfera foi poluída. Enfim, a Terra criou o homem e foi destruída por sua criação.
    Os mais sábios tentaram impedir o progresso, mas o lucro do momento fechou os ouvidos do homem. A avalanche continuou. Cada um competiu para transformar uma parte maior do todo. Ignoraram completamente o ciclo natural. Materialismo passou a ser o novo indicador.
    O progresso abalou o homem até onde a ambição alcança. Ele cada vez sabe mais, consegue mais e constrói mais. Só que não percebe, em sua escalada, a possibilidade da queda. Quando ele se der conta dos abusos que comete, será tarde demais para voltar.
    Um dos fatores que provocam a falta de domínio da leitura na avaliação brasileira é a escassez de livrarias: apenas uma para cada 84,4 mil habitantes. Porém, essa não é a única razão: o brasileiro prefere ler futilidades que pouco ou nada acrescentam ao seu intelecto a se dedicar aos grandes nomes da literatura.
    Os políticos tentam suavizar a situação do semi-analfabetismo gerada pela falta de leitura com o discurso de que é perfeitamente normal que algumas pessoas alcancem o final do ensino médio sem saber expressar suas idéias por meio da escrita. Obviamente, é “perfeitamente norma”, visto que o sistema de repetência foi indevidamente abolido nas escolas públicas.
    É imprescindível que a leitura no Brasil seja estimulada desde a infância e que o sistema de ensino sofra uma revisão. Nossa nação não pode aspirar ao desenvolvimento tendo tão deficiente capital humano

    Gabriela Dalpizzol

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação.