quinta-feira, 9 de abril de 2015

DISSERTAÇÕES DA TURMA 302

Corrupção é um problema da atualidade. Porém é preciso entender que a palavra tem muitos significados, entre eles a troca de pequenos favores, tais como: Cópia e troca de favores entre alunos e professores para realização de atividades e avaliação; troca de favores que implicam vantagem pessoal de qualquer natureza. Aplique isso ao seu cotidiano escolar a partir dos projetos que estão sendo desenvolvidos na escola. 

Publicar na forma de comentário.

ATENÇÃO ALUNOS QUE NÃO APRESENTARAM O TRABALHO NESTE ESPAÇO VIRTUAL, CONFORME COMBINADO. ATÉ QUARTA FEIRA DIA 29/04 O PROFESSOR ESTARÁ RECEBENDO OS TRABALHOS IMPRESSOS PARA CORREÇÃO. POR FAVOR MANTENHAM TODOS OS TRABALHOS SALVOS EM ALGUMA PASTA PARA EVENTUAIS ALTERAÇÕES E CORREÇÕES NECESSÁRIAS.

27 comentários:

  1. Escola de Educação Básica Adelina Régis.
    Aluna:Izabela Alberton Fenili
    Corrupção A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens para o seu próprio interesse. A corrupção evoca as artimanhas, manipulação dolosas, fraude, engano, roubo, suborno, mentira, evasão, desvio de recursos, abuso de poder, falta de ética e de moral. Embora sendo um mal generalizado em nossos dias, a corrupção tem uma longa trajetória no mundo.
    Ao contrário do saber popular, a corrupção não é só política, e nem sempre envolve dinheiro.Em nosso dia a dia a corrupção está muito presente, pequenos atos nos tornam corruptores como por exemplo: furar a fila do lanche, passar "cola" aos colegas, fazer um trabalho em grupo, apenas um faz o trabalho, os demais colocam o nome, mentindo aos professores e aos pais, etc.
    A omissão é, talvez, a forma de corrupção mais vista na nossa sociedade. Omitir-se é deixar de fazer ou dizer algo que deveria, deixando certo problema prosseguir ininterrupto. Deixamos de denunciar tudo o que vemos de errado, deixamos de ajudar aqueles que necessitam da nossa ajuda, deixamos de devolver aquilo que sabemos que não é nosso, e entre outras omissões comuns. "A ausência da ética deixa um vácuo onde se propaga a onda da corrupção"
    Antonio Gomes Lacerda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, o que Você escreveu. Poderia ter escrito mais com suas palavras. Mas está a contento.

      Excluir
  2. katia de Souza Cordeiro

    Corrupção no ambiente escolar

    Corrupção é um problema da atualidade que vem mais acontecendo no meio em que vivemos. Muitas pessoas reclamam do seu dia-a-dia escolar, em termos de alimentação na escola e essas pessoas não sabem conhecer a si próprio, para descobrir que é capaz de mudar isso, Tá ruim? Então faça algo que mude isso faça com que haja mudanças nesses problemas que traga melhoras a você e a quem vive no meio escolar, perceba a importância e os valores que a vida tem.
    Procure investir em conhecer o melhor dos outros, e você vai saber como lidar com tantos problemas em um só lugar. Más a corrupção não ocorre só porquê os alimentos que servem a nós é ruim, más também porque algumas pessoas não têm caráter o suficiente para não furar a fila do lanche, não colar em provas e muito menos fazer trabalhos para os outros ganharem nota a suas custas. Como diz Maquiavel ‘’ O bem justifica os meios’’, então faça o bem não necessitamos viver em um meio onde muitos são corruptos, más sim fazer com que isso mude porque educação, ética moral e caráter vem lá de berço aprendemos com nossos pais a sermos dignos e honestos, más muitos não conhecem o que significa isso, busque fazer sempre as coisas certas e terá uma vida boa e digna.
    Busque seus direitos plante o bem e colha o bem como diz Robert .J. Collier ‘’O sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos diariamente procure não ser um corrupto e ir a desintegração a ética moral, más sim faça esforços para que melhore nosso ambiente escolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem. Dispensa outros comentários, apenas que escreveu em primeira pessoa.

      Excluir
  3. GIOVANA MOREIRA LUPATO


    O fim justifica os meios
    A corrupção é um dos principais assuntos da atualidade, a qual vem, causando um grande desconforto em massa da população. Ela implica, troca de favores, a fim de tirar vantagem em relação a algo ou alguém. É a desintegração da moral, e a putrefação da ética. É um processo quase que imperceptível a primeiro momento. Aristóteles dizia que ‘’A corrupção é uma mudança que vai de algo ao não ser desse algo, e é absoluta quando vai da substância ao não ser da substância, específica, quando vai na direção da especificação oposta’’.
    Ninguém se torna corrupto do dia para a noite, normalmente essa desmoralização vem de casa, por exemplo, quando seus pais te oferecem algo para que faça o que estão pedindo. Seguindo essa linha de pensamento, o mesmo acontece no ambiente escolar ao passar ’’cola ’’ ‘nas provas, fazer o trabalho dos outros, trocas favores entre professores a fim de conseguir nota e etc. Isto tudo para atender unicamente interesses pessoais sobre pessoas que se deixam levar pela corrupção.
    Segundo Maquiavel ‘’ O fim justifica os meios’’. Uma pessoa corrupta não respeita direitos alheios, quer apenas saciar seus desejos. ‘’ Ninguém nasce terrorista, mas sim sem uma filosofia de vida, aos poucos eclode tal criminoso. ‘’ Uma vez instalado, derruba muros, portas e janelas dos valores e inicia-se a desintegração da ética moral. Abaixo a corrupção.

    ResponderExcluir
  4. Corrupção, eis uma praga que acompanha a sociedade e sua jornada desde tempos longínquos. Pessoas que julgam-se poderosas optam por meios sujos para conseguir o que querem, a corrupção é boa para quem a pratica, isto a faz ser tentadora para os Homens, tolos do modo que são. Porém, a sociedade que sofre com esta situação tenta impor nas escolas uma maneira de criar os jovens de hoje, adultos justos de amanhã, claro, na teoria é isto que acontece, mas na prática nem sempre. Hoje em dia chega a ser comum ver professores praticando a corrupção dentro da escola, aquele ser que os alunos vêem como um ídolo, um exemplo, é o primeiro a furar a fila do lanche por estar com fome, por sorte há alunos que contrariam estes atos corruptos dos professores mas é aí que o professor se corrompe mais ainda utilizando seu poder de autoridade para punir o aluno que ousou fazer o que era certo, e assim, aquela jovem criança justa, cala-se ou até pior por puro medo, medo causado por aqueles que a ensinavam a lutar por seus direitos, estes mesmos que a ensinaram a fizeram desacreditar que tinha alguma chance de viver num mundo onde aquele professor saberia que todos ali naquela fila também estavam com fome.
    Como dizia Átila Belens, " Todo dia eu recebo uma tapa na cara da corrupção, mas nada se compara a dor que sinto sobre tanta impunidade ", todo dia a sociedade ao acordar e ir rumo a seus deveres, trabalhos ou estudos, sabem que a corrupção os cerca, vivem todo e cada dia "apanhando" de tal impureza, mas de nada fazem, vivem cada um em seu canto acomodados como se não só tivessem acostumados, mas desejassem que aquilo continue, o pior vem quando algum justo ousa enfrentar tal mal e passa a ser julgado por aqueles que almejam um mundo justo, mas nada fazem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de tudo o que escreveu. Certíssimo e muito bem feito.

      Excluir
  5. Escola de Educação Básica Professora Adelina Regis
    Aluna: Gizele Zubeldia

    A corrupção é um problema da atualidade

    Nos dias atuais, um tema bastante polêmico e discutido com frequência é a corrupção.
    Muitas vezes, a população acha que este é um problema sem solução, mas se pararmos para pensar, a solução pode vir de nossas próprias atitudes. A pergunta que mais fazemos é: O que você tem a ver com a corupção?
    Atualmente, ela é um dos piores problemas que destroem governos pelo mundo, e muitas vezes é encarada como um problema que não tem nada a ver conosco. Todos os dias ouvimos falar nos noticiários sobre novos casos de corrupção descobertos no Brasil. Portanto, a corupção não é só o "roubo de dinheiro público na política", como também surge e se fortalece com pequenas atitudes cotidianas, como: furar a fila do almoço, roubar pequenos objetos, querer se dar bem a custa de outras pessoas sem medir as consequências, enganar as pessoas, e muitas outras coisas.
    Essas pequenas "atitudes" poderão um dia colaborar para que a corrupção cresça desordenadamente, e que hajam cada vez mais pessoas reclamando e protestando contra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você entendeu bem o que foi pedido, poderia ter melhorado com a citação de um pensador sobre o tema.

      Excluir
  6. Escola de Educação Básica Professora Adelina Regis

    Auna: Cristina Bridi

    É um ato desnecessário que as pessoas praticam, para se dar bem nas costas dos outros para obter sucesso, invadindo a privacidade e dando desconforto a outras pessoas.
    Na política podemos citar vários atos de corrupção, como por exemplo, desvio de dinheiro público, retirando o dinheiro da saúde, educação, investindo para seu próprio consumo. O problema da Petrobras, que devido ao erro de corruptos, neste momento a população etá pagando pelo erro de muitas pessoas, e pagando pelo erro de terem acreditado que a pessoa ao chegar no poder poderia os ajudar, mas as pessoas esqueceram que, a avareza, a ganância e a ambição estão dominando o corpo e a alma dos que antes não eram corruptos e que não tinham nada.
    Para que isso mude e o povo brasileiro sinta que tem uma nação para chorar, todos devem ver, todos devem falar, todos devem ouvir e por fim todos devem LUTAR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreveu muito bem. Poucos erros de português, faltou a citação de um pensador sobre o tema.

      Excluir
  7. A ação de corromper pode ser entendida como o resultado de subornar, dando dinheiro ou presentes para alguém em troca de benefícios especiais de interesse próprio. A corrupção é um meio ilegal de se conseguir algo.
    Desvio de comportamento do representante público está, na maioria das vezes, relacionado com esforços de uma pessoa para obter benefícios de forma distinta dos demais cidadãos de sua cidade, estado ou nação.
    A corrupção está presente em todo o lugar, na escola simplesmente, pois muitos furam a fila do almoço, muitos colam dos amigos nas provas, e a corrupção é o maior mal que existe, pois você está tirando vantagem em cima de uma pessoa obter lucro próprio.
    Talvez a solução para este problema seja uma mudança em nossas raízes. Se cada cidadão tomar uma nova posição, priorizando a honestidade, a ética e reprovando as práticas corruptas através de suas ações, com certeza atingiremos essas raízes.
    Desta forma, não seremos mais obrigados a ingerir está fruta podre chamada corrupção.

    “São parasitos os que exploram a sociedade para benefício próprio, os que vivem à custa do Estado sem nada produzir, os que vegetam em lastimosa ociosidade. Tais indivíduos são como células cancerosas que roubam a vitalidade do organismo social”.
    (Immanuel Kant)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem escrito, poucos erros de português. Faltou um link com a citação de Kant.

      Excluir
  8. Camila Zanol

    Corrupção no Brasil
    Vivemos junto a corrupção desde que o Brasil era uma colônia, e ela esta longe de ter um fim, de tempos e tempos ganha força e novos atuantes, quando achamos que ela esta no fim nos encontramos em meio a turbilhões de escândalos públicos. A corrupção afeta diretamente os cidadãos, na medida em que diminuem investimentos na saúde, educação, segurança entre outros direitos essenciais da vida. E o que estamos fazendo para mudar isso? muitas vezes colaboramos para que a corrupção aumente, principalmente em nosso cotidiano, fazemos isso sem nem ao menos nos darmos conta, na escola por exemplo, são pequenos atos que somados um com os outros causam grande impacto em nossas vidas.
    Não precisamos apena de juízes ou policiais competente, necessitamos mudar de atitude e nosso modo de pensar, que de tanto comparar o próximo acaba se esquecendo de si mesmo, de pensar como anda sua conciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreveu bem, apenas fez em primeira pessoa. Faltou a citação de um pensador sobre o tema.

      Excluir
  9. CORRUPÇÃO ESCOLAR

    A corrupção pode ser definida como "abuso de poder". Sergio Fajardo diz que "É hipócrita quem critica a corrupção genérica e em grande escala e pratica a corrupção cotidiana". Todos nós de uma forma ou de outra, prejudicando ou não, acabamos sendo corruptos.
    É na escola que temos os primeiros indícios de corrupção. Tem um ditado que diz: "Quem não cola não sai da escola", copiar de outros alunos nas provas e/ou trabalhos avaliativos, além da "cola", há também os alunos que dependem dos outros, ou os que não fazem nada e acabam ganhando nota nas costas de seu amigo que faz. Apesar de parecer simples e "inocente" esses atos podem anteceder outros, podem ser o princípio de uma má formação adulta. Essas e várias outras atitudes semelhantes mostram a corrupção existente em todas as escolas, envolvendo não só os alunos, mas os professores também.
    A escola deve ser vista como um exemplo para as crianças e adolescentes que frequentam. Mas há muitos problemas a serem resolvidos e erros para serem acertados ainda. Ela deve sim nos preparar para a vida, mas se não acharmos a solução para tudo isso, não conseguiremos formar uma sociedade de caráter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreveu bem dentro do tema. Fez em primeira pessoa e faltou citar um pensador sobre o tema.

      Excluir
  10. Jean Carlos Pereira_A corrupção em nosso país é uma palavra que significa pegar algo que não é seu, ou seja, nôs projetos da escola estão desenvolvendo paródias de músicas que podem ter algo que fale sobre corrupção, isso é uma palavra muito presente em nosso país, pois entre os deputados ou outros que trabalham no congresso nacional, pode haver algum desvio de verbas públicas, que acabam pegando para eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean, você pode, basta querer. Tem ideias boas, basta querer desenvolver.

      Excluir
  11. Aluna: Adrieli Giacomini

    Corrupção na escola
    Corrupção é utilizar o poder que se tem para conseguir vantagens em diversas coisas. A corrupção está presente em países não democráticos e de terceiro mundo. Quem pratica este ato só tem a favorecer a si mesmo sem pensar no outro que está sendo prejudicado.
    A corrupção pode ser feita de várias maneiras e em diversos lugares. Por exemplo nas escolas, os professores ajudam os alunos dando notas praticamente de graça, o “favoritismo” de alguns professores por alunos prejudica aqueles que não tem nada a ver com isso e principalmente o aluno que ganhou a nota, pois no futuro não vai saber nada, pois não aprendeu e passou porque o professor deu nota para ele e o que mais incomoda os alunos é a hora do lanche que o professor por se achar no poder pode furar a fila para pegar o lanche, podem até reclamar mas tem professor que faz de conta que nem ouve o que falam, parece que entra por um ouvido e sai por outro, e pior as tias do lanche verem e não fazem nada, mas, se fosse um aluno que furasse elas já reclamariam e mandariam para o final da fila. Porque que quando é o professor que fura a fila ele não volta lá no final como fazem com os alunos? Só porque eles são professores? Para ser bem franca eu não entendo, os professores que deveriam dar exemplos de como se deve ser ou agir são os primeiros a furar fila. Será que eles nunca pensaram que os alunos também sentem fome? Bom acho que não pois se pensassem não fariam o que fazem. Segundo Sêneca “Quem não tem moral, não tem direitos.” Então, cadê a moral dos professores para fazer isso? Só porque é professor não tem moral nenhuma para fazer isso. Acho que todos são iguais e ninguém tem o direito de furar a fila só porque está com fome, pode ter alguém que está com mais fome que você e não furou fila esperou até a sua vez de pegar o lanche.
    Para melhorar este problema, tem que parar de pensar em si mesmo e pensar mais no próximo, pensar que um ato feito em vantagem a si próprio, vai desfavorecer um outro alguém que talvez precise mais do você e por tua culpa ficou sem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito bem dentro do tema. Faltou a citação de um pensador para sustentar suas afirmações.

      Excluir
  12. Escola: E.E.B Professora Adelina Régis
    Professor: Elcio
    Aluno: Alessandro Hupalo Turma: 302
    Data: 23/04/2015


    Corrupção escolar
    Falar sobre a corrupção é de extrema importância ao desenvolvimento do caráter humano, que as vezes passa despercebido em várias unidades escolares, e esta alimentando cada vez mais a chamada Corrupção escolar.

    Embora, sendo um mal generalizado em nossos dias, a corrupção tem uma longa trajetória no mundo. E por incrível que pareça também, pode ou não estar em nosso principal ambiente de educação, a escola. Os corruptos adultos começaram na infância, ou seja, na escola. Mentindo para o professor, copiando trabalhos, etc... Essas situações parecem ser irrelevantes, de pequeno porte, porem tem poderosas repercussões na vida adulta, pois pode causar danos sérios não só a sociedade mas também como a só próprio, danos que poderiam ser evitados se tratados corretamente durante a infância. Aquele que delata o colega que chegou tarde ou jogou bolinhas de papel, esse é cumprimentado e usado como exemplo ao demais alunos A escola possui condições especiais para melhorar a formação da cidadania, pois é um lugar adaptado para tratar desses eventos, e adaptar os alunos para uma boa convivência na sociedade. O professor de filosofia tem um papel diferenciado e muito importante dentre os demais professores , por poder falar sobre esses tipos de questões dentro da sala de aula, e induzir os alunos, a maneira correta das atitudes, para não causar piores danos mais tarde.

    Concluimos que é necessário sim, dar uma atenção maior ao aluno que tenta levar vantagem sobre seus colegas, pois isso futuramente, se o mesmo ocupar por exemplo um cargo politico, ele fara o mesmo, que na escola, mas dessa vez, as consequências serão muito graves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boas suas considerações. Faltou a frase de um pensador.

      Excluir
  13. Corrupção
    Os Políticos roubam de nos diariamente e por mais que provas sejam apresentadas , e que eles sejam julgados e muitas vezes até condenados nada de mais acontece com eles. Falar da corrupção hoje parece tão fácil, porque infelizmente ela esta escancarada na nossa frente.É certo que quis dizer que a corrupção, no Brasil, não nasceu de geração, ela apenas está mais visível e continua com pouca ou nula condenação. Porque o dinheiro não é devolvido? Por que essas pessoas continuam a se reeleger ? O problema não esta apenas nos candidatos, mas em nós que continuamos a colocá-los no poder. As raízes são históricas e sua origem, colonial como vemos nas aulas de História,então cabe a quem resolver....muitas idéias apareceram, mas não se viu eficácia em nenhuma delas...então vamos ver como estar a nossa historia daqui a 50 anos de governo corrupto.
    Alunos Mariane e Leonardo Nunes 302

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaram bem do tema. Merecia um trabalho para cada aluno. Alguns erros de português e faltou a citação de um pensador.

      Excluir
  14. Escola de Educação Básica Professora Adelina Regis
    Aluna: Tamara Cardozo
    Com tantos casos vindo a conhecimento público não podemos deixar de reparar no descrédito dos brasileiros na política. E um dos principais fatores desse descrédito é a corrupção generalizada, quase endêmica, em todos os ramos das atividades política e econômica brasileiras.
    O que caracteriza uma corrupção brasileira é a falta de punição que vemos por aqui. Já que em outros países do mundo a punição é severa e eficiente, as pessoas ficam com muito mais receio de aplicar golpes sabendo que provavelmente irão para a cadeia. Poderíamos supor que a corrupção do brasileiro vem do famoso geito malandro que tanto atribuem à conduta de nossos conterrâneos. Todos os povos do mundo são corruptíveis. Em condições de liberdade vemos ao longo dos tempos, e a história comprova com fatos, povos inteiros que quebraram regras e leis se tornando corruptos e sendo punidos posteriormente.
    A corrupção não é brasileira, mas sim universal. O que temos é a falta de punição adequada para coagir tais atos e preveni-los. E com esse processo todo de cassações de mandatos esperamos que a corrupção possa diminuir.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação.