quinta-feira, 9 de abril de 2015

DISSERTAÇÕES DA TURMA 307

Corrupção é um problema da atualidade. Porém é preciso entender que a palavra tem muitos significados, entre eles a troca de pequenos favores, tais como: Cópia e troca de favores entre alunos e professores para realização de atividades e avaliação; troca de favores que implicam vantagem pessoal de qualquer natureza. Aplique isso ao seu cotidiano escolar a partir dos projetos que estão sendo desenvolvidos na escola. 

ATENÇÃO ALUNOS QUE NÃO APRESENTARAM O TRABALHO NESTE ESPAÇO VIRTUAL, CONFORME COMBINADO. ATÉ QUARTA FEIRA DIA 29/04 O PROFESSOR ESTARÁ RECEBENDO OS TRABALHOS IMPRESSOS PARA CORREÇÃO. POR FAVOR MANTENHAM TODOS OS TRABALHOS SALVOS EM ALGUMA PASTA PARA EVENTUAIS ALTERAÇÕES E CORREÇÕES NECESSÁRIAS.

22 comentários:

  1. E.E.B. Profª Adelina Régis
    Aluna: Joelle Hianka Rosa Teixeira Turma: 307
    Conforme expressa Bignotto " lá onde a matéria ainda não foi corrompida, os tumutos e outros escândalos não são nocivos, lá onde é corrupta, as boas leis não tem efeito, se não forem induzidas por alguém cuja a força as faça serem observadas, de tal forma que a matéria se torne boa; o que não sei se ja ocorreu". Essa frase mostra que onde a corrupção ainda não atingiu, tem esperança que haja pessoas certas e confiáveis, mas só se tiverem pulso firme e honesto, mas onde ela ja corroeu não há mais como elimina-la, esse é o caso do Brasil.
    O caracteriza a corrupção brasileira é seu jeito malandro de ser e falta de punição, ja que em outros paises do mundo a punição é rígida. Mas também não pode-se esquecer que a origem desse processo corrupto vem de uma época que parece esquecida, a época da Ditadura Militar brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não escreveu muito, mas fez boa ligação entre uma afirmação e outra

      Excluir
  2. E.E.B Profª Adelina Régis
    Aluno: Alexandre Felckilcker Betu
    É inegável que o poder tem a capacidade de transformar as pessoas, e na maioria das vezes, negativamente.
    O uso ilícito do dinheiro público, além de atrasar ainda mais o desenvolvimento do país, contribui para que ele continue sendo um dos ‘’campeões’’ em concentração de renda e desigualdade social. É preciso mudar esse quadro, porém o maior culpado pela corrupção em nosso país é o próprio povo que não sabe escolher os seus representantes, pois enquanto o povo estiver de braços cruzados a corrupção continuará, precisam se reorganizar politicamente para escolher os seus representantes.
    Se questionarmos o que falta para o Brasil tornar-se uma potência mundial, diríamos que a resposta está na política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas afirmações não são ligadas entre si. Está um pouco confusa.

      Excluir
  3. E.E. Básica Professora Adelina Régis.
    Professor: Élcio Alberton.
    Aluna: Viviane Felckilcker.
    Série: 3° ano Turma: 307.


    Corrupção

    Corrupção é o grande problema da sociedade brasileira capitalista. Desde sempre é ensinado visar lucros, pensar em si próprio e não nos outros e isto é passado de geração em geração fazendo com que as pessoas tornem-se corruptas e que isto se torne algo comum. Segundo o filósofo Aristóteles a corrupção existe, mas não é a quantidade de homens governando que diferencia a justiça dos governos, e sim para quem esses homens governam.
    Corrupção é o grande mal da sociedade brasileira, muitas vezes as pessoas são corruptas, mas acabam nem percebendo pois já é algo comum pensar em seu próprio benefício sem olhar se trará malefícios as outras pessoas,pois á gerações isto faz parte da rotina da sociedade brasileira.
    Assim como Aristóteles afirma, o grande problema da corrupção não é a quantidade de governantes, e sim para quem esses homens governam, pois este é o grande mal da sociedade, as pessoas pensarem em seu próprio beneficio sem olhar os malefícios que trará ao restante da sociedade.
    Conclui-se então que o grande problema da sociedade brasileira corrupta é o egoísmo das pessoas, que querem ter sempre mais do que possuem e não enxergam o mal que estão fazendo ao restante da sociedade, pois o que interessa é sempre o próprio beneficio e não o dos outros, pois foi isto que foi ensinado de geração em geração.

    ResponderExcluir
  4. Aluno : Gustavo Carlos Strapazzon


    Corrupção desde o nascimento

    Corrupção desde o nascimento pode ser entendida de varias maneiras , no meu ponto de vista nenhum indivíduo já nasce corrompido , imagino que a culpa da corrupção começa a partir do momento em que os pais começam educar o filho de maneira errada e ainda mais após uma certa idade aonde este começa interagir com a sociedade e percebe que precisa usar trapaças ou fazer o uso de certas ilegalidades para se tornar melhor que o outro , primeiramente na escola, depois no trabalho e as vezes ate na família um indivíduo corrompe-se.Mas por que uma pessoa precisa se corromper? A resposta talvez seja a educação e a dificuldade enfrentada pelos caminhos mais difíceis da vida que infelizmente acabam levando pessoas de bem a fazer o incorreto com o fim de realizar ou obter algo de maneira mais fácil sem tanto esforço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu português precisa ser melhor, sobretudo, pontuação. Mas o texto está ótimo.

      Excluir
  5. Aluna: Crislaine Cristina Melere 307

    Corrupção na escola

    Corrupção está no dia-a-dia de toda a população, educadores e pais de família que promovem entre as criaanças valores e comportamentos que fazem o jogo da corrupção.
    Manda-se fazer um trabalho, os demais colocam o nome, toda a classe sabe quem fez e quem não fez, em geral os pais e professores também. Mas ninguém diz e nem faz nada, somente o futuro aproveitador do trabalho dos outros, para explora, o cínico e o oportunista que a escola está cultivando.
    Quem copia pode receber nota igual e até mais alta do que aquele que fez sozinho e com suas próprias idéias. Ambos aprendem que o próprio esforço não valem nada.
    Nitzsche dizia:
    "Antes continuar tendo dividas do que pagá-las com uma moeda que não traz nossa efigie!
    Pessoas honestas sempre ficarão devendo mas não pelo fato de não ter dinheiro mas sim para poder pagar com seu esforço e não com dinheiro sujo.

    ResponderExcluir
  6. E.E. Básica Professora Adelina Régis.
    Professor: Élcio Alberton.
    Aluna: Karine Silveira
    Série: 3° ano Turma: 307.

    A convivência com os professores novos, nos passa uma insegurança, aplicam algumas chantagens com os alunos, uma delas seria “Boa Noite (Bom dia ou Boa Tarde) pessoal, sou professor de (X Matéria) irei substituir o professor antigo de vocês por um tempo, gosto que me respeitem assim como respeitarei vocês (Nesse momento a chantagem começa) deixarei livre o uso de aparelhos eletrônicos(Celular). Esse seria o método deles deixando a vantagem do uso, mas querem a devida atenção em troca. Seria certo esse tipo de chantagem? É a maneira certa de pedir respeito aos alunos? Ou seria o certo fazer aulas com mais criatividade, algo que nos faça se interessar pelo assunto ou até quem sabe jeitos diferentes de aprendizado de uma forma divertida que não os façam desistir e caírem no sono? Ou será que esse professor ainda não está preparado para lidar com jovens? E se os alunos não cooperassem com o professor apenas tirassem vantagem da forma de ensino dele? Seria o certo também? Segundo uma frase de Nicolau Maquiavel
    ” Um povo Corrompido que atinge a liberdade tem maior dificuldade em mantê-la “.
    Em seu ver seria mais fácil, aplicar a chantagem para ter um retorno dos alunos? Isso seria falta de técnica de professores novos? Ou será que os alunos não sabem aproveitar as chances que tem, para provar que eles sabem respeitar os professores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tocou num assunto do cotidiano muito familiar para acontecer corrupção. Bom trabalho.

      Excluir
  7. Aluna: Josiane Aparecida Lascoski

    Segundo Solone " As leis são como teias de aranha: boas para capturar mosquitos, mas os insetos maiores rompem sua trama e escapam."
    No cotidiano existem muitas formas e corrupção que passam despercebidas dos nossos olhos, como por exemplo aquela vaga para idosos nas agencias de bancos ou em placas quando se vai estacionar, muitos se aproveitam disso, jovens acabam desrespeitando e tomando lugar de idosos nos ônibus para tirar aquele cochilo, outros insistem em colocar crianças enormes de 5,6 anos no colo para furar a fila no caixa preferencial e geralmente ninguém liga para isso, todos acham normal porque no país isso já viro uma rotina do cotidiano, muitos reclamam mas poucos se mexem para mudar algo, outro exemplo que passa despercebido é em relação a quem faz horas extras no trabalho, analisando desta forma parece algo normal, comum que qualquer um que trabalha deve fazer, mas essa também é outra forma de corrupção, ficar mais tempo e ganhar mais dinheiro, tirar vantagem para si mesmo, enfim todos de alguma forma tiramos vantagem para o bem próprio, o pais é tão englobado pela corrupção que todos acham algo normal, acham que porque a presidenta faz todos podem fazer, mas ai depois estão nas ruas protestando e querendo mudar, sendo que fazem a mesma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você usou algumas vezes a primeira pessoa. Não consigo lembrar que é "Solone", tem certeza que esse é o nome? Sua afirmação final: "porque a presidenta faz todos podem fazer", não pode ser feita, quem provou que Ela é corrupta? Precisa cuidar com afirmações sem fundamentação.

      Excluir
  8. E.E. Básica Professora Adelina Régis.
    Professor: Élcio Alberton.
    Aluna: Leticia Taruhn
    Série: 3° ano Turma: 307.

    Presente no dia a dia de toda a população sem excessivos, a corrupção não esta apenas na politica como todos pensam.
    Quem conhece o verdadeiro significado da palavra não usa-a apenas para julgar aos outros, principalmente políticos, mas esta ciente que diariamente comete o ato de corrupção.
    O sentido tão forte que se aplica a esta palavra é pelo fato de que com o passar dos anos as pessoas estão querendo da forma mais suja conseguir o que quer passado por cima de tudo e de todos.
    O filósofo Cícero nos traz a seguinte frase: "A verdade se corrompe tanto com a mentira como cm o silencio" A frase está correta, pois aquele que se cala consente, por isso a verdade não acaba se corrompendo apenas com a mentira, e com isto também é uma forma de ser corrupto, pois a corrupção começa com a mentira...
    Portanto, hoje, a sociedade vive rodeada de corrupção, desde pequenos os pais acabavam corrompendo seus filhos com simples atos como: "Se obedecer hoje vai ganhar seu brinquedo" ou então nas escolas quando se pede emprestada uma caneta a qual não há de ser devolvida. Se com pequenos ganhos as pessoas são corruptas, imagina então com a Petrobrás na mão!

    ResponderExcluir
  9. A corrupção
    Desde muito tempo o Brasil vem sofrendo com a corrupção, mas parece que agora esta sendo tomada medidas que antes não era, como por exemplo investigar políticos corruptos e colocar-los na cadeia.
    Na medida em que os recursos destinados a financiar hospitais, escolas, saneamento básico e outras necessidades são desviados, debaixo de nossos narizes, e não tomamos qualquer atitude, também temos nossa parcela de culpa, por uma simples questão de omissão.
    A corrupção está em todo lugar desde quando á troca de favores, onde um ou mais pessoas saiam prejudicadas, é o que ocorre hoje na politica brasileira.Uma frase do grande filosofo Aristóteles "A politica não deveria ser a arte de dominar, mas sim a arte de fazer justiça.", esse trecho reflete bem o que ocorre, que a politica deve ser usada para o bem da população e não ser a arte de dominar, de enganar as pessoas.
    O quadro pode ser revertido, cada pessoa fazendo sua parte votando em políticos honestos e que tenham propostas com fundamentos que posam ser cumpridos e que o dinheiro publico seja mais bem utilizado.

    Aluno: Gustavo Marafon
    Turma: 307

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem feito seu texto. Poucos erros de português, fez um link interessante entre Aristóteles e a atualidade.

      Excluir


  10. [PROFESSOR ELCIO] Novo comentário em TERCEIROS ANOS NOTURNO - FILOSOFIA - 2015.
    Anônimo Adicionar aos contatos 25/04/2015 Manter esta mensagem na parte superior de sua caixa de entrada
    Para: professor.elcio@hotmail.com
    noreply-comment@blogger.com
    Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "TERCEIROS ANOS NOTURNO - FILOSOFIA - 2015":

    Corrupção

    Analisar e falar sobre um tema presente no mundo em que se vive, é sem dúvida muito fácil. Um problema que afeta diretamente cada cidadão brasileiro. O grande mal do Brasil, a corrupção.
    Com clareza pode-se afirmar que a corrupção faz parte da formação da sociedade brasileira uma educação que vem de berço, onde se aprende a ser corrupto desde pequenos.
    O caos não afeta simplesmente o governo, mas conduz as pessoas a assolar um estilo de vida que não o adequado para se viver. Assim crimes como fraudes, roubos, assassinatos, falcatruas principalmente política, está enraizada na cultura brasileira.
    O pais da impunidade, e como o Brasil e conhecido, o que leva a população a desacreditar no pais, onde corruptos se escondem por traz da constituição brasileira. Como pensa Luiz Fernando Verissimo ´´´Brasil; esse estranho pais de corruptos sem corruptores´´
    A pratica corrupta deve ser banida da educação brasileira, onde deve ser conquistada uma reestruturação nas regras do pais, de forma que atue com igualdade com todas as classes sociais, conquistando a confiança de todos os cidadãos brasileiros. Assim ativando transformações essenciais para educação.

    Aluno: Robson A. Neto
    Turma: 307

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o que escreveu. Fez uma citação interessante, tem alguns errros de português. Mas gostei do que fez.

      Excluir
  11. Nos dias de hoje há muita corrupção, só que é esquecido que todos participam dela, de alguma forma ou outra, isso pode estar nos mínimos detalhes, como roubar a fila de alguém, ultrapassar em lugares proibidos, não respeitar normas ou leis, tirar vantagens nas custas de alguém( como dizia machado de assis )A vaidade e inveja é um princípio de corrupção.
    pois A corrupção é um ato de oferecer algo onde se beneficia uma pessoa podendo prejudicar a outra tirando vantagens do poder que se tem.


    Marli Marques

    ResponderExcluir
  12. Escola de Educação Básica Professora Adelina Regis
    Professor: Elcio Alberton
    Disciplina: Filosofia
    Aluno: Adriano Junior Reolon


    Corrupção

    Corrupção é algo que tem muito a se discutir no Brasil. Por exemplo, a quantidade de dinheiro que é desviada pelos políticos brasileiros, a corrupção que todos nós exercemos mesmo inconsciente.
    Nos dias de hoje, dentro do congresso é desviado muito dinheiro, como o caso do mensalão que gerou muito o que falar. Os políticos desviavam milhões na cara dura e o povo aceitava numa boa.
    Corrupção também está presente na sociedade atual, mesmo de modo inconsciente os seres humanos praticam a corrupção. Um exemplo muito claro, é alunos colando nas provas. Quem cola na verdade está mentido seu conhecimento para o professor e perdendo algo que poderia ajudá-lo.
    Vendo tudo isso segue a frase de um grande pensador chamado Esopo, “Nós enforcamos os ladrõezinhos e indicamos os grandes ladrões para cargos públicos.”
    Inferindo esta frase entende-se que em nosso sistema de política atual, somente os pequenos ladrões que roubam apenas para sobreviver são massacrados pelas policias. E grandes chefes políticos, roubam para sustentar seu luxo e quase nunca são perseguidos.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação.