quinta-feira, 9 de abril de 2015

VEJA O QUE PENSA O MINISTRO DA EDUCAÇÃO SOBRE O ENEM


As escolas brasileiras viveram décadas se preparando para o vestibular, agora o foco está migrando para o Enem. O senhor concorda com o modelo que existe hoje do Enem?
Essas coisas todas sempre podem ser discutidas, alteradas. O Enem trouxe alguns avanços significativos. Serve para ver como foi o ensino médio, para dizer para a sociedade inteira onde o ensino médio está bom ou está ruim. Todos os alunos e suas famílias têm que saber se aquela escola vale a pena ou não. Fora isso, também se criou esse papel de se tornar uma via de acesso à universidade, com grandes êxitos.
Em que pontos o Enem pode ser aprimorado?
Estou falando em tese: você tem todo um instrumento de avaliação que tem que mudar com muita frequência, porque chega uma hora que as pessoas trabalham o instrumento e não a realidade, o Enem se torna o fim em si. Você passa a ter colégio que prepara para Enem, cursinhos focado nisso.
O que acha da ideia do Enem online, defendida por Cid Gomes?
Estamos pensando um caminho para os treineiros (alunos que fazem o Enem apenas para testar).

Em resumo: A função da escola não é preparar para o ENEM, mas preparar para vida, nisto estará também a preparação para o ENEM.

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