quarta-feira, 8 de abril de 2015

DISSERTAÇÃO DA TURMA 204

Conhecer-se a si mesmo e ao mundo que o rodeia é uma condição para ser feliz. Descreva, com base na afirmação de algum filósofo, a importância de conhecer melhor o dia a dia da sua escola, independente da utilidade prática a que ele se destine.

ATENÇÃO ALUNOS QUE NÃO APRESENTARAM O TRABALHO NESTE ESPAÇO VIRTUAL, CONFORME COMBINADO. ATÉ QUARTA FEIRA DIA 29/04 O PROFESSOR ESTARÁ RECEBENDO OS TRABALHOS IMPRESSOS PARA CORREÇÃO. POR FAVOR MANTENHAM TODOS OS TRABALHOS SALVOS EM ALGUMA PASTA PARA EVENTUAIS ALTERAÇÕES E CORREÇÕES NECESSÁRIAS.

23 comentários:

  1. Na sociedade em que vivemos,muitas pessoas reclamam de seu dia a dia e não conhecem a si mesmo,sendo assim não são felizes.Essas pessoas precisam aprender a se conhecer melhor e questionar suas sabedorias,saber a importância e os valores da vida.
    Investindo em autoconhecimento ajuda a poder conhecer melhor os outros para saber a lidar com eles. Por exemplo a citação de Platão "Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida" como o que esta acontecendo na escola Professora Adelina Regis,por falta de comida de qualidade, e mesmo assim as pessoas deixam como esta, sabendo que a saúde das pessoas estão envolvidas.
    É preciso que alguém tome uma iniciativa para que todos os envolvidos coloquem como prioridade a falta de qualidade das refeições na escola,criando grupos manisfestadores para divulgar e ter um resultado para esse problema.

    Pamela Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pâmela muito bem escrito. Vamos trabalhar juntos no projeto "Alimentação Escolar - Mitos e verdades".

      Excluir
  2. Conhecer pelo saber de como as coisas são; Estudar algo dos outros tempos não tem importancia se não for para conhecer realmente , não á um entendimento , um aprendizado , se voce não se interessa por aquilo que ve, ou não quer ver outras coisas no ato de estudar.
    Um aluno vem para a escola apenas por vir, eu diria, que um estudante vem para a escola para aprender , ensinar, compartilhar consigo e com quem está ao seu redor. Vendo a escola com outros olhos , não é apenas porque é obrigado estudar no Ensino Médio Integral que a escola precisa ser vista como algo indevido ou ruim. O dia a dia da escola é mais importante do que passar o dia no computador ou celular, pense, ao vir para a escola, voce encontrará seus amigos e professores. Quando voce está na escola, concentra-se ali, tudo depende de como voce realmente quer ver o dia a dia.
    Independente da utilidade prática a que ela se destina , o individuo simplismente vai interagir.
    O filósofo Emanuel Kant diz que " a minoridade é a incapacidade de pensar por si mesmo". Eu diria, se voce não pensa por si próprio , não tem a concepção de como a escola pode ser proveitavel de várias maneiras, não está conhecendo a si próprio, está impondo limites ao seu pensamento , deixando de aprender.
    Sem a vontade e a atitude limita-se a sua consciencia a incapacidade de aprender e conhecer a si mesmo.



    _ Juliane dos Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Juliane, tem alguns erros de português. Mas está muito bom o seu trabalho.

      Excluir
  3. Conhecer a si mesmo ė fundamental para desenvolver o amor por si mesmo e fortalecer o auto estima. É muito difícil alguem se conhecer interiormente quando a busca está semprevno externo.
    As pessoas buscam cudar da pele,mudar o corte de cabelo, comprar roupas, carros, emagrecer, mas quase sempre esquecem que o caminho deve ser o contrario, de dentro pra fora.
    Carl Gustav disse: " Quem olha pra fora sonha, quem olha pra dentro acorda".
    Devemos sempre olhar pra dentro corrigir nossos erros e seguir em frente.
    Quando se fala em escola cada um de nós trás dentro de si experiencias diversas.
    Pois é na escola que acontece as melhores coisas em nossa vida. Não é so o conhecimento que adquirimoa la , mas sim amizades pois passamos a maior parte do tempo do dia la.
    Como na citação de Aristoteles:
    "A educação tem raizes amargas, mas seus frutos são doces". A escola deve ajudar o aluno nessa fase amarga, para que no futuro seus frutos sejam doces, e sintam orgulho de dizer ja estudei nesta escola.
    Falar de suas qualidades como lanche, limpeza , direção,professores etc...
    Devemos conhecer melhor e tentar melhorar as condições da escola,pois afinal a escola é a segunda casa do estudante.

    PATRICIA LISBOA
    204

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Patricia. Só facilitou ao escrevendo em primeira pessoa.

      Excluir
  4. A importância de se conhecer antes de qualquer coisa é o que vale, por que se você não conhece a si mesmo, as suas atitudes não está sendo realmente aquilo que demonstra ser.
    Na minha opinião se a pessoa não se conhece por inteiro parece que falta algo para se completar diante do mundo. Por exemplo na escola é importante saber como é feita a comida, ou como é dirigida a escola, se é feito de uma forma que não prejudique o aluno ou a imagem.
    Segundo Epicuro que diz que se não conhecermos a si mesmo a gente não é feliz. Por um lado eu concordo com ele, por outro eu acho que o que vale é a intenção da pessoa o jeito que ela se descreve, o seu perfil.
    Devemos ser quem somos, mas antes de questionar alguém ou qualquer coisa temos que nos conhecer por completo, saber quem somos.
    ALUNA: Milene Varela TURMA 204

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena, desculpe meu comentário. Errei ao fazer aquela observação. Seu trabalho está muito bem feito. Você apenas escreveu em primeira pessoa. Está tudo certo.

      Excluir
  5. Hoje vou falar sobre a comida e a sociedade na escola, e como podemos ajudar para melhorar o nosso dia a dia.
    Na escola nos todos temos de conviver pois é aqui onde passamos quase o dia todo, na escola nos aprendemos o que precisamos, mas como em todos os lugares sempre tem problemas e na nossa todos reclamam da comida.
    Reclamar é fácil, mas não tem ninguém que tenta fazer algo para mudar a situação e é por isso que tocamos nesse assunto.
    Como Sócrates tentava ensinar as pessoas a ver com outros olhos o mundo, nos estamos buscando saber por que esta tão ruim a comida como os outros falam.
    Por isso meu grupo e eu estamos debatendo esse assunto junto ao professor para descobrirmos o que podemos fazer para melhorar.
    ALUNO: João Vitor TURMA: 204

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Vitor, quando o professor explica na sala de aula como fazer um trabalho e Vocês ficam fazendo outra coisa e fazem errado, me tiram do sério. Vou corrigir mais tarde seu trabalho, mas saiba que não fez o que o professor pediu e orientou.

      Excluir
    2. João Vitor, desculpa fiz com Você a mesma coisa que fiz com a Milene. A observação acima está errada da minha parte. Já me retratando afirmo que seu trabalho está bem feito, atende as exigências. Seu erro foi escrever em primeira pessoa.

      Excluir
  6. No mundo em que vivemos há diversas coisas que nos rodeiam. As vezes não nos damos conta de quantas vezes deixamos algo que pode nos fazer feliz por um certo tempo, e procuramos algo que pode nos de deixar preocupados. Precisamos conhecer a nós mesmos para poder ser feliz , pois precisamos ter um conhecimento a respeito de nós mesmos, assim teremos alguma conclusão decisiva com um certo conhecimento a nosso respeito assim teremos nossas próprias escolhas que de algum modo estaremos contente. De acordo com o filósofo Sócrates que viveu na década de 399a.C á 469a.C, pensa que " Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os Deuses". Aluna: Gabriele Aparecida Penso- 204/ Data:19/04/2015

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você escreveu bem. Suas frases estão sem ligação uma com a outra e faltou um link com a citação de Sócrates. Escreveu em primeira pessoa. Apesar disso seu trabalho atende ao que foi pedido.

      Excluir
  7. Na sociedade em que vivemos,há diversas coisas que podemos melhorar no dia a dia.As vezes não nos damos conta que deixamos o que gostamos só para satisfazer o gosto dos outros.
    Hoje ao tocar no assunto da escola,como o pensamento de Sócrates,devemos o além do nosso conhecimento,vamos fazer uma melhora na alimentação da escola,muitos alunos reclamam que a comida é ruim,outros estão confusos sobre o assunto,fazer diferença é essencial para sempre irmos buscando melhorias.
    Para concluir com o pensamento de Sócrates,nunca é de mais para obter conhecimento sobre tudo aquilo que nos rodeia,com isso conclui que sempre que pudermos fazer mais sobre nosso conhecimento devemos fazer.

    Leonice Guerreiro

    ResponderExcluir
  8. Conhecer a si mesmo !
    Como já dizia o filosofo Epicuro '' O prazer de fazer o bem, e melhor do que recebe-lô''
    Muitas vezes nós queremos apenas receber receber as coisas feitas , prontas, por que não? e tudo mais fácil. Mas mal percebemos que NÓS mesmos precisamos fazer algum bem para receber algum bem , seja qual for, nada pode vinde mão beijada, pelo menos não que seja honesto.
    Na sociedade de hoje muitas pessoas se esforçam se dedicam e trabalham muito mais que alguns, pra receber até menos no fim do mês, ou rala o mês todo pra que ? pra um bandido qualquer em um dia ganha a quantia de bens que você ganha em um ano ? são muitas pessoas fazendo o bem para os outros, mas invés de receber de novo estão sendo passados para trás, ou até mesmo ignorados. A alimentação escolar pode ser um exemplo disso, pois tem pessoas que querem fazer a comida boa, fazer a merenda de como tem o direto de usufruir, mas tem pessoas por trás disso que só querem RECEBER , mas na hora de fazer , não movem um dedo, e quem perde com isso não e eles, e sim, obviamente nós mesmos .

    Aluno : Douglas Willian Turma : 204

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu erro foi escrever em primeira pessoa. Mas falou de um tema muito atual e interessante.

      Excluir
  9. Na sociedade em que vivemos,há diversas coisas que podemos melhorar no dia a dia.As vezes não nos damos conta que deixamos o que gostamos só para satisfazer o gosto dos outros.
    Hoje ao tocar no assunto da escola,como o pensamento de Sócrates,devemos o além do nosso conhecimento,vamos fazer uma melhora na alimentação da escola,muitos alunos reclamam que a comida é ruim,outros estão confusos sobre o assunto,fazer diferença é essencial para sempre irmos buscando melhorias.
    Para concluir com o pensamento de Sócrates,nunca é de mais para obter conhecimento sobre tudo aquilo que nos rodeia,com isso conclui que sempre que pudermos fazer mais sobre nosso conhecimento devemos fazer.

    Leonice Guerreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu maior erro foi falar em primeira pessoa. Tratou do tema de modo interessante, embora sem citar uma frase de Sócrates falou sobre o pensamento dele.

      Excluir
  10. Na sociedade em que vivemos,há diversas coisas que podemos melhorar no dia a dia.As vezes não nos damos conta que deixamos o que gostamos só para satisfazer o gosto dos outros.
    Hoje ao tocar no assunto da escola,como o pensamento de Sócrates,devemos o além do nosso conhecimento,vamos fazer uma melhora na alimentação da escola,muitos alunos reclamam que a comida é ruim,outros estão confusos sobre o assunto,fazer diferença é essencial para sempre irmos buscando melhorias.
    Para concluir com o pensamento de Sócrates,nunca é de mais para obter conhecimento sobre tudo aquilo que nos rodeia,com isso conclui que sempre que pudermos fazer mais sobre nosso conhecimento devemos fazer

    Leonice Guerreiro

    ResponderExcluir
  11. Bom em pleno século XXI, o que mais se destaca na sociedade é ideias novas e novas formas de agir. Isso começa a partir do momento em que você começa a conhecer se melhor, sabendo quais são seus limites e suas possibilidades. Com isso cada um tem uma ideia e uma forma de viver. Mas uma coisa que preocupa muito é que pessoas usam essas ideias novas para coisa que não trás benefícios para sociedade, porque se trouxessem o Brasil não ia ta nesse caus. Segundo Platão, o espírito humano se encontra temporariamente aprisionado no corpo material, no que ele considera a ‘caverna’ onde o ser se isola da verdadeira realidade, vivendo nas sombras, à espera de um dia entrar em contato concreto com a luz externa, ou seja, que ele veja além. Se nós se conformarmos com o que os outros falam, nos nunca vamos conhecer a si mesmo, mas a partir do momento que usarmos nossas ideias para o que é bom o Brasil vai mudar e nós vamos ser pessoas com mais personalidade.

    David Calebe - 204

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tratou bem do tema. Fez em primeira pessoa. Poderia ter sido mais preciso em relação à corrupção escolar.

      Excluir
  12. De acordo com o pensamento do filósofo Sócrates (469 a.C - 399 a.C), é necessário que conhecemo-nos a nós mesmos, assim como ao universo e aos deuses.
    Já para Epicuro (341 a.C - 270 a.C), o filósofo da amizade, conhecer a sabedoria e conhecer-se a si mesmo, essas são virtudes essenciais para nos tornarmos felizes.
    Esse conceito se aplica, também, ao nosso dia-a-dia, onde cada vez se torna mais necessário compreender a utilidade das coisas que fazem parte da nossa vida, e que nos rodeiam.
    O filósofo Cícero (107 a.C - 44 a.C), afirma que "não basta conquistar a sabedoria, como também é preciso saber usá-la". Como exemplo dessa citação, temos uma pessoa extremamente inteligente, mas que não sabe usufruir dessa inteligência de modo devido, ou seja, de um modo que a beneficie.
    Analisando cada uma das frases ditas pelos filósofos citados, podemos ter uma base de como é preciso, mais do que nunca nos dias de hoje, conhecer-se a si mesmo, e ao mundo em que vivemos, para que isso se torne uma virtude necessária para o nosso auto-conhecimento, e por fim, para a nossa felicidade.


    Aluna: Monalise Lia Zubeldia - 204.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei das suas colocações e do link que fez com os pensadores.

      Excluir

Obrigado por sua participação.